KIANGOLA


I made this widget at MyFlashFetish.com.

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

FIM DE SEMANA

Ya pessoal vem aí o fim de semana,e como eu não trabalho fim de semana o site não vai ter actualização sabado e domingo. De qualquer forma ficam aqui cinco musicas que também estão a tocar muito em angola, para download e pra vocês dançarem muito sabado e domingo. Bom fim de semana para, todos segunda feira estamos juntos com muitas novidades.



selé mama selé - Noite e dia ------------- download


Carta de Amor - Ary --------------------- download


E nú vé - Os vagabanda ----------------- download


Ti paciência - Maya cool ----------------- download


Olhem só quem vem ai - Bruno M ------- download

TERCEIRA...ULTIMO...CONSECUTIVA !!!

Ao perder esta manhã diante da Sérvia por expressivos 37 pontos de diferença (62-99), a selecção angolana de basquetebol sénior masculina ocupou o sexto e último lugar no torneio internacional que hoje encerra na China, denominado “Taça Diamante”. Com apenas nove pontos convertidos no último quarto, o cinco nacional, que já perdia ao intervalo por 33-45, realizou, diga-se, a pior partida da “era Ginguba”, desde o mundial do Japão em 2006, em que conseguiu o nono lugar entre 24 participantes (melhor classificação até então).Diante dos servos, os comandados de Alberto de Carvalho “Ginguba” estiveram mal em todos os aspectos, desde a defesa, transição de bola e lançamentos livres e de campo, pelo que perderam todos os períodos (14-24 no primeiro); 33-45; 53-67 e no final os “pesados” 62-99.Talvez o desgaste físico do cinco inicial e a baixa forma de atletas influentes (Carlos Almeida e Abdel Bouckar), acrescida a inexperiência de alguns jovens em competições do género, estivessem na base de tão desajustado resultado. Ao menos evitou-se a “chapa” cem. Mas ainda assim, os números e a posição que os campeões africanos ocupam nesta prova são comprometedores às aspirações da equipa que recentemente conquistou a taça inter-continental “Borislav Stankovic” e pretende melhorar a classificação nos Jogos Olímpicos de Pequim com uma posição abaixo do décimo lugar. O torneio termina esta tarde com os jogos entre as selecções da Argentina-Austrália, para a disputa do primeiro lugar, e China-Irão, para a terceira posição. A Sérvia é a quinta classificada. Nas olimpíadas de Pequim, a decorrer de oito a 24 deste mês, a selecção nacional vai defrontar na série “A” a China, Alemanha, Espanha, Grécia e os Estados Unidos.

GIRABOLA " RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO "

A pedido do meu bro sizwe aqui vão os resultados da jornada 17, a classificação e os proximos jogos do Girabola.

Benfica Lubango 1 x 0 Kabuscorp
Petro de Luanda 3 x 1 Petro Huambo
Sagrada 1 x 1 1º Maio
Bravos Maqui 0 x 0 Rec. Libolo
Benfica Luanda 1 x 1 Santos FC
Desp. Huíla 1 x 0 ASA
1º de Agosto 1 x 0 Inter Luanda


Equipa Pts

Petro de Luanda ---- 38
1º de Agosto ------- 35
Santos FC -------- 31
Rec. Libolo -------- 28
1º de Maio --------- 23
Benf. Luanda ------- 23
Sagrada ----------22
ASA ---------------21
Inter Luanda ------ 18
Kabuscorp ------- 17
Bravos Maqui ------ 17
Desp. Huíla -----------16
Petro Huambo --------15
Benfica Lubango ------12



A Jornada 18 será disputada a partir do dia 20/08/08 com os seguintes jogos:


Benfica Lubango x Sagrada
Inter Luanda x Desp. Huíla
Petro Huambo x 1º Maio
Rec. Libolo x Petro Luanda
Santos FC x Bravos Maqui
Benfica Luanda x ASA
Kabuscorp x 1º de Agosto

1ª DE AGOSTO REDUZ DIFERENÇA PONTUAL

O 1º de Agosto derrotou ontem o Interclube, por 1-0, no estádio da Cidadela, em Luanda, para o encerramento da 17ª jornada do Campeonato Nacional de Futebol da I divisão Girabola 2008. Com este resultado, a formação "militar" reduziu para três pontos a diferença que lhe separa com o Petro Atlético de Luanda, líder da prova com 38.O golo do encontro, caracterizado por excesso de cartões amarelos (8), foi marcado por Henry Milanzi aos 33 minutos, numa jogada de insistência sem hipóteses de defesa para o guarda-redes Mário. Inicialmente foram os militares a tomarem as rédeas do desafio, com incursões constantes ao reduto dos polícias, que iam respondendo com contra-ataques esporádicos na área do seu adversário.Apesar de um certo equilíbrio, a partida atingiu o intervalo com o mesmo resultado favorável ao 1º de Agosto. No reatamento, o Interclube, preocupado em tudo fazer para tentar chegar a igualdade, fez duas alterações, colocando Yano e Traoré (aos 58 minutos) para os lugares de Dedas e Cadez, que trouxeram uma maior dinâmica aos sectores intermédios e avançado dos Azuis e Branco. Em resposta, os ``militares` liderados Jorge Humberto Chaves, adjunto do português Victor Manuel, a cumprir castigo federativo, fizeram entrar Bena e Zé Augusto (66 e 68) para os postos de Milanzi e Avex.Com as referidas alterações, estavam relançadas as oportunidades, sendo um a tentar ampliar o marcador e o outro a procura da igualdade. Apesar disso, o resultado persistia, o 1º de Agosto, talvez na intenção de ampliar ou manter o resultado, faz entrar Lewis no lugar de Dany (74). O Interclube procede da mesma forma, com Lucas Huango, para do ``capitão`` Minguito (86).Embora se reconheça um grande desempenho nesta fase derradeira do encontro entre os contendores, partida dirigida por Venâncio Daniel, chega ao seu final com vantagem para o 1º de Agosto. Com este triunfo, o 1º de Agosto mantém-se na segunda posição com 35 pontos, ao passo que o Interclube é o nono colocado, com 18. O Petro de Luanda comanda a prova com 38 pontos e o Benfica do Lubango é o último com apenas 12.

