KIANGOLA


I made this widget at MyFlashFetish.com.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Angola " Bioetanol "

Com a existência da comissão nacional multisectorial, integrando os ministérios dos Petróleos (coordenador), da Indústria, do Planeamento, das Finanças e de Ciências e Tecnologia, e a Secretária de Estado de Energias e Águas e a Empresa Sonangol, Angola prepara-se para, nos próximos tempos, produzir o bioetanol, com base no fomento do cultivo de cana de açucar.
De acordo com a deputada Emília Carlota Celestino Dias, que falava hoje quarta-feira em entrevista à Angop, à margem dos trabalhos da Conferência Internacional sobre Biocombustíveis, que decorre na cidade brasileira de de São Paulo, a comissão nacional estará a criar condições para o arranque do processo de produção da cana-de-açucar e do bioetanol no país,o que deverá passar, necessariamente, pela existência de uma legislação afim.
Para a deputada Emília Celestino Dias, que ocupa o cargo de segunda secretária da Assembleia Nacional, "ao elaborar-se a lei sobre os biocombustíveis, dever-se-á ter como base a observância dos princípios orientadores nomeadamente as "leis base do ambiente tais como a lei nº 5/98 de 19 de Junho e a lei nº 9/04 de 9 de Novembro, assim como a resolução nº 15/03 de 22 de Julho, sobre a estratégia de combate à pobreza.
O processo do cultivo de cana de açúcar terá como objectivo central assegurar a integração económica das famílias camponesas, mediante a produção de matérias-primas capazes de atender parte das necessidades energéticas nacionais, a partir do bioetanol, e, simultâneamente, preservar o meio ambiente.
Entre os benefícios apontados com a produção de biocombustíveis, desta-se a possibilidade da oferta de milhares de empregos directos à população, a redução de gases que danificam o meio ambiente, o aumento das áreas cultiváveis, para além da cana-de- açúcar constituir uma fonte renovável de energia natural, ao contrário de energias fósseis.
"O parlamento angolano, considerando os benefícios apontados na produção dos biocombustíveis, desde que respeite os princípios orientadores e salvaguarde os interesses nacionais é de opinião favarável", disse a deputada Emília Carlota Celestino Dias.
A conferência, aberta segunda-feira, prossegue hoje com debates sobre os temas "Os biocombustíveis e a Inovação", "Pesquisas e Desenvolvimento" e "Oportunidades para a Ciência e Tecnologia". Nas sessões de terça-feira, os especialistas dissertaram sobre os "Biocombustíveis e Mudança de Clima, Emissões de Gases e o Efeito Estufa, a Mudança do Uso da Terra e Ciclo de Vida de cada Tipo Combustível".

Partidos Politicos " Extinção "

