KIANGOLA


I made this widget at MyFlashFetish.com.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Ultimas " 24 Horas "

Crime
A exclusão social é um factor que potencia o aumento do índice de criminalidade no país, comentou recentemente, em exclusivo à Angop, em Luanda, o bastonário da Ordem dos Advogados de Angola (OAA), Inglês Pinto.

Justiça
O grau de dificuldade na implementação de acordos nos vários ramos da Justiça, assinados com a República da Namíbia, estão desde hoje, quinta-feira, a ser a ser analisados pelos peritos de ambos os países.

CAN2010
O hino do Campeonato Africano das Nações em Futebol, que o país albergará de 10 a 31 de Janeiro de 2010, volta ao estúdio para melhoramentos por orientação do Comissão Ministerial de Monitorização do evento continental, liderado pelo primeiro-ministro de Angola, António Paulo Kassoma.

Media
O Conselheiro da União de Jornalistas Africanos, Ahmed Haggag, defendeu, na cidade do Cairo a criação de uma cadeia de televisão que retrate assuntos de interesse dos países da União Africana e Liga Árabe.

Conselho
O conselho nacional da Ordem dos Advogados de Angola (OAA), reunido na sua primeira sessão ordinária, recomenda a todos os operadores de justiça a actuarem com maior profissionalismo nos estritos marcos legais e ético-deontológicos como garantia da realização da justiça e segurança jurídica dos cidadãos em paz.

Incidente
O embaixador do Brasil em Angola, Afonso Cardoso, disse hoje à imprensa que até ao momento aguarda informações das autoridades do seu país sobre as razões que estiveram na base do repatriamento de 22 angolanos, impedidos de entrar pelos serviços migratórios.

Resultados
O ministro angolano da Defesa, Kundi Paihama, considerou hoje de extremamente positivos os resultados da 11ª reunião de ministros da Defesa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizada em Luanda de 26 a 28 deste mês.

Expansão
O grupo Castle investiu USD 200 milhões na edificação da fábrica de cerveja Nocal, localizada em Bom Jesus, província do Bengo, na perspectiva de expandir a sua actividade no país, informou hoje, em Luanda, o director geral da Companhia União de Cervejas de Angola (CUCA), Bernard Coulais.

Mensagem
O presidente da República, José Eduardo dos Santos, enviou hoje uma mensagem ao seu homólogo sul-africano, Jacobe Zuma.

Deslocação
Uma delegação do Ministério do Urbanismo e Habitação, chefiada pelo titular da pasta, José dos Santos Ferreira, deslocou-se hoje, quinta-feira, a província do Uíge para realizar, de 28 a 29 deste mês, um seminário sobre “Reservas Fundiárias“.

Avaliação
A ministra da Energia, Emanuela Veira Lopes, trabalha desde hoje, quinta-feira, na cidade do Luena, província do Moxico, onde vai, em dois dias, avaliar as necessidades da província no sector que dirige.

Calamidades
Um manual de gestão de calamidades e desastres naturais, dirigido a alunos do ensino básico e médio, está a ser elaborado, em Luanda, por técnicos da Protecção Civil e do Ministério da Educação, no âmbito das estratégias de inserção desta matéria nas escolas ao nível do país.

Futebol
Com as estreias entre os convocados de Kumaca e Mingo Sanda, a Federação Angolana de Futebol (FAF) divulgou oficialmente hoje a lista de jogadores para o encontro particular de 13 de Junho frente à Guiné Conacry.


Polidesporto
O presidente do comité de organização de competições da Confederação Africana de Andebol (CAHB), o angolano Pedro Godinho, apontou hoje, em Luanda, aspectos culturais e fortes ligações à família, como factores impeditivos a projecção e desenvolvimento da mulher desportista do continente.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Bangão " Novo Albúm "

Já sem hipóteses de publicar o novo álbum a 28 de Maio, como pretendia inicialmente, o músico angolano Bangão prometeu quarta-feira passada, em Luanda, tudo fazer para tirar o produto entre Junho e Julho próximos, satisfazendo, deste modo, as solicitações dos fãs que o querem ver de volta às bancas. Em declarações à Angop, o autor de "Fofucho" explicou que atrasos na entrega de alguns temas, por parte de produtores convidados, esteve na base da não edição atempada do trabalho, algo que julga ser possível concretizar em dois meses. "Era para 28 de Maio, mas, devido ao atraso de alguns músicos que não acabaram as suas produções, vamos esperar para Junho. Não vou dar datas concretas, mas garanto que nesse período o disco está aí fora", explicou o artista. Bangão informou que o seu novo CD terá como título "Estou de Volta", e dele participaram perto de 28 músicos, saídos de diferentes bandas musicais do país. Com 16 temas, a obra trará uma variedade rítmica, com particular enfoque para os seus três géneros de eleição: semba, kilapanga e rumba. De igual modo, o músico incluiu o bolero e baladas, numa diversidade melódica que acredita poder agradar os fãs. "Nesse disco, eu vou mudar um pouco, dando mais profundidade à investigação. Fui procurar um pouco do mais fundo da nossa cultura, para trazer um disco mais maduro que o anterior, “Cuidado”, esclareceu Bangão, que se desculpou ao público por não ter conseguido publicar a obra nas duas datas inicialmente prometidas.