Resultados:

Sagrada Esperança - 1º de Maio de Benguela 1-1 Benfica de Luanda - Santos FC 1-1 Petro de Luanda - Petro do Huambo 3-1 FC Bravos do Maquis - Recreativo do Libolo 0-0 Desportivo da Huíla - ASA 1-0 Benfica do Lubango - Kabuscorp do Palanca 1-0 1º de Agosto - Interclube 1-0


ULTIMAS 24 HORAS

Gratificante: A entrega de diplomas a 773 finalistas, do ano lectivo 2007/2008 da Universidade Agostinho Neto (UAN), representa um passo importante no aumento das capacidades técnicas e profissionais dos angolanos, bem como gratifica os esforços do Governo no domínio da Educação e Ensino, afirmou o ministro da Administração do Território, Virgílio Fontes Pereira.

Aprovação: A plenária da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), realizada em Luanda, aprovou o modelo do boletim de voto para as eleições legislativas, convocadas para o próximo dia 5 de Setembro.

Girabola: O 1º de Agosto derrotou o Interclube, por 1-0, no estádio da Cidadela, em Luanda, no encerramento da 17ª jornada do Campeonato Nacional de Futebol da I divisão Girabola 2008.

Informação: O chefe da delegação angolana à XV Conferência Ministerial do Movimento dos Países Não-Alinhados, José Marcos Barrica, considerou, no Irão, especial o actual momento que se vive em Angola, caracterizado pela consolidação das instituições democráticas.

Marcha: Centenas de mulheres angolanas participaram numa Marcha para comemorar o Dia da Mulher Africana e incentivar as outras senhoras a irem às urnas a 5 de Setembro próximo.

Universidade: O reitor da Universidade Agostinho Neto, João Teta, disse que os resultados positivos que a instituição por si dirigida vem tendo ao nível do maior número de estudantes finalistas, em cada ano, é o corolário do repto lançamento pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, em 2002, para o relançamento da universidade pública em todo o país.

Perspectiva: O ministro angolano dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, perspectivou que o sector registará maior crescimento, a partir de Agosto deste ano, com a entrada em circulação de novos autocarros.

Encorajamento: As milhares de mulheres dos vários extractos sociais que percorreram as várias artérias do município do Rangel, em Luanda, foram encorajadas pela governadora provincial, Francisca do Espírito Santo, a aderir às assembleias de voto, no dia 5 de Setembro para exercerem o seu direito de voto.

quinta-feira, 31 de julho de 2008

POLICIAS v MILITARES


O 1º de Agosto tenta hoje (quinta-feira), às 15h30 no estádio da Cidadela, em Luanda, reduzir a diferença pontual do líder do Campeonato Nacional de Futebol da Primeira Divisão, Girabola 2008, no jogo diante do Interclube, detentor do título. Na tabela de classificação, os oponentes que encerram a 17ª jornada estão separados por 14 pontos (segundo e nono colocados), com vantagem para a formação "militar". O Petro de Luanda comanda a prova com 38 pontos, ao passo o Benfica do Lubango é o último com apenas 12.

BONGA O EMBAIXADOR

Dezasseis temas de sucesso, extraídos de um universo de mais de 400 canções, foram suficientes para o músico angolano Barceló de Carvalho "Bonga", um dos mais ferre-nhos defensores do ritmo semba, resumir terça-feira à noite, no Cine Tropical, em Luanda, os seus coroados 45 anos de carreira. O músico, trazido de volta ao país pela promotora de espectáculos Casa Blanca, esteve em palco durante uma hora e 24 minutos, tendo sido assistido por quase 370 pessoas, que não se cansaram de acompanhar e acarinhar o autor de "Kapiango". Suportado instrumentalmente pela banda Semba Master, liderada pelo guitarrista Betinho Feijó, o músico partilhou breves momentos no palco com o "sembista" Paulo Flores e a cantora Karina Santos. Carlos Burity e Dani L, os outros artistas anunciados pela promotora, não fizeram-se presentes à Gala de 45 anos de carreira do Bonga. O músico, que se mostrou bastante emocionado depois do "show", interpretou os temas "Kamacove", "Mona", "Homem do Saco", "Makongo", "Água Rara", "Monami", "Muadiakime", "Ília", "Ngana Ngonga", "Mariquinha", "Diakandumba", "Mulemba Xangola", "Kabolobo", "Sambila" e "Jingonça". Ao lado de Karina Santos, o veterano embaixador da música angolana partilhou a interpretação do tema "Lamento de Garina", enquanto com Paulo Flores, uma das jovens vozes mais conceituadas no país, cantou "Paxiningongo".
Questionado sobre a possibilidade de voltar a fixar residência em Angola, Bonga disse não constar dos seus planos, por enquanto, tendo em conta o prestígio e o perfil de vida que conseguiu ganhar na Europa. O músico disse igualmente que conseguiu aos poucos conquistar o mundo com uma música tipicamente angolana, no sentido formal e de estética, inicialmente considerada folclórica e pejorativa, daí ter sido rejeitada por muitos. “Isso tem o seu peso e o seu valor. Agora (...), vir residir em Angola, acabaria com essa projecção. Ainda não me foi feita nenhuma proposta nesse sentido, para que eu fosse o Roberto Carlos instalado no meu país de origem”, ironizou o músico, que disse ter a passagem pelo Olímpia de Paris como o momento mais marcante da sua carreira. “Olímpia de Paris foi muito sério, assim como em Roterdão, na Holanda, onde fiz os primeiros quatro discos. Os holandeses disseram, vamos pôr à prova esse tipo. Se no disco é assim, como é no espectáculo? E a gente ganhou, tanto que, todos os anos, eu vou quatro ou cinco vezes àquele país”, concluiu o embaixador da música angolana.