Os partidos políticos que obtiveram menos de 0,5 porcento dos votos válidos nas eleições legislativas de 05 de Setembro último poderão ser declarados extintos proximamente, conforme estabelece a Lei Eleitoral, revelou quarta-feira, em conferência de imprensa, o procurador geral da República, João Maria de Sousa.
Segundo o magistrado, o Ministério Público deu entrada terça-feira, no Cartório do Tribunal Constitucional (TC), o requerimento formal para apreciação do dossier, que abrange 22 formações, cinco das quais concorreram isoladamente e as restante em diferentes coligações.
Da lista constam os partidos Liberal Democrático (PLD), de Apoio Democrático e Progresso de Angola (PADEPA), da Aliança, Juventude, Operária e Camponesa de Angola (PAJOCA) e Renovador Democrático (PRD) e a Frente para a Democracia (FPD), aspirantes no pleito na condição de singulares.
No que a coligações se refere, está visado o Fórum Fraternal Angolano (FOFAC), constituído pelos partidos Angolano Conservador do Povo (PACOPO), Democrático dos Trabalhadores (PDT) e Juvenil da Social Democracia (PRESA/PJSD), assim como a Frente Nacional de Desenvolvimento Democrático de Angola (FNDDA).
A lista inscreve também os partidos da Unificação Democrática de Angola (UDA), Angolano Liberal (PAL), Movimento de Defesa dos Interesses dos Angolanos-Partido da Consciência nacional (MDIA/ PCN), Nacional Ecológico de Angola (PNEA) e a Convenção Nacional Democrática de Angola (CNDA), aliados na Angola Democrática (AD-Coligação).
Completam o leque os partidos Aliança Nacional Democrática (AND), Democrático Unificado de Angola(PDUA), Nacional Independente de Angola (PNIA), Angolano para Unidade Democracia e Progresso (PAUDP), de Convenção Democrática e Progresso (PCDP), a União Nacional Democrática (USD), da Comunidade Socialista de Angola (PCSA), o Movimento Democrático de Angola (MDA) e o Centro Democrático Social (CDS), concorrentes pela coligação Plataforma Política Eleitoral (PPE).
Na oportunidade, o procurador geral da República explicou que a extinção de qualquer força política que não atinge 0,5 porcento dos votos validados só pode ocorrer por via judicial, posto que "qualquer outra modalidade será apenas uma manobra".
João Maria de Sousa alertou que as decisões a pronunciar sobre a matéria, pelo Tribunal Constitucional, não serão passíveis de recurso, assegurando que os líderes e membros das organizações em questão, em princípio, serão livres de constituir novos partidos, com siglas diferentes.
De acordo com a Lei vigente, todas as formações políticas que não alcancem o mínimo de 0,5 por cento dos votos válidamente expresso nas eleições legislativas são extintas, para cuja execução deve requerer a Procuradoria Geral da República, o Presidente daAssembleia Nacional ou qualquer Partido Político, legalmente constituído.
Em entrevista recente à Angop, o presidente do Tribunal Constitucional ressaltara a inerência das citadas entidades requererem a aplicação do plasmado, pois a sua aplicabilidade "não é automática", em conformidade com o disposto.
Na oportunidade ressaltara a condição em que se encontravam as 22 agremiações políticas agora visadas, além de algumas iniciativas da Procuradoria Geral da República que, ao pedir informações sobre os partidos participantes no pretérito pleito eleitoral e os resultados obtidos, indiciava intenção em mover acções concorrentes à aplicação da legislação em vigor.
O juiz Rui Ferreira explicara que a extinção de qualquer partido político significa o encerrar a sua actividade, no entanto, não determina "qualquer restrição à capacidade de gozo de direitos políticos dos antigos dirigentes e, ou, dos seus membros, podendo estes surgirem integrados em outros projectos partidários.

Selecção " Empate a Zero "

A Selecção Nacional de Futebol sénior masculino empatou sem golos com a sua similar da Venezuela, na madrugada de hoje, quinta-feira, em jogo amistoso decorrido no estádio de La Carolina, em Barinas.
Disputado debaixo de chuva, o encontro serviu de preparação aos venezuelanos, tendo em vista a campanha de apuramento ao Mundial da África do Sul, em 2010, enquanto os angolanos aproveitaram a última data FIFA do ano para projectarem o Campeonato Africano das Nações, que Angola acolhe no mesmo ano.
Marco Airosa, lateral direito da Selecção Nacional, foi expulso no período de compensação, por acumulação de cartões amarelos.
Os "Palancas Negras" disputaram esse histórico jogo sem três das suas principais unidades: o extremo-direito Zé Kalanga, do Dínamo de Bucareste da Roménia, por lesão, e de Flávio e Gilberto, dispensados devido a um jogo decisivo do seu clube, o Al Ahly do Egipto, para o campeonato local, marcado para o próximo fim-de-semana.

Ultimas " 24 horas "

Intenção
Com a existência da comissão nacional multisectorial, integrando os ministérios dos Petróleos (coordenador), da Indústria, do Planeamento, das Finanças e de Ciências e Tecnologia, e a Secretária de Estado de Energias e Águas e a Empresa Sonangol, Angola prepara-se para, nos próximos tempos, produzir o bioetanol, com base no fomento do cultivo de cana de açucar.

Atribuição
A 53ª edição da corrida São Silvestre já tem verba atribuída pelo Ministério da Juventude e Desportos e que se encontra na Federação Angolana de Atletismo.

Proposta
O deputado à Assembleia Nacional Gustavo da Conceição defendeu a necessidade de um maior investimento nos escalões de formação e a profissionalização do desporto como factores preponderantes ao seu sólido desenvolvimento no país.

Cimeira
Uma delegação chefiada pelo embaixador na Côte d’Ivoire, Gilberto Buta Lutucuta, e pelo vice-ministro dos Petróleos, José Gualter Remédios Inocêncio, participa, em Yamoussoukro, na Primeira Cimeira das Minas e da Energia da África de Oeste.

