KIANGOLA


I made this widget at MyFlashFetish.com.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

FALANDO COM DIAMONDOG " O DIAMANTE "

Diamondog com Africa Bambataa(um dos criadores do hip hop) em berlim 2007

Pessoal o kiangola premeteu e aqui está finalmente a entrevista feita ao kiangolano diamondog.




KIANGOLA: quem é diamondog ?
DIAMONDOG: Um rapper e cantor ao mesmo tempo, visto que primo pela música e nao simplesmente por um determinado estilo musical
KIANGOLA: Porque diamondog ?
DIAMONDOG:Foi um nome dado por colegas na época em que estudei no Imel, eu gostei do mesmo pelo fato de sintetizar o meu real nome e aquilo que sou.Diamante é uma pedra que vem do carbono (carvao) que cristalizada por um processo natural passa a ter brilho próprio e quanto ao Dog, o dito popular diz que o cachorro é o melhor amigo do homem.
KIANGOLA: fala-me um pouco da tua carreira musical ?
DIAMONDOG:Ok, o comeco de tudo foi no final da decada de 90, era uma época que o Hip Hop estava se desenvolvendo na banda, porem ja exitiam no chamado Undeground rappers que tinha um discurso avassalador e que cativam-nos pela menssagem. Lembro que existiam os chamados meetings e muitas das vezes ia parar em bairros que nunca estive so pelo Hio Hop. Na epoca tinha um programa de radio chamado a era do hip hop que era quase que sagrado ouvi-lo. Tinha o apresentador Moises Luis que sempre trazia novidades internacionais e de quando em vez tocava uns raps nacionais. Ou seja, foi processo paulatino até decidir comecar a escrever e o que escrever. Mas cá estou gracas a Deus e fazendo aquilo que gosto pelo amor a camisa principalmente.
KIANGOLA: Porque o rap e não o semba ou outro estilo totalmente angolano sendo um angolano ?
DIAMONDOG: O rap foi o primeiro estilo que me despertou a paixao pela escrita, artisticamente falando, pela liberdade de composicao e pela critíca que é o veio motriz deste estilo. Porem hoje, nada me impede que cante semba, rebita, kilapanda ou outro estilo musical Angolano, contanto que escreva e cante aquilo que penso. Durante 7 anos morei no Brasil e confesso que aprendi muito musicalmente falando, pois as raizes musicais levadas pelos nossos antepassados no Brasil, sobreviveram e estao patentes e presentes na miscelania musical que é o hoje o Brasil. Um exemplo bem caracteristico desse miscelania musical que originou um casamento perfeito, é o Marcelo D2 que conseguio misturar muito bem o rap e o samba sem perder a cadencia musical de cada estilo.
KIANGOLA: para alem do rap ja se imaginou a cantar um outro estilo musical ?DIAMONDOG:Sim, e já o fiz. Tenho participacoes especiais em estilos como Ragga e Breakbeat -album Arrebite lancado aqui na Alemanha, Rock - juntamente com a banda Brasileira Tianastacia, R&B - juntamente com a cantora Rena Engls e no estilo Alternativo, no album Compadres de Leandro Ferrari.


KIANGOLA: quais sao as tuas influencias musicais ?
DIAMONDOG:Normalmente eu digo que toda boa música é influencia musical pra mim, nao importa o estilo musical. Se for boa musica, com certeza fará parte das minhas influencias. KIANGOLA: residindo no exterior qual é a noção que tem sobre o rap que se faz actualmente em Angola ?
DIAMONDOG:Eu tenho acompanhado a nossa evolucao musical e creio que está no bom caminho, as producoes sao boas e tem gente com muito talento, sem duvidas.
KIANGOLA: nesses ultimos dois anos o rap em angola virou-se muito pra questões de beefs, é um raper de beefs ?
DIAMONDOG:Nao sou nao, respeito os vários estilos dentro do rap como egotrip, party e love songs, mas eu prefiro escrever sobre sociedade e fazer sons de intervencao, para que quem de direito vele pelo povo que ja sofreu bastante e que hoje sofre com uma desiguladade social abismal. Outros temas que abordo, sao a educacao e as varias formas de preconceito.
KIANGOLA: como é ser rapper na Alemanha ?
DIAMONDOG:A Alemanha é um país que ja passou por inumeras dificuladades e ja passou uma guerra na qual tudo foi destruido, assim como o nosso querido país.Mas a Alemanha se reergueu e hoje é referencia de democracia, de respeito ao ser humano e no campo cultural é uma parada necessaria para artistas do mundo inteiro. So para se ter uma ideia, a minha banda é formada por musicos de diferentes países como é o caso do guitarrista que é Suico, o Dj que é Americano e o trompetista que é cubano tem um curriculo vasto, pois ja se apresentou com a cantores como Laurent Hill, UB-40, Marilyn Mason, Buju Banton , Eric Clapton e muitos outros.
KIANGOLA: Os musicos angolanos dizem que não se vive da musica, dirias o mesmo vivendo na alemanha ?
DIAMONDOG:Cá vive-se, porém é necessário ter uma estrutura montada como booking, manager e tudo mais para que as coisas funcionem.

KIANGOLA: tem realizado muitos espectaculos ?
DIAMONDOG:Gracas a Deus sim, estive no comeco do ano em turne por Portugal e Espanha e foi magnifico. Por agora estou em Berlin e realizando concertos por cá.
KIANGOLA: fala-me sobre a sua agenda (concertos)
DIAMONDOG: Caso as pessoas queiram acompanhar sempre que possível é só acessarem o meu site: www.myspace.com/mcdiamondog Aqui vão os proximos concertos:
Aug 17 2008
10:00P
Diamondog and Dj Garrincha at Yaam
Berlin, Berlin
Aug 30 2008
11:00P
Diamondog & Band live at Cafe Burger
Berlin, Berlin
Berlin, Berlin
Oct 16 2008
10:00P
Diamondog & Band live at Cafe Zapata
Berlin, Berlin
KIANGOLA:qual o cantor de rap Angolano que mais admira ?
DIAMONDOG:Kool Klever, MC Kappa e Pai Grande o Poeta.
KIANGOLA: E Americano?
DIAMONDOG:Sao muitos rsrsrs, KRS ONE, Busta Rhymes, The Roots, Commom Sense, A trible called Quest e tantos outros.
KIANGOLA:quais as tuas fontes de inspiração?
DIAMONDOG:O vejo, leio e vivo sobre Angola e sobre o mundo.
KIANGOLA:pensa em voltar pra angola visto que o país já leva 6 anos de paz ?
DIAMONDOG: Com certeza, "havemos de voltar"


KIANGOLA:qual é a tua opinião sobre as eleições em angola marcadas para o dia 6 de setembro ?
DIAMONDOG:É uma oportunidade impar que se apresenta, depois do que ocorreu em 1992. O que realmente espero é que os eleitos trabalhem afincadamente pelo e para o POVO.
KIANGOLA:quais são as tuas perspectivas para o futuro ?
DIAMONDOG:Fazer um mestrado e em antropologia e comunicacao e seguir cantando musicas que ajudem as pessoas a se outorefletir.
KIANGOLA:queres dizer alguma coisa que ainda não disseste ?
DIAMONDOG: Peace and love
KIANGOLA:ultimas considerações ?
DIAMONDOG: Shalon.

1 comentário:

João Paglione disse...

Olá Amigo,

Sou o fotografo que tirou essas fotos do Diamondog em Berlim. Ficaria feliz se vc colocar meus creditos do lado das imagens (c) Joao Paglione.

Sao as fotos com ocolus escuros

obrigado