GUITARRISTA BETINHO FEIJÓ PREVILEGIADO

O guitarrista angolano Betinho Feijó, da Banda Semba Masters, considerou-se privilegiado por instrumentalizar as canções de Barceló de Carvalho "Bonga", um "peso pesado" da música nacional, com o qual afirma ter portas abertas para mostrar-se e cruzar-se com o resto do mundo. Falando à Angop no final do espectáculo de consagração dos 45 anos de carreira do autor, realizado terça-feira à noite, no Cine Tropical, em Luanda, afirmou que o rigor musical daquele compositor e intérprete propiciam a melhoria das suas performances artísticas. "Com o Bonga só se aprende. A disciplina deve ser uma componente importante para a profissão e, com ele, tudo flúi na boa. O trabalho com Bonga dá-nos uma certa performance e permite-nos estar um bocadinho mais estáveis emocionalmente”, reconheceu o guitarrista no seu jeito tímido de expressar. Para Betinho Feijó, a música é dinâmica e, por isso, a sua banda aprende sempre, não só com o autor de “Homem do Saco, mas também com a apreciação do trabalho de outras bandas de referência, quer nacionais, quer estrangeiras. O guitarrista considerou-se orgulhoso de Bonga, pela sua qualidade vocal, melódica e de composição, dizendo tratar-se um artista que, a cada ano, mostra mais maturidade. “Ao longo desses anos ele só cresce, faz coisas bonitas. É para nós um motivo de orgulho, pois tem muito prestígio além fronteiras, apesar da idade. Está de parabéns o Bonga”, elogiou o “pivot” dos Semba Masters, que disse trabalhar com o embaixador da música angolana desde 1976. Questionado sobre o nível de progressão da música angolana, o conceituado instrumentista disse estar a estagnar em todos os sentidos, de uma maneira geral, pois, no seu entender, poucos músicos estudam de facto as várias correntes dessa manifestação artística. “Acho que precisamos estudar. São poucas as pessoas que tem estado a mostrar certa evolução. Todos precisamos aprimorar os conhecimentos, para melhor servirmos a qualidade da nossa música. Penso que está estacionária. Não vejo evolução quase nenhuma, de uma forma geral”. Para si, houve recentemente uma tentativa de evolução, que deixou de observar nos últimos tempos, afirmando não entender a razão dessa estagnação, tendo em conta o facto de o país já poder contar com várias escolas de música. O surgimento de ritmos juvenis como o kizomba, kuduro, tarraxinha e rap não constituem, para o artista, a razão dessa suposta estagnação, tendo inclusive aplaudido o surgimento de outros géneros musicais. Todavia, aconselhou aos jovens a apostar mais nos ritmos de raíz. “Ainda que não fizessem músicas de raiz, se nós pudéssemos sempre criar uma simbiose rítmica onde a componente angolana de raíz estivesse presente, marcaríamos sempre a diferença. Seria sempre uma fusão que o mundo gostaria de ouvir, pois havia de surpreender”, opinou.

OMA - MULHERES AFRICANAS

A secretária-geral da Organização da Mulher Angola (OMA), Luzia Inglês, endereçou hoje, em Luanda, uma mensagem de Paz e Solidariedade a todas as mulheres africanas em geral e angolanas em particular, por ocasião do 31 de Julho, data consagrada à Mulher Africana. Luzia Inglês falava à Angop, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, antes de partir para o Waku Kungo, província do Kwanza Sul, onde vai presidir ao acto central em alusão à efeméride. Para a secretaria-geral da OMA, a camada feminina é o pilar da sociedade e cabe a ela a promoção da felicidade, harmonia e bem-estar da família. “As mulheres Africanas têm capacidade para ajudar a desenvolver o continente, com o seu saber e experiência”, sublinhou. A OMA é membro do Secretariado da Organização Panafricana das Mulheres (OPM) e assume desde Marco último a vice-presidência para a região Austral. A data é consagrada à mulher africana porque foi a 31 de Julho de 1962 que um grupo de "senhoras" reuniram-se na Tanzânia para tratar de assuntos relacionados com a sua participação na luta pela independência nacional dos seus países. Na altura, grande parte dos países africanos ainda viviam sob o jugo colonial. Este encontro marcou o surgimento da Conferência das Mulheres Africanas, que mais tarde deu lugar à Organização Panafricana das Mulheres.

CONSELHO NACIONAL DA JUVENTUDE

O Conselho Nacional da Juventude realiza segunda-feira próxima (04), na sala de conferências do Ministério do Interior, em Luanda, um Colóquio sobre Cidadania e Participação Juvenil, inserido no seu projecto de mobilização da classe para o acto eleitoral marcado para cinco de Setembro.Segundo o secretário para as questões organizacionais do CNJ, Mário José Correia, que prestou esta informação à Angop, participarão no fórum cerca de 500 jovens líderes de organizações juvenis e associações estudantis e convidados.O colóquio servirá, assim, de base para o lançamento da campanha de educação cívica eleitoral a nível da província de Luanda a ser conduzido pelo Conselho Provincial de Juventude. Consta do programa do encontro uma intervenção inicial do presidente do CNJ, Cláudio Brito de Aguiar, seguido do discurso de abertura a ser proferido pelo vice-ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Manuel Muandumba. A decorrer sob o lema: “Todos ao voto, todos por Angola”, a campanha nacional já lançada nas províncias do Namibe e Malanje, visa motivar os jovens a exercerem o seu direito de voto, inculcar neles o saber profundo da cidadania, democracia bem como para participar activamente no processo de consolidação da paz, reconciliação e reconstrução nacional. Temas como “Todos ao voto todos por Angola, o papel da juventude neste processo”, “A juventude como agente da paz e da reconciliação nacional”, "O papel da juventude no processo de desarmamento da população civil" e "O papel das organizações de juventude na valorização dos símbolos nacionais como garantia da unidade e da Angolanidade" foram os selecionados para o encontro, de um dia. Serão oradores respectivamente, o porta-voz da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), Adão de Almeida, o secretário-geral do Conselho das Igrejas Cristãs (Cica), Luís Nguimbi, o comandante-geral da Polícia Nacional, comissário-geral Ambrósio de Lemos, e o sociológo e professor universitário Paulo de Carvalho.

