KIANGOLA


I made this widget at MyFlashFetish.com.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Basquetebol " Novo Treinador "

O seleccionador nacional sénior masculino de basquetebol será apresentado hoje, às 18 horas, em conferência de imprensa, na sede da Federação Angolana da modalidade (FAB), apurou a Angop de fonte federativa.
De acordo com a fonte, além do técnico estarão presentes os dois adjuntos.
O treinador, a ser anunciado, vai defender o título africano na 25ª edição da Taça de África das Nações (Afrobasket2009) a ter lugar na Líbia de 05 a 15 de Agosto.
Na edição anterior, disputada em 2007 em Angola, a selecção nacional conquistou o IX título continental. Na ocasião, Alberto de Carvalho "Ginguba" era o seleccionador.

Basquetebol " 79 anos "

O basquetebol angolano, modalidade cheia de sucessos além fronteiras, celebra ontem 79 anos de existência, desde que no longínquo ano de 1930 foi lançada a primeira bola ao ar no país.

Ainda sob o jugo colonial, o país, mais precisamente Luanda, viu nascer de um recinto areal (para a prática de futebol) a modalidade que viria a ser um dos seus principais “símbolos” de expressão e reconhecimento no contexto das nações.

Reza a história que a introdução desta modalidade no mosaico desportivo nacional em que o atletismo, remo, futebol e a vela já se faziam sentir se deveu a Pina Cabral, oficial do exército português e professor de educação física do Liceu Salvador Correia, em comissão de serviço no então território ultramarino de Angola.

Dados disponíveis na Federação Angolana de Basquetebol (FAB) atestam ser este professor que em 18 de Maio de 1930 organizou, no Stadium do Ferrovia Atlético Clube, a primeira partida de basquetebol no país entre as equipas do Sporting Clube de Luanda e a Associação Académica do Liceu Central Salvador Correia, a qual registou o "placard" de 8-5, favorável aos “leoninos”.

O jogo inseriu-se nas comemorações do 10º aniversário dos sportinguistas e cada cesto contou apenas um ponto.

No entanto, referem ainda os registos, o importante passo de Pina Cabral não foi suficientemente largo para lançar definitivamente a modalidade, uma vez que após a partida entre “leoninos” e “estudantes” só se voltaria a jogar basquetebol no território nacional passados seis meses. A resistência dos clubes em abrir as portas à “bola ao cesto” era grande.

Na altura, quase ninguém queria ceder à tentação do basquetebol, pois existiam somente três equipas (as duas a cima citadas e o Clube Atlético de Luanda), até que dois anos mais tarde (1932) aderia a modalidade o Sport Lisboa e Luanda (que posteriormente veio a designar-se Sport Luanda e Benfica).

De acordo com os dados, só em finais da década de 1950 é que esse desporto se afirmou no então território ultramarino de Angola, com o início de disputa de campeonatos regulares, tanto a nível distrital (agora provincial) quanto provincial (hoje nacional), ganhando uma vitalidade tal que em 1969 o Benfica de Luanda sagrou-se campeão metropolitano, o mesmo que dizer campeonato de Portugal. Foi a partir de 1963 que o campeonato português passou a integrar os campeões dos territórios coloniais de Angola e de Moçambique.

Quando Pina Cabral lançou as primeiras "sementes à terra", jamais se imaginou que décadas depois Angola seria elevada à condição de principal referência do basquetebol africano (nove títulos continentais) e 12ª do ranking mundial, com presença regular em jogos olímpicos e mundiais desde 1986, quando se estreou no Mundial de Espanha.

No âmbito da efeméride, a Federação Angolana de Basquetebol (FAB) tem agendada uma série de actividades, com realce para um torneio internacional feminino na província da Huíla, em que participarão, além da selecção anfitriã, as formações de Portugal, África do Sul e República Democrática do Congo (RDC).

A prova está prevista para o período compreendido entre os dias 20 e 22.

Ultimas " 24 horas "

Audiência
O presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, em Luanda, com um grupo de 14 embaixadores de países africanos acreditados em Angola, com os quais tratou assuntos ligados à integração do continente.

Esclarecimento
O Governo vai investir 500 milhões de kwanzas em programas de massificação de modalidades desportivas e de promoção e apoio ao desporto de alto rendimento, contrariamente ao um bilião oitocentos e oitenta e quatro milhões trezentos e trinta e quatro mil e cento e cinquenta kwanzas noticiados na semana finda pela imprensa.

Protecção
O ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, garantiu que a instituição que dirige vai gizar e estabelecer políticas coerentes para proteger as crianças e adolescentes dos perigos e ameaças postas nos espaços virtuais.

Comunicações
Pelo menos sete milhões e 500 mil cidadãos residentes em Angola são utilizadores de telemóvel e aproximadamente 200 mil são usuários de telefones fixo, informou à Angop o director do Instituto Nacional das Comunicações, Domingos Pedro António.

Saúde
Os ministros da Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa assinaram, em Estoril Portugal, o plano estratégico de cooperação no domínio da saúde, que deve ser implementado entre 2009-2012.

Família
A ministra da Família e Promoção da Mulher, Genoveva da Conceição Lino, cumpre um programa de trabalho de ajuda e controlo às estruturas do sector, que inclui contactos com as autoridades e as comunidades locais para falar de assuntos ligados a mulher e a família no geral.

OPEP
O presidente da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), Botelho de Vasconcelos, considerou que a deliberação da conferência dos ministros de petróleo da OPEP, em Oran (Argélia), realizada em Dezembro de 2008, tem sido eficaz, ajudando a reduzir consideravelmente o desequilíbrio que existia entre a procura e a oferta no mercado do crude.

Visita
Deputados da 7ª Comissão da Assembleia Nacional visitaram o Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), tendo abordado com a direcção questões inerentes aos problemas laborais da instituição e dos pensionistas.