Formação
Habuba Soleiman, um dos três membros da comissão de inspecção da Confederação Africana de Futebol (CAF), vai administrar um seminário, no Centro de Imprensa Aníbal de Melo, aos efectivos do comité organizador do CAN.

Fórum
Angola vai participar no quarto Fórum sobre Estratégia de Gestão Integrada de Recursos Hídricos das organizações ambientais e da sociedade civil da Comunidade de Desenvolvimento dos Países da África Austral (SADC), a decorrer em Lilongwe, capital da República do Malawi, de 25 a 27 deste mês.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Angola venezuela " Partida Inedita "

A partida inédita entre as selecções nacionais de Angola e da Venezuela disputa-se hoje na cidade venezuelana de Barinas, a partir das 20 horas locais (1:30 no país), em jogo amistoso referente a última data FIFA.
O combinado nacional desembarcou terça-feira no período vespertino em Caracas, capital da Venezuela, proveniente de Lisboa (Portugal), para um jogo que marcará o início da preparação visando a Taça das Nações que Angola vai organizar em 2010.
Para este primeiro desafio na história futebolística de ambos os países, os Palancas Negras” não contarão com o extremo-direito Zé Kalanga, do Dínamo de Bucareste da Roménia, por lesão, e de Flávio e Gilberto, que domingo ajudaram o Al Ahly do Egipto a vencer a Liga dos Clubes Campeões de África.
Constituição do grupo liderado por Mabi de Almeida: Lamá, Yamba Asha, Nelo, Santana, Jamuana, Love, Locó, Amaro, Capoco, Jamba, Job, Minguito, Mateus Galiano, Marco Airosa, Caly, Dedé, André Macanga, Manucho e Djalma.

Intercambio" Angola Brasil "

Obras literárias e musicais de angolanos estarão em exposição, a partir do dia 20 deste mês, no Estado da Bahia, no Brasil, no âmbito da Semana da Consciência Negra, avançou hoje, terça-feira, em Luanda, a escritora Isabel Ferreira. Isabel Ferreira, responsável pela ida ao Brasil do material cultural angolano, adiantou que a participação de Angola neste evento, de 15 dias, surge a convite da Fundação Pedro Calmom. O certame terá obras dos escritores Conceição Cristóvão, Celestina Fernandes, António Gonçalves, Kangimbo Ananas, Jacinto de Lemos, e dos músicos Matias Damásio, Maya Cool, grupo Kalibrados, entre outros. Para a concretização desta iniciativa, de acordo com ela, a LS Produções disponibilizou-se para colocar à disposição discos e livros, sem, no entanto, especificar a quantidade. Isabel Ferreira acrescentou que a participação neste evento, em que procederá igualmente ao lançamento do seu mais recente título "O guardador de Memórias", visa promover ainda mais a cultura angolana e reforçar o intercâmbio entre angolanos e brasileiros. O Dia da Consciência Negra é celebrado a 20 de Novembro no Brasil e é dedicado a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro a escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594). Algumas entidades, como o Movimento Negro (o maior do género no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da sua inferiorização perante a sociedade. Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra. O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado os seus eventos nos últimos anos. A semana dentro da qual está o dia 20 de Novembro também recebe o nome de Semana da Consciência Negra.

Cruz e Silva " Fluxos Culturais "

A ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, afirmou terça-feira, em Luanda, que as consequências dos fluxos culturais emitidos pelos países desenvolvidos impõe aos intervenientes da cultura o estudo aprofundado desta dinâmica por forma a responder as exigências da globalização. Rosa Cruz e Silva fez este pronunciamento quando procedia à abertura do seminário sobre “Gestão e Administração das Indústrias Culturais e Instruções Culturais”, na Liga Africana de Apoio e Solidariedade com os Povos (LAASP). Segundo a ministra, os contextos em que se age devem levar a que, cada vez mais, quer os funcionários públicos, agentes económicos da cultura, quer os jornalistas estejam dotados do estudo e das ferramentas necessárias para serem indivíduos activos no processo de globalização. “Pensamos que toda a atenção é pouca no sentido de se desenvolverem acções formativas regulares dos técnicos e funcionários, de gestores e empresários culturais e dos demais agentes por forma que possam responder aos desafios da actualidade, quer no plano nacional, quer no internacional”, referiu. Rosa Cruz e Silva informou que o seminário iniciado hoje contempla um conteúdo programático essencial no domínio da gestão e administração cultural em que os seus participantes vão poder dotar-se de preciosos conhecimentos para a sua actividade quotidiana. Os inscritos neste seminário que termina quarta-feira, indicou a ministra, poderão obter capacidades relativas à elaboração de projectos culturais, da gestão de instituições culturais, da legislação cultural bem como aperceber-se do enquadramento da suas acções no contexto da execução da política cultural angolana. São prelectores do seminário, promovido pelo Ministério da Cultura e destinado a agentes culturais, criadores e jornalistas, o economista e director-geral do Instituto Nacional do Livro e do Disco (INALD), António Fonseca, o Director Nacional dos Direitos de Autor e Conexos, Pinto Baptista. Fazem ainda parte como prelectores os directores dos gabinetes Jurídico e do Estudo, Planeamento e Estatística do Mincult, Aguinaldo Cristóvão e Afonso Valentim, respectivamente.

