KIANGOLA


I made this widget at MyFlashFetish.com.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Petro " 12ª Supertaça "

A equipa sénior feminina de andebol do Petro de Luanda conquistou terça-feira, em Cotonou, no Benin, a edição 2009 da Supertaça africana "Babacar Fall", ao vencer na final o TKC dos Camarões, por 33-26. A partida, disputada no pavilhão L’amitié, registava ao intervalo o resultado de 17-10 favorável a equipa angolana. Anteriormente disputada a duas “mãos”, a Supertaça Babacar Fall, jogada entre os vencedores da Taça de África dos Clubes Campeões e o da Taça das Taças, passou a ter um só encontro na final, por decisão da Confederação Africana de Andebol (CAHB). O Petro foi o vencedor da taça dos campeões e da taça das taças e o TKC dos Camarões a formação vencida em ambas as provas. A supertaça africana de andebol denomina-se Babacar Fall em memoria ao falecido presidente da CAHB, que assim se chamou. Esta é a 12ª supertaça conquistada pelas petrolíferas.

Ultimas " 24 horas "

Conferência
Angola vai participar, no Palácio das Nações, em Genebra (Suíça), na Conferência Parlamentar sobre a Crise Económica Mundial, com uma delegação chefiada pela segunda vice-presidente do Parlamento, Joana Lina.

Gripe A
As autoridades angolanas estão empenhadas em tomar medidas para enfrentar uma eventual propagação da gripe A, que já contaminou 1.516 pessoas em 22 países, com 30 óbitos.

Elogio
O chefe do Estado Maior das Forças de Defesa da Swazilândia, tenente-general Subanto Dlamini, elogiou , em Manzini, o Governo de Angola pelo éxito alcançado na realização, em Luanda, do exercício Mapex (exercício no mapa) de 22 a 28 de Fevereiro passado. Afirmação

Violência doméstica
A presidente do Grupo de Mulheres Parlamentares da Assembleia Nacional e deputada da bancada parlamentar do MPLA, Cesaltina Major, afirmou que a aprovação da Lei contra a violência doméstica vai coibir crimes do género, assegurando, assim, as condições para o exercício efectivo do direito à vida.

Telecomunicações
O ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, destacou, na cidade do Sumbe, província do Kwanza Sul, que o sector deve assegurar a expansão das infra-estruturas de suporte à oferta de serviços diversificados de informação e comunicação.

Esclarecimento
O responsável da divisão para África Austral do Ministério dos Negócios Estrangeiro da Alemanha, Wolfgag Monig, foi esclarecido sobre o papel da 9ª Comissão da Assembleia Nacional no auxílio aos cidadãos no que toca as questões de direitos humanos, reclamações e petições, durante um encontro com responsáveis da mesma.

Obras
O vice-ministro das Obras Pública, Joanes André, considerou, na cidade do Luango (Huíla), "histórica", em termos de obras de engenharia, a edificação em 18 meses dos quatro estádios que vão acolher o Campeonato Africano das Nações, que o país organiza em 2010.

Aldeia Nova
O director do projecto Aldeia Nova, José Cerqueira, defendeu a necessidade de ocorrer no país uma revolução agrícola que faça com que a população deixe de praticar a agricultura de subsistência.

Girabola
O 1º de Agosto venceu o Desportivo da Huila, por 3-0, em partida de encerramento da 10ª jornada do Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão, Girabola, disputada no Estádio da Cidadela, em Luanda.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Ultimas " 24 horas "

Audiência
Questões ligadas á cooperação política e económica entre as repúblicas de Angola e do Congo dominaram o encontro realizado, em Luanda, entre o primeiro-ministro, António Paulo Kassoma, e o embaixador congolês, Jean-Baptiste Dzangue.

Despedida
O primeiro-ministro, António Paulo Kassoma, recebeu, em Luanda, cumprimentos de despedida do embaixador da Itália em Angola, Torquato Cardille, com quem analisou a cooperação entre os dois países durante os últimos quatro anos.

Afirmação

O ministro da Economia, Manuel Nunes Júnior, afirmou que um dos grandes desafios do Governo, para os próximos anos é promover um país económica e socialmente próspero.

Meio rural
O ministro da Economia, Manuel Nunes Júnior, manifestou a necessidade de se reordenar o meio rural, tendo em conta a sua densidade populacional, bem como promover a agricultura por ser a principal alavanca para o desenvolvimento da economia rural.

Memorando
A ministra da Energia, Manuela Vieira Lopes e o vice-presidente para Estratégias de Negócios da empresa norueguesa "Hydro Aluminium", Arvid Moss, assinaram, em Luanda, um memorando de entendimento relativo ao desenvolvimento de indústrias electro-intensivas em Angola.