SEGUNDA CONSECUTIVA


A selecção nacional de basquetebol sénior masculina perdeu esta manhã frente a Austrália, por 78-81, na terceira e última jornada da série A da Taça Diamante, que decorre desde segunda-feira na China. Os angolanos, que ao intervalo se encontravam em desvantagem de 35-42, tiveram melhor na segunda parte do desafio, mas a estatura física e eficácia exterior do adversário foram determinantes para o resultado. No terceiro período, o cinco nacional recuperou os sete pontos de desvantagem e terminou empatado (59-59). No último quarto, após Angola estar a liderar durante muito tempo, o placar registava, a três segundos do fim, nova igualdade, a 78 pontos, mas um lançamento triplo do base australiano, Bruton, fixou o resultado em 78-81. O extremo Olímpio Cipriano voltou a destacar-se no conjunto nacional com 20 pontos, após ter feito já no jogo inaugural diante da China (no qual anotou 24), mas o melhor "cestinha" da partida foi o australiano Bogut com 31. Angola volta a jogar, sexta-feira, com o último do grupo B (ainda por definir), para as classificativas do quinto e sexto lugares do torneio preparativo aos Jogos Olímpicos. Dentro de uma hora defrontam-se para a série B Argentina-Sérvia. Em caso de derrota, a Sérvia jogará com os campeões africanos, uma vez que perdeu quarta-feira com o Irão, por 70-72.



quarta-feira, 30 de julho de 2008

DIAMONDOG " O ? "

Pessoal,brevemente poderão ter o prazer de ter aqui a entrevista exclusiva com o rapper angolano radicado na Alemanha DIAMONDOG um dos rappers que mais sucesso faz por aquelas bandas. Aguardem é para breve...

CENTRAL DO 1º DE AGOSTO PREVÊ UM INTERCLUBE DIFERENTE

Locó aborda o desafio de amanhã, com o campeão nacional, de forma aberta e realista. O defesa-central do 1º de Agosto garante que o Interclube amanhã será bem diferente daquele que perdeu por 0-3 na primeira volta do Girabola, em pleno Estádio 22 de Junho. “Penso que há jogadores, quer no Interclube, quer na nossa equipa, que estão a crescer de nível de jogo para jogo, facto que nos permite acreditar que será um duelo bem diferente daquele disputado na primeira volta do campeonato”, perspectivou o central militar. O internacional angolano sustentou igualmente o seu discurso no facto de os polícias apresentarem-se igualmente moralizados com os últimos resultados nas competições internas e externas. “Acredito que o Interclube está moralizado, conseguiu dois bons resultados na última semana, por isso, penso que surgirá de forma diferente no jogo”, sublinhou o central, sem deixar de reconhecer que defrontar o campeão é sempre muito difícil. “Teremos de manter a máxima concentração para que não haja muitos erros. Os jogos não são iguais, mas se por acaso acontecer o mesmo que conseguimos na primeira volta será importante, mas não acredito que isso se repita, até porque não existem dois jogos iguais. Queremos apenas vencer o jogo, não importa o resultado. Uma vitória por 1-0 já será muito bom para nós”. “Oxalá surja um prémio especial”A questão dos prémios de jogo, em vésperas de um grande jogo, é encarada por Locó como um factor acrescido de motivação, mas cuja vontade depende apenas da direcção do clube. “Não gostamos muito de fazer referência a prémios de jogo, mas se por acaso a direcção entender arranjar um prémio especial para a equipa, em caso de uma vitória, será muito bom”, disse Locó, adiantando que a grande preocupação da equipa é dar o seu máximo, trabalhar para conquistar os três pontos, da mesma forma como têm feito nos demais jogos. “Oxalá surja um prémio especial, mas depende da vontade da direcção do clube”.

UNIÃO ENTRE LÍNGUAS NACIONAIS E PORTUGUESA INDISPENSÁVEIS À APRENDIZAGEM

O ministro da Educação, António Burity da Silva, considerou necessária a cooperação entre as línguas nacionais e a portuguesa no ensino, como propósito de aprendizagem da identidade cultural, no quadro da aquisição de uma consciência nacional.O dirigente, que falava segunda-feira, em Luanda, na abertura da “Oficina de trabalho sobre o Acordo Ortográfico”, realçou a importância de se ter a cultura implementada no sistema educativo angolano, principalmente por razões de ordem histórica e cultural.Burity da Silva disse ainda que a colaboração entre as línguas, deve situar-se numa lógica de inclusão, “tendo em conta a implementação de uma educação inter-cultural, direccionada para uma melhor compreensão das culturas e das línguas”.Adiantou ainda que é necessário começar a estabelecer-se um conjunto de atitudes mais adaptadas ao contexto da diversidade cultural, nas quais as línguas nacionais devem estar incluídas e serem transmitidas de acordo com a compreensão dos mecanismos psicossociais de factores sociopolíticos, proporcionados pelo ensino.O responsável, lembrou, entretanto, que a Lei 13/01, Lei de Bases do Sistema Educativo, para além da obrigatoriedade de aprendizagem da língua portuguesa, incentiva ainda a aprendizagem das línguas nacionais.“É necessidade do Ministério da Educação organizar os programas do ensino e da formação de acordo com as realidades culturais e linguísticas, sem perder de vista o espírito de construção da unidade nacional”, frisou.Segundo o titular da pasta da Educação, a implementação destes projectos constitui um desafio e uma necessidade decorrente da alta taxa de reprovações no primeiro nível do ensino de base. “Isto acontece devido a falta da necessária competência linguística, particularmente num país plurilingue, maioritariamente de origem Bantu”, disse. António Burity da Silva avançou também que nos diferentes países da CPLP, a maioria dos cidadãos africanos aprendem o português, depois de dominarem as suas línguas maternas. “Daí a necessidade de auxílio entre as línguas nacionais e a portuguesa no ensino escolar”, justificou.O Acordo Ortográfico foi rubricado em 1991 e deveria ter entrado em vigor em 1994, mas apenas três dos Estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (Brasil, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe) o tinham aprovado até agora.O segundo desses protocolos, de 2004, prevê que é suficiente a ratificação do texto por três países para que o mesmo entre imediatamente em vigor. Nesse sentido, o convénio já vigora do ponto de vista técnico e legal, embora não seja necessariamente vinculativo enquanto não for ratificado pelos parlamentos nacionais, o que em Angola ainda não aconteceu. O Protocolo Modificativo foi assinado por todos os países lusófonos, mas apenas ratificado inicialmente pelo Brasil e Cabo Verde, tendo, em Agosto de 2006, sido ratificado igualmente por São Tomé e Príncipe, passando juridicamente a estar em vigor.