Ultimas " 24 horas "

Contribuições
Associações de economistas, industriais, mulheres empresárias e sindicatos apresentaram, em Luanda, a V Comissão de Economia e Finanças da Assembleia Nacional, contribuições e sugestões ao Plano Nacional e Orçamento Geral do Estado (OGE) para o ano 2009.

Intenção
A República do Vietname tenciona durante o próximo ano alargar a cooperação nos domínios da indústria, comércio, investimento e agricultura.

Destaque
O ministro do Urbanismo e Habitação, Sita José, destacou a necessidade de uma acção global e concertada entre as instituições públicas na urbanização das cidades angolanas.

Contributo
O ministro angolano da Agricultura, Afonso Pedro Canga, disse, em Gaberone, Botswana, que Angola tem dado o seu maior contributo para garantir a segurança alimentar da região Austral do continente africano, no âmbito da Comunidade de Desenvolvimento da Africa Austral.

Convênio
O Tribunal de Contas de Angola assinou dois convénios de cooperação técnica com a instituição congénere do Estado de Santa Catarina (Brasil) e o Instituto Brasileiro "Rui Barbosa".

Conferência
O presidente do Tribunal Constitucional (TC) de Angola, Rui Ferreira, viajou para a cidade de Brasília, Brasil, onde vai participar numa conferência preparatória para a institucionalização da organização dos Tribunais Constitucionais dos Estados membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Reclamações
A Provedoria de Justiça recebe diariamente entre 20 a 25 reclamações de cidadãos, revelou à Angop, em Luanda, o consultor de imprensa, Manuel Bartolomeu da Costa.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Lilas " Noyas Sagradas "

O músico angolano Puto Lilas tem desde ontem, domingo, no mercado discográfico nacional, o disco "Noyas Sagradas", lançado no cine Atlântico, em Luanda.
"Noyas Sagradas", de acordo com o artista, é um disco que tem muito a ver com Deus, pois o cantor diz contar com a bênção divina.
"É um disco que tem muito a ver com o Senhor e que vem para mostrar ao público o que tenho produzido ao longo da minha carreira", disse em entrevista à Angop.
Produzido à base de kuduro, semba, tarraxinha, kilapanga, traz mensagens de amor, paz e fraternidade entre os angolanos.
Sem avançar números quanto às cópias produzidas, Puto Lilas adiantou que a sua intenção é espalhar a sua música por todo o mercado nacional.
O disco contou com as participações de Cristo, Família Lilas e Ricardo

Kalibrados " Cartas na Mesa "