Saúde
O ministro da Saúde, José Van-Dúnem, defendeu a necessidade de criação de postos de informação nos municípios para esclarecer as pessoas sobre “gripe A”, as medidas de prevenção e como se manifesta.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Dagosto " A todo gás "

A terceira volta do Campeonato Nacional sénior masculinos de basquetebol começa a ser disputada hoje com os jogos Petro de Luanda - ASA e 1º de Agosto - Recreativo do Libolo. No Rio Seco, os "militares" são favoritos a vitória, possuem um plantel de longe superior ao do adversário embora estes tenham equilibrados os desafios entre ambas. O facto de se encontrarem a meio caminho da revalidação do título também joga a favor dos "rubro-negros" que necessitam apenas de vencer todos encontros da terceira volta para erguerem o troféu. Já a formação do Kwanza Sul parece estar cómoda com a posição que ocupa (4º) nesta sua estreia no Nacional sénior. Sem o treinador principal Alberto de Carvalho “Ginguba”, por motivos de saúde, o Petro de Luanda venceu o Libolo, numa partida em que se mostrou muita atitude, e perdeu com o 1º de Agosto. Embora a equipa técnica tenham afirmado a intenção de continuar a “lutar” para reconquistar a taça, os “tricolores” parecem conformados com a disputa do segundo posto.
Por isso o confronto com o ASA, no pavilhão principal da Cidadela às 19 horas, será decisivo para ambos. Perspectiva-se um desafio equilibrado.

FAB " Jean e Miguel "

O antigo poste da selecção nacional Jean Jacques da Conceição e o base Miguel Lutonda são apontados como as principais referências do basquetebol angolano, em vésperas do dia nacional da modalidade, que se assinala a 18 de Maio. Em declarações à Angop, o secretário-geral da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Tony Sofrimento, afirmou que os dois atletas durante muito tempo se destacaram mais em relação a outros na selecção e nos seus clubes. Descreveu Jean Jacques como um jogador que sabia conjugar a força e a técnica apesar da baixa estatura comparativamente a muitos adversários, realçando a sua capacidade de liderança dentro e fora do campo e o poder anímico que evidenciava. Quanto a Lutonda, salientou, entre outros, a sua habilidade e inteligência na quadra de jogos. Além destes, Tony Sofrimento indicou como referência o extremo do 1º de Agosto Olímpio Cipriano e o antigo capitão da selecção nacional Gustavo da Conceição, nos quais diz reconhecer qualidades. Regozijou-se pelo facto de Cipriano ter se adaptado cedo no clube “militar” e na selecção, conjuntos em que encontrou atletas maturos e com certa experiência a nível nacional e internacional, ao passo que sobre Gustavo falou do papel de líder que sempre desempenhou e o seu estilo de jogar, caracterizado por grande visão e conversão de pontos em “ganchos”. "Gustavo não conquistou nenhum título africano, mas foi um dos principais homens, conjuntamente com Paulo Murias, que construiu um fio de jogo, quer a nível técnico quer mental, que germinou os troféus conquistados actualmente", sublinhou. Por sua vez, o antigo campeão africano júnior Agostinho Matamba também elegeu Jean Jacques da Conceição e Miguel Lutonda como maiores "estrelas" da modalidade no país pela forma exitosa como representaram o "cinco" nacional e não só. "Jean Jacques é de longe a principal figura do nosso basquetebol; liderou a selecção e sempre representou com brio o país nas equipas estrangeiras que representou. O Lutonda a mesma coisa", defendeu o actual médico da selecção, para quem António Guimarães está também entre os melhores. Nuno Teixeira, director técnico da FAB, também coloca Jean Jacques entre os grandes nomes com José Carlos Guimarães e Ângelo Victoriano, apontando os troféus continentais como prova da importância dos mesmos no basquetebol angolano.

Ultimas " 24 horas "

Exortação
O presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, exortou os Meios de Comunicação Social a apresentarem as duas versões dos factos que divulgarem, em salvaguarda do princípio do contraditório noticioso.

Produção
Um projecto avícola destinado a produção de frangos e ovos será implementado, a partir do segundo semestre deste ano, nas províncias de Malanje, Kwanza Norte e Uíge, pelo Ministério da Agricultura, com vista o aumento da produção e da oferta destes bens no mercado.

Deputados
Os deputados da sexta e nona comissões da Assembleia Nacional defenderam a necessidade de promoção do diálogo inter-activo e a divulgação de notícias diversificadas nas comunidades rurais.

Conferência
Uma delegação chefiada pelo vice-ministro do Ambiente, Syanga Abílio, participa, em Genebra, República Helvética da Suiça, na 4ª Conferência dos Estados membros da Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes.

Estádio
A edificação do estádio da província da Huíla que vai acolher uma das fases do Campeonato Africano das Nações, que Angola organiza em 2010, entrou na fase de colocação de estruturas metálicas que sustentarão a cobertura das duas bancadas da infra-estrutura.

SADC
A Décima Sétima Conferência do Sub-Comité de Operações Interestatal de Defesa e Segurança da SADC decorre em Nanzine, Suazilândia, tendo iniciado com adopção da agenda de trabalhos.

Acordo
O director Nacional de Investigação e Inspecção das Autoridades Económicas de Angola, José Alexandre Canela, disse que as análises da qualidade dos medicamentos no país eram directas e físicas por falta de laboratório.