ANGOLA PERDE COM A CHINA

A Selecção Nacional de basquetebol sénior masculino perdeu ontem diante da similar da China, por 74-83, em partida da primeira jornada do Grupo A da Taça Diamante, iniciada ontem naquele país asiático.Depois de um bom primeiro período, no qual superaram o parcial de 0-4 para 10-8, quando eram decorridos cinco minutos de jogo, e 22-20 ao fim deste quarto, os campeões africanos não conseguiram manter o rigor defensivo e foram ao intervalo em desvantagem de três pontos (37-40).No terceiro período, a selecção de Angola permitiu que os chineses aumentassem a vantagem para dez pontos (52-62), a maior diferença registada no encontro, em que Olímpio Cipriano foi o melhor marcador com 24 pontos, seguido de Kikas Gomes (21) e do chinês Yao Ming com 18.Com este resultado, a China lidera a série com dois pontos. Angola tem um no segundo posto, enquanto a Austrália ainda não efectuou qualquer partida.O grupo B é comandado pela Argentina, que venceu, igualmente ontem, a selecção do Irão, por 81-71. Nesta série folgou a Sérvia.A selecção angolana volta a jogar amanhã, defrontando a Austrália. Porém, a competição prossegue hoje com os jogos Austrália-China, às 09h30 (hora de Angola), para a série A, e Irão-Sérvia, três horas mais tarde, para o grupo B.O torneio serve de preparação para os Jogos Olímpicos de Pequim, que a China vai albergar no próximo mês de Agosto, de oito a 24.

O SABER NÃO OCUPA LUGAR

ANGOLA
Angola é um país da costa ocidental de África, cujo território principal é limitado a norte e a leste pela República Democrática do Congo, a leste pela Zâmbia, a sul pela Namíbia e a oeste pelo Oceano Atlântico. Angola inclui também o enclave de Cabinda, através do qual faz fronteira com a República do Congo, a norte. Para além dos vizinhos já mencionados, Angola é o país mais próximo da colónia britânica de Santa Helena.
Uma antiga colónia de Portugal, foi colonizada no século XV, e permaneceu como sua colónia até à independência em 1975. O primeiro europeu a chegar a Angola foi o explorador português Diogo Cão. Sua capital é Luanda.

Brasão de armas

O nome Angola deriva da palavra bantu N'gola, título dos governantes da região no século XVI, época na qual começou a colonização da região pelos portugueses. Foi uma colónia portuguesa até 1975, ano em que o país ganhou sua independência. Durante a ocupação filipina de Portugal, os holandeses procuraram desapossar os portugueses desta região, ocupando grande parte do litoral (Benguela, Santo António do Zaire, as barras do Bengo e do Cuanza). Em 1648, o luso-brasileiro Salvador Correia de Sá reuniu no Rio de Janeiro uma grande expedição, com uma frota de quinze navios e cerca de dois mil homens, que expulsou os holandeses para contentamento tanto dos portugueses como dos colonos do Brasil. No século XX Angola não conheceu a paz desde 1961 até 2002, primeiro em virtude da luta contra o domínio colonial português, depois como consequência da guerra civil que eclodiu em 1975 entre os principais partidos de Angola, os anteriores movimentos de libertação. O poder político manteve-se na posse do Movimento Popular de Libertação de Angola desde 1975, embora o partido da oposição União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) tenha dominado parte do território até ao fim da última guerra civil.




Angola está dividida em 18 províncias:
1 Bengo
2 Benguela
3 Bié
4 Cabinda
5 Kuando-Kubango
6 Kwanza-Norte
7 Kwanza-Sul
8 Cunene
9 Huambo
10 Huíla
11 Luanda
12 Lunda-Norte
13 Lunda-Sul
14 Malanje
15 Moxico
16 Namibe
17 Uíge
18 Zaire

Presidente da republica de Angola

Actualmente, o poder político em Angola está concentrado na Presidência. O ramo executivo do governo é composto pelo presidente (atualmente José Eduardo dos Santos), pelo primeiro-ministro (actualmente Fernando da Piedade Dias dos Santos) e pelo Conselho de Ministros. O Conselho de Ministros, composto por todos os ministros e vice-ministros do governo, reúne-se regularmente para discutir os assuntos políticos do país. Os governadores das 18 províncias são nomeados pelo presidente e executam as suas directivas. A Lei Constitucional de 1992 estabelece as linhas gerais da estrutura do governo e enquadra os direitos e deveres dos cidadãos. O sistema legal baseia-se no português e na lei do costume, mas é fraco e fragmentado. Existem tribunais só em 12 dos mais de 140 municípios do país. Um Supremo Tribunal serve como tribunal de apelação. Um Tribunal Constitucional com poderes de revisão judicial nunca foi constituído apesar de existir autorização estatutária.

A guerra civil de 26 anos causou grandes danos às instituições políticas e sociais do país. As Nações Unidas estimam em 1,8 milhões o número de pessoas internamente deslocadas, enquanto que o número mais aceite entre as pessoas afectadas pela guerra atinge os 4 milhões. As condições de vida quotidiana em todo o país e especialmente em Luanda (que tem uma população de cerca de 4 milhões, embora algumas estimativas não oficiais apontem para um número muito superior) espelham o colapso das infra-estruturas administrativas bem como de muitas instituições sociais. A grave situação económica do país inviabiliza um apoio governamental efectivo a muitas instituições sociais. Há hospitais sem medicamentos ou equipamentos básicos, há escolas que não têm livros e é frequente que os funcionários públicos não tenham à disposição aquilo de que necessitam para o seu trabalho.
O presidente anunciou a intenção do governo de organizar eleições em 5 e 6 de Setembro de 2008. Estas serão as primeiras eleições desde 1992 e servirão para eleger um novo presidente e uma nova Assembleia Nacional.




Angola situa-se na costa atlântica Sul da África Ocidental, entre a Namíbia e o Congo. Também faz fronteira com a República Democrática do Congo e a Zâmbia, a oriente. O país está dividido entre uma faixa costeira árida, que se estende desde a Namíbia chegando praticamente até Luanda, um planalto interior húmido, uma savana seca no interior sul e sudeste, e floresta tropical no norte e em Cabinda. O rio Zambeze e vários afluentes do rio Congo têm as suas nascentes em Angola. A faixa costeira é temperada pela corrente fria de Benguela, originando um clima semelhante ao da costa do Peru ou da Baixa Califórnia. Existe uma estação das chuvas curta, que vai de Fevereiro a Abril. Os verões são quentes e secos, os invernos são temperados. As terras altas do interior têm um clima suave com uma estação das chuvas de Novembro a Abril, seguida por uma estação seca, mais fria, de Maio a Outubro. As altitudes variam bastante, encontrando-se as zonas mais interiores entre os 1.000 e os 2.000 metros. As regiões do norte e Cabinda têm chuvas ao longo de quase todo o ano.