O grupo hip-hop angolano Kalibrados comercializou até às 18:00 de ontem (domingo), na portaria do Cine Atlântico, em Luanda, 14 mil cópias do seu novo álbum, indicam dados oficiais fornecidos pela produção do quarteto.
Falando à Angop, num breve balanço sobre a primeira sessão de venda e assinatura de autógrafos de "Cartas na Mesa", segundo CD do grupo, a responsável pela promoção e marketing do disco, Karina Barbosa, disse terem restado apenas mil, das 15 mil unidades levadas àquela portaria.
Esses exemplares, informou, podem ser igualmente vendidos esta noite num dos restaurantes da Ilha de Luanda, onde os Kalibrados contam marcar presença para dar seguimento à sessão de assinatura de autógrafos iniciada às 7:30, no Atlântico. As restantes 10 mil unidades do produto, que não foram levadas àquele cine, serão encaminhadas às casas de disco de Luanda e às demais províncias do país, disse.
Por outro lado, Karina Barbosa anunciou a realização de um show de apresentação do CD à imprensa e patrocinadores, marcada para 26 deste mês, na Casa 70, em Luanda.
Com 15 músicas, o álbum gravado em Luanda entre 2007 e 2008 foi misturado nos estúdios Ground Zero, em Portugal, tendo sido masterizado em Paris, França.
Produzido à base do rap e soul music, "Cartas na Mesa" é já considerado um êxito, a julgar pelo sucesso alcançado pelo single "Bambribam" nas rádios e discotecas.
O disco conta com as participações de Virgul, Edmásia, Anselmo Ralph, Nacobeta, MC Bolingo, Lawilca, Dino, Nelson Freitas, Nice G e Kanda.
O grupo, constituído por quatro pessoas, tem no mercado, desde 2005, o disco "Negócio Fechado", com 14 faixas musicais.


O grupo Kalibrados tem disponível para o mercado musical angolano 25 mil cópias do seu mais recente disco "Cartas na Mesa", segundo informou domingo, em Luanda, a responsável pela promoção e marketing, Karina Barbosa.
Segundo ela, em declarações à Angop, para a sessão do Cine Atlântico, em Luanda, a produção levou 15 mil cópias, que pela procura dos fãs podem serem comercializadas durante o dia de hoje.
A fonte acresceu que as outras 10 mil cópias serão canalizadas às casas de disco da capital angolana, bem como às demais províncias do país.
"Como o grupo tem fãs em todo país, então decidiu-se reservar também alguma coisa para eles. Podem esperar que tão logo estejam reunidas as condições, o grupo realizará deslocações a todo país", disse Karina Barbosa.
Além da digressão às províncias, a entrevistada da Angop avançou ainda que o grupo tem marcado para o dia 26 deste mês, na Casa70, em Luanda, uma sessão oficial com a imprensa e patrocinadores.
Com 15 músicas, o álbum gravado nos estúdios da Mille Mambos, em Luanda, entre 2007 e 2008, foi misturado nos estúdios Ground Zero em Portugal, por Beat Laden, e masterizado em Paris, França, por Ercick Xavet nos estúdios Master Disk Europe.
Produzido à base do rap, soul music, "Cartas na Mesa" é já um êxito, tendo em conta o sucesso alcançado pelo single "Bambribam" nas rádios e discotecas.
Do 1º para o 2º álbum de originais é visível um crescimento e amadurecimento do grupo nos mais variados aspectos artísticos como conteúdo lírico, sonoridade, com fusões entre os ritmos quentes africanos e a música clássica.
O disco conta com as participações de Virgul, Edmásia, Anselmo Ralph, Nacobeta, MC Bolingo, Lawilca, Dino, Nelson Freitas, Nice G e Kanda.
O grupo, constituído por quatro pessoas, tem no mercado, desde 2005, o disco "Negócio Fechado", com 14 faixas musicais.

Ultimas " 24 horas "

Gala
O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, assistiu, na Casa 70, em Luanda, a gala de homenagem às mulheres angolanas que mais se destacaram no corrente ano, a “Divas Angola 2008”.

Visita
O comandante das Forças Navais dos EUA em África e Europa, almirante Mark Fitzgerald, chegou ao país para, durante dois dias, tratar do reforço das relações bilaterais e discutir a cooperação militar entre os dois Estados.

Homenagem
A Organização de Desenvolvimento dos Estudantes Angolanos da África do Sul (ODESA), homenageou o Embaixador Miguel Gaspar Fernandes pelo apoio que tem prestado em prol da comunidade angolana residente neste país.

Petróleos
O ministro angolano dos Petróleos, Botelho de Vasconcelos, participará de 20 a 21 deste mês numa Conferência Internacional de Biocombustíveis a ter lugar na cidade de São Paulo (Brasil), sob o lema "Os Biocombustíveis como Vector do Desenvolvimento Sustentável".

Processo
Processo algum de extinção de partidos políticos que obtiveram menos de 0,5 porcento dos votos nas eleições legislativas de 5 de Setembro, corre trâmite no Tribunal Constitucional.

Reunião
A reunião extraordinária dos ministros da Educação e Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), de que Angola é membro, encerrou no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, Portugal.