Girabola
O 1º de Maio de Benguela venceu o Kabuscorp do Palanca por 3-2, em partida da 10ª jornada do campeonato nacional de futebol da primeira divisão, disputado no estádio dos Coqueiros.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Homenagem " Liceu Vieira Dias "

O director da agência Angola África Fashion, Gil Costa, afirmou sexta-feira passada, em Luanda, que a gala de homenagem ao nacionalista Liceu Vieira Dias ultrapassou as expectativas, razão porque está já a pensar na gravação de um disco e DVD com os temas de referência do ex-integrante dos Ngola Ritmos. Falando à Angop, à margem da Gala de reconhecimento ao artista, realizada no Cine Tropical, o promotor informou que, além do material fonográfico, a sua empresa está determinada em publicar, ainda este ano, um livro com as memórias de "mestre" Liceu. "Não queremos ficar por cá. O nosso projecto é extenso e começa com essa gala. Agora temos a responsabilidade do CD, DVD e do livro que já estamos a trabalhar", disse, anunciando que estão a estudar formas de levar o elenco que participou da gala a França, onde o disco deve ser editado. A acontecer, os músicos partem dia dez deste mês. "Nós pensamos homenagear outros artistas no futuro. Mas o nosso projecto, no momento, é ainda extenso a Liceu Vieira Dias. Agora estamos com a responsabilidade do CD, DVD e livro, onde vamos relatar a vida e obra dele".

Afrotaças " Santos Continua.. "

O Santos FC goleou ontem, no Estádio dos Coqueiros, em Luanda, o Union de Douala dos Camarões, por 4-0, em partida da segunda mão da penúltima eliminatória de acesso à fase de grupos da Taça da Confederação e garantiu a continuidade na prova continental.

Depois de ter conseguido empate nos Camarões (1-1), com golo na altura de Manucho Barros, o único "sobrevivente" angolano nesta competição confirmou a passagem através dos tentos aos 16 segundos de Ekouala (auto-golo), Manucho, aos sete, Milex (43') e Chinho (56').

Em face disso, o Santos FC tem mais uma eliminatória para a fase derradeira. A equipa de Mário Calado deverá defrontar uma das formações afastadas do acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, onde o destaque recai para o desaire do detentor do título (Al Ahly do Egipto) e do
finalista vencido (Cotonsport dos Camarões).

O Recreativo do Libolo, apesar da goleada aplicada hoje ao ES Setif da Argélia (5-1), ficou pelo caminho, já que na primeira mão dos oitavos-de-final da Taça da Confederação perdeu por 0-4.

O 1º de Agosto, vice-campeão nacional, foi afastado pelo Al Hilal do Sudão, ao perder por 0-2, em desafio da segunda mão dos oitavos-de-final das eliminatórias de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões africanos de futebol. Na primeira mão, os "militares" venceram em Luanda por 3-1. A equipa angolana vai disputar a última eliminatória de acesso à fase de grupos da Taça da Confederação, prova em que apenas o Santos FC sobreviveu, em função do afastamento neste domingo do Recreativo do Libolo.
O Petro de Luanda, campeão nacional, foi o primeiro a ser eliminado das Afrotaças, ao sucumbir diante dos congoleses democráticos do TP Mazembe de Lubumbashi, por 0-3 e 1-2.

Ultimas " 24 horas "

Regulamentação
A solicitação da pensão de reforma, por velhice, está já regulamentada com a publicação, no Diário da República nº60, I Série, de 1 de Abril, do despacho para o efeito do primeiro-ministro, António Paulo Kassoma.

Cultura
A cantora Ary conquistou a simpatia do público bieno no primeiro espectáculo músico-cultural promovido pela Refriango e inserido no projecto "Road Show da Blue 2009".

Girabola
O Atlético Sport Aviação (ASA) consolidou o quarto lugar no Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão, Girabola, mercê da vitória, no Estádio da Cidadela, em Luanda, sobre a Académica do Soyo, por 3-2, referente a 10ª jornada.

UJA
A União dos Jornalistas Angolanos (UJA) congratula-se com o facto de ser uma realidade a aplicação no país do princípio Constitucional da Liberdade de Imprensa no país, lê-se num comunicado do organismo.

Ultimas " 24 horas "

Regulamentação
A solicitação da pensão de reforma, por velhice, está já regulamentada com a publicação, no Diário da República nº60, I Série, de 1 de Abril, do despacho para o efeito do primeiro-ministro, António Paulo Kassoma.

Cultura
A cantora Ary conquistou a simpatia do público bieno no primeiro espectáculo músico-cultural promovido pela Refriango e inserido no projecto "Road Show da Blue 2009".

Girabola
O Atlético Sport Aviação (ASA) consolidou o quarto lugar no Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão, Girabola, mercê da vitória, no Estádio da Cidadela, em Luanda, sobre a Académica do Soyo, por 3-2, referente a 10ª jornada.

UJA
A União dos Jornalistas Angolanos (UJA) congratula-se com o facto de ser uma realidade a aplicação no país do princípio Constitucional da Liberdade de Imprensa no país, lê-se num comunicado do organismo.