Norte: ponto sem nome na fronteira com a República do Congo (a norte da localidade de Caio Bemba, província de Cabinda)
Norte (sem contar com Cabinda): ponto na fronteira com a República Democrática do Congo a noroeste da localidade de Luvo, província do Zaire
Este: secção de rio na fronteira com a Zâmbia (a norte da localidade de Sapeta na Zâmbia), província do Moxico
Sul: ponto do rio Cunene na fronteira com a Namíbia (imediatamente a norte da localidade de Andara, Caprivi, Namíbia), província do Cuando Cubango
Oeste: ilha da Baía dos Tigres, província do Namibe
Oeste (continental): península a oeste de Tombua (Porto Alexandre), província do Namibe
Maior altitude: Morro de Moco (2.620 m) 12° 28′ S 15° 11′ E
Menor altitude: Oceano Atlântico (0 m)




Bandeira de Angola

A economia de Angola caracteriza-se por ser predominantemente agrícola, sendo o café sua principal cultura. Seguem-se-lhe cana-de-açúcar, sisal, milho, óleo de coco e amendoim. Entre as culturas comerciais, destacam-se o algodão, o tabaco e a borracha. A produção de batata, arroz, cacau e banana é relativamente importante. Os maiores rebanhos são de gado bovino, caprino e suíno.
Angola é rica em minerais, especialmente diamantes, petróleo e minério de ferro; possui também jazidas de cobre, manganês, fosfatos, sal, mica, chumbo, estanho, ouro, prata e platina. As minas de diamante estão localizadas perto de Dundo, no distrito de Lunda. Importantes jazidas de petróleo foram descobertas em 1966, ao longo de Cabinda, assegurando ao país a autosuficiência. Em 1975 foram localizados depósitos de urânio perto da fronteira com a Namíbia.
As principais indústrias do território são as de beneficiamento de oleaginosas, cereais, carnes, algodão e tabaco. Merece destaque, também, a produção de açúcar, cerveja, cimento e madeira, além do refino de petróleo. Entre as indústrias destacam-se as de pneus, fertilizantes, celulose, vidro e aço. O parque fabril é alimentado por cinco usinas hidroelétricas, que dispõem de um potencial energético superior ao consumo.
O sistema ferroviário de Angola compõe-se de cinco linhas que ligam o litoral ao interior. A mais importante delas é a estrada de ferro de Benguela, que faz a conexão com as linhas de Catanga, na fronteira com o Zaire. A rede rodoviária, em sua maioria constituida de estradas de segunda classe, liga as principais cidades. Os portos mais movimentados são os de Luanda, Benguela, Lobito, Moçâmedes e Cabinda. O aeroporto de Luanda é o centro de linhas aéreas que põem o país em contato com outras cidades africanas e européias. O país contínua a manter estreitos laços económicos com Portugal.


Os habitantes de Angola são de diferentes etnias, com as seguintes percentagens: ovimbundos (37%), quimbundos (25%), bakongos (13%),mestiços (sobretudo mulatos) (2%), brancos (predominantemente de origem portuguesa) (2%), e outros (21%).[1]
Os principais centros urbanos, além da capital Luanda, são Huambo (antiga Nova Lisboa), Lobito, Benguela, e Lubango (antiga Sá da Bandeira). Apesar da riqueza do país em matérias-primas, a maioria da sua população vive em condições de extrema pobreza, com menos de dois dólares americanos por dia.

O português é a única língua oficial de Angola. Para além de numerosos dialectos, Angola possui mais de vinte línguas nacionais.
A língua com mais falantes em Angola, depois do português, é o umbundo, falado na região centro-sul de Angola e em muitos meios urbanos. É língua materna de 26% dos angolanos.[2]
O quimbundo (ou kimbundu) é a terceira língua nacional mais falada (20%)[2], com incidência particular na zona centro-norte, no eixo Luanda-Malanje e no Kwanza-Sul. É uma língua com grande relevância, por ser a língua da capital e do antigo reino dos N'gola. Foi esta língua que deu muitos vocábulos à língua portuguesa e vice-versa. O quicongo (ou kikongo) falado no norte, (Uíge e Zaire) tem diversos dialectos. Era a língua do antigo Reino do Congo. Ainda nesta região, na província de Cabinda, fala-se o fiote ou ibinda. O chocué (ou tchokwe) é a língua do leste, por excelência. Têm-se sobreposto a outras da zona leste e é, sem dúvida, a que teve maior expansão pelo território da actual Angola. Desde a Lunda Norte ao Cuando Cubango. Cuanhama (kwanyama ou oxikwnyama), nhaneca (ou nyaneca) e mbunda são outras línguas de origem bantu faladas em Angola.
No sul de Angola são ainda faladas outras línguas do grupo khoisan, faladas pelos san, também chamados bosquímanos.

Embora as línguas nacionais sejam as línguas maternas da maioria da população, o português é a primeira língua de 30% da população angolan ,proporção que se apresenta muito superior na capital do país , enquanto 60% dos angolanos afirmam usá-la como primeira ou segunda língua.