Mundial 2010 " Em análise "

O secretário-geral da federação Angolana de Basquetebol (FAB), António Celestino “Tony” Sofrimento, afirmou hoje à Angop que a realização do campeonato do mundo na África do Sul em 2010 constitui oportunidade para contrariar algumas análises subjectivas ligadas ao desenvolvimento do continente e quanto a capacidade de realizar tarefas com elevado grau de complexidade. Para ele, o primeiro evento do género a realizar-se em solo africano servirá de exposição em relação a capacidade dos africanos nas diferentes vertentes da vida, seja no âmbito social, económico e político. O dirigente desportivo, que falava por ocasião do dia de África, assinalado segunda-feira, apontou como vantagens sociais o combate à criminalidade e o aumento de postos de empregos. No plano político, serão dadas provas de que o continente continua num processo onde as liberdades são aceites, enquanto as vantagens económicas passam melhoria nas infra-estruturas. Tony Sofrimento afirmou que os ganhos serão incomensuráveis para todos os estados africanos, mas particularizou o caso do anfitrião do evento (África do Sul) tendo em conta alguns problemas com que ainda se debate a nível da integração social das populações decorrentes do extinto regime do apartheid. “As desigualdades sociais na África do Sul são muito grandes, e agora com a realização deste evento, e com a abertura do país ao mundo nos últimos anos, eu penso que será muito bom para todo o continente”, frisou. O também secretário da FIBA - África para a zona VI referiu que Angola terá responsabilidades acrescidas em todo o processo da organização do evento na terra de Jacob Zuma pela proximidade de ambos os países e porque será o anfitrião do Campeonato Africano das Nações no início de 2010. “A realização do CAN2010 em Angola é algo real que vai ser concretizado e estará na boca e nos olhos do mundo, porque será a antecâmara para o campeonato mundial”, afirmou o também membro da Comissão Técnica da FIBA – África. António Sofrimento referiu que o evento africano a disputar-se de 10 a 31 de Janeiro nas províncias de Luanda, Benguela, Cabinda e Huíla terá dupla vantagem porque as infra-estruturas poderão ser utilizadas pelos mundialistas, fundamentalmente nas localidades com climas similares ao da África do Sul.

Ultimas " 24 horas "

Capacidade
O Governo angolano defende o reforço da capacidade da Comissão da União Africana (UA) em meios materiais, humanos e financeiros, sem contudo transformá-la numa autoridade supra-nacional, declarou o ministro das Relações Exteriores, Assunção dos Anjos.

Desarmamento
A Comissão Nacional de Desarmamento das pessoas ilegalmente portadoras de armas recolheu desde o início do processo de entrega voluntária, em 2008, 55 mil e 754 armas de fogo, 204 mil e 270 munições e 15 mil e 781 explosivos, informou o segundo comandante da Polícia Nacional, Paulo de Almeida.

Dia de África
O presidente da Comissão da União Africana (UA), Jean Ping, realçou a iniciativa de Angola acolher as celebrações centrais do Dia de África, indicando que o gesto marca uma nova era na história da organização.

Emprego
O vice- ministro das Obras Públicas, Joanes André, afirmou que mais de 200 mil pessoas encontram-se empregadas em empresas envolvidas no processo de reconstrução e reabilitação das infra-estruturas em Angola.

Crise Financeira
A crise financeira mundial teve impacto na economia angolana pelo facto de o preço do petróleo, principal produto de exportação, ter baixado de 145 para 40 dólares norte-americanos, declarou o representante do Banco Mundial em Angola.

Divulgação
O presidente da Comissão da União Africana (UA), Jean Ping, defendeu, em Luanda, a necessidade da divulgação, em universidades do continente africano, da experiência de Angola em termos de promoção da paz e reconciliação nacional.

Satisfação
O ministro das Relações Exteriores, Assunção dos Anjos, manifestou-se satisfeito com os resultados do Colóquio sobre “Paz, Reconciliação e Reconstrução no Continente Africano”, indicando que o balanço é positivo porque foram cumpridos os objectivos que motivaram a realização do evento e ultrapassadas as expectativas.

Girabola
Um golo de Buá, aos sete minutos, foi suficiente para o Santos FC vencer, no Estádio Municipal dos Coqueiros, em Luanda, o Interclube, em partida da 13ª e última jornada da primeira volta do Campeonato Nacional de futebol da I divisão, Girabola.