ELEIÇÕES 2008

PRS em primeiro, PLD, segundo, e FpD, terceiro. Foi essa a ordem do sorteio para precedência dos concorrentes no boletim de voto, que ditou o 10º lugar para o MPLA, e a UNITA na posição imediatamente a seguir. A FNLA, outro histórico da cena política nacional e terceiro mais votado em 1992, sai em sexto lugar.A cerimónia de sorteio para o posicionamento dos partidos e coligações no boletim de voto, para as eleições legislativas de 5 de Setembro, teve lugar ontem na sala de imprensa do Centro de Convenções Talatona, e foi testemunhada por jornalistas e mandatários de lista dos concorrentes.Ao sorteio para o posicionamento no boletim de voto, cujos termos de procedimento foram aprovados no plenário de comissários da CNE, reunido na manhã de ontem, seguiram-se mais duas sessões de sorteio para a distribuição do tempo de antena na televisão e na rádio.De acordo com o porta-voz da CNE, Adão de Almeida, o direito de antena na Televisão Pública de Angola será exercido apenas no Canal 1, seguindo a grelha igualmente aprovada no plenário que vai ao ar das 19h e 15 minutos até às 20h e 25 minutos, dispondo cada partido ou coligação de cinco minutos cada um.A ordem para o exercício do direito de antena na televisão começa com o PADEPA, seguido da UNITA e coligação FOFAC. O MPLA surge em nono lugar no espaço 19H55 – 20H00, seguido do PLD, coligação Nova Democracia, FpD, Plataforma Política Eleitoral e PAJOCA.Para o exercício do direito de antena na Rádio Nacional de Angola, que será efectuado no seu canal principal, em cadeia nacional, os partidos e coligações dispõem de dez minutos diários para divulgação dos seus programas. A CNE estabeleceu uma grelha que será emitida das 18H35 às 20H55.De acordo com o sorteio, o primeiro partido a emitir o seu programa será a FpD, seguido do PRD, coligação Nova Democracia e AD-Coligação. UNITA, MPLA e PADEPA ocupam os três últimos espaços na grelha. Pelo meio andarão o PDP-ANA, PAJOCA, PLD, coligação PPE, FNLA, coligação FOFAC e PRS.Segundo o porta-voz da Comissão Nacional Eleitoral, Adão de Almeide, as rádios privadas caso entendam aplicar o direito de antena deverão usar os mesmos critérios utilizados pela Rádio Nacional de Angola, a bem do equilíbrio no tratamento dos candidatos.

terça-feira, 29 de julho de 2008

TOP 5 FILIADUÇÕES

Pessoal aguardem pra breve o top 5 Filiaduções. O top contara com as 5 musicas que mais fazem sucesso em Angola no momento. Brevemente aguardem ya...

ELEIÇÕES 2008

Ordem no Boletim de Voto e tempo de antena na Rádio e Televisão serão definidos hoje
A Comissão Nacional Eleitoral vai definir hoje o tempo de antena dos 10 partidos e 4 coligações na Rádio e na Televisão. Hoje ainda, a CNE fará o sorteio para determinar a ordem das forças políticas no Boletim de Voto. Estas cerimónias estão marcadas para o período da tarde, no Centro de Convenções Talatona. Ontem, o ministro da Comunicação Social, Manuel Rabelais, reuniu-se com o Conselho Nacional de Comunicação Social, com o qual abordou questões ligadas ao pacote legislativo eleitoral. Rabelais tem agendado encontros similares com a CNE, representantes dos partidos políticos e coligações e responsáveis dos órgãos de Comunicação Social.

FALANDO COM REPTILE " ACIMA DO LIMITE "





Pessoal aqui vai uma entrevista feita por dinocross ao musico reptile o man da piriline, um dos rapers mais fortes da banda sem duvida...



BLOG: Fala-me da tua trajectória artística?
REPTILE: olha...sempre fui Consumidor de musica rap...desde miudo mesmo...e em 99 em Lisboa, conheci uns amigos que ja droppavam.. eles é que me incentivaram a escrever e a agarrar no mic... em 2001... juntei-me a uns primos que também faziam rap la na tuga e formamos um grupo chamado Inkizição...era formado por mim, Dega, Neutro e o Tiganá.
BLOG: como foi entrar no hip hop game angolano?
REPTILE: olha tipo...Comecei a fazer lá (Portugal) as cenas mas estava sempre em contacto com as cenas daqui... porque vinha sempre de férias e tinha muitos amigos e primos que cantavam... então de certo modo sempre estive dentro do movimento daqui...
BLOG: Qual foi o motivo que te levou a sair do teu grupo de origem?
REPTILE: exactamente porque não me identificava a 100% com o movimento raptuga...eu trabalhava lá mas sempre com a essência do que se fazia aqui na banda... tipo genero de beatz...letras.flow.. tudo mesmo... então depois de certo tempo foi questão de tempo, até deixar mesmo de rolar com os bradas com quem comecei.
BLOG: Diz-se por ai que tens beefs com o grupo que começou contigo. Verdade?
REPTILE: Sei que mandaram algumas linhas..mas eu particularmente nunca respondi nada porque independentemente de ter saído, tenho um grande respeito por eles porque foi com eles que comecei e passei muitos bons momentos com eles..
BLOG: como é que caracterizas o hip hop angolano?
REPTILE: Hip Hop Angolano.. acho que tem algum progresso mas ainda há muita cena que precisa ser melhorada
BLOG: Como o que por exemplo?
REPTILE: Por exemplo há muitos artistas que eu particularmente acho talentosos e fazem muito boa musica...mas há cenas como ORIGINALIDADE e CRIATIVIDADE que precisam de ser evidenciadas...isso no que concerne a música propriamente dita... mas também há outros aspectos como O MOVIMENTO HIP-HOP que eu considero praticamente extinto aki na banda... estamos numa era a que eu chamo de Bussiness... mas a realidade é que há muito people que sabe fazer musica mas não é fera em bussiness não sei, me percebes?... então muito trabalho sai e não é visto com a ênfase que se calhar devia
BLOG: E qual será a receita para sarar esta ferida?
REPTILE: hum...quanto á musica...acho que o people devia ser mais ambicioso quanto há criatividade e originalidade porque repara... usando os States como exemplo...tens o Busta que faz muito sucesso mas entretanto faz uma cena totalmente diferente do 50cent e os dois fazem sucesso á mesma sendo diferentes do Lil Wayne que também faz muito sucesso e não se assemelha aos outros 2.Quanto ao movimento HH... o people devia ser mais unido porque independentemente de haver algumas desavenças entre os artistas a que eu chamo BigHeads do game... devia-se pensar que somos uma ...acho que posso chamar comunidade que faz algo em comum e devia-se trabalhar de alguma forma em conjunto para que a sociedade nos olhasse com outros olhos e combater essa crise de bons álbuns que não fazem sucesso.Quanto ao bussiness acho que é necessário que atrás de todo artista tenha um team, porque o artista sozinho não consegue pensar em tudo nem fazer tudo.
BLOG: Falas-te em desavença, as tuas punchlines têm alvo definido?
REPTILE: algumas delas....nem todas...
BLOG: Tens beef com alguem?
REPTILE: hahah...eu não chamaria beef.. mas...ok tenho.
BLOG: Laton, Cage, Mister K, Vui Vui, todos estes?
REPTILE: Nepias...Laton apenas, não tenho nada contra o Vui-vui... o Cage acho que precisa de muita ajuda não faria sentido piorar a situação dele.. o Mr..K...houve aí umas cenas e surgiu um clima que resultou nalgumas linhas mas...pra mim its over..
BLOG: Dizes que o Cage precisa de muita ajuda e tiveste um grupo com ele, estavas a ajuda-lo?REPTILE: com o Cage? ajuda-lo?, hahahaha...sobre o Cage prefiro não comentar...apenas rezar..
BLOG: Qual é o teu prato preferido, beef, skills ou...?
REPTILE: olha podemos automaticamente pôr o beef de fora porque os poucos que fiz só foi pra mostrar a alguns niggas que sei fazer melhor que eles... o que gosto mesmo é de fazer é musica...skillz, intervenções love songs, etc.. tudo que é musica curto muito de fazer
BLOG: quais foram os Momentos mais marcantes pra ti na historia do hip hop angolano?REPTILE: Damn...boa pergunta... hum...olha as duas sessões do espectáculo ERA DO HIPHOP akilo pra mim foi a mer*** Era do HH foi uma cena criada pelos Anonymous, havia um programa se não estou em erro na LAC, e eles organizaram 2 espectáculos, o primeiro foi na Banca desportiva, e o segundo no Cine Miramar, essa cena quando aconteceu eu ainda nem era rapper mas admirava trabalho de certos gajos que eram mesmo maus...
BLOG: quem tu mais respeitas desde o principio? pelo contributo a cultura hip hop, por dropar etc
REPTILE: sem sombra de dúvidas Kool Klever.
BLOG: Grupo de rap da Banda?
REPTILE: grupo de rap so pode mesmo ser os SSP, que agora já não estão juntos.. há alguns outros que curto mas falham muito noutros aspectos então não sei se vale a pena mencionar
BLOG: Mc angolano?
REPTILE: Reptile
BLOG: Mc Moz?
REPTILE: Duas Caras
BLOG: Mc americano?
REPTILE: são bué mas o numero 1, Jay-Z
BLOG: Lusofonia?
REPTILE: Valete
BLOG: e com quem destes tu melhor te identificas?
REPTILE: com o primeiro o angolano, hahah xtou no gozo, olha ha muitos outros mas esses acho que são os principais e quanto a identificação é tipo aprendo com eles todos um bocado de cada um... as cenas que eu admiro em cada um fazem um melhor Reptile.
BLOG: vamos falar das tuas punch lines
REPTILE: na boa,
BLOG: diz-se por ai que são traduções de cenas do Jay-z
REPTILE: hahaha...sério?
BLOG: o que tens a dizer?
REPTILE: eu ja achava que o facto de os rappers daqui terem makas em não falar inglês fosse grave.. agora ja sabem? haha, nah bro é do género primeiro acho que estou numa fase boa em termos de droppar e há people que se calhar não curte e tentam sempre arranjar algo pra não dar mérito ou pra tirar crédito, o máximo que podemos encontrar são cenas parecidas porque inspiro-me em alguns rappers não só americanos, e admito que já traduzi mas isso foi ha bué para ai uma 2 linhas
BLOG: as tuas letras, tu vives o que cantas? ostentas riqueza nas letras
REPTILE: CONCERTEZA... quanto a ostentar...acho k têm k ouvir com mais atenção... eu não digo que sou rico, digo que tenho cenas e tenho mesmo e o facto de enaltecer essas cenas é exactamente porque para tê-las dispendo esforços, e ja agora falando nisso é outra cena que acho que aqui na banda falta nos rappers é rapparem o que fazem e vivem... descridibilizo totalmente quando um rapper fala de cenas k não faz e nem tem.
BLOG: Como foi gravar o teu disco? estas satisfeito com o produto?
REPTILE: com certeza... estou muito satisfeito... e foi muito bom pra mim gravar esse album porque mostra muita cena minha que o people desconhecia...o people esta muito habituado ao Tile com as punches na cara e as dicas sujas...muita gente pensou que era só o que eu sabia fazer, com o álbum mostrei saber fazer muita cena
BLOG: o que o povo de cabinda pode esperar da tua actuação la?
REPTILE: tipo love songs, mensagens, musica engraçada, e a forma como vejo muita coisa aqui na banda, olha de certeza que vão ter um Reptile com de tudo um bocado, porque vou droppar cenas da mixtape ficheiros secretos e cenas do álbum.. acima do limite
BLOG: Reptile ganhou a primeira sondagem das punch lines da banda aqui no BLOG, que palavras tens para quem te votou?
REPTILE: olha agradeço pelo facto de votarem e de consumirem as minhas cenas, afinal eles são os responsáveis pelo nome que tenho então só faço boa música por eles e pra eles
BLOG: se tiveres que elegeres a punch mais forte qual seria?
REPTILE: haha, damn essa é dificil, mas lembrei-me é uma que tenho no album...na musica com o titulo RAPPERS, digo assim...BAIXO O MEU NÍVEL QI PRA VENDER NESSE MERCADO/PORQUE A COMPETIÇÃO SÓ PENSA UM BOCADO.
BLOG: perspectivas pro futuro?
REPTILE: perspectivas pro futuro são promover mais o album e a mixtape de modos a fazer com que Angola e não só conheça o meu trabalho
BLOG:o que as pessoas não sabem sobre o tile e gostarias que soubessem?

REPTILE: Queria que soubessem que o motivo das linhas que contêm beefs só foi mesmo pra mostrar a certos rappers que eu faço isso melhor que eles... não por querer atenção nem nada disso porque sinceramente não preciso de falar de alguém para ter os olhos sobre mim...shout outs: vão primeiro : prós meus cães da Pirline, pro meu nigga Raiva, pro Kapo, pra minha esposa e pro meu filho Hendell.



Aqui vão 3 sons de reptile pra vocês fazerem download ya:

Ergue a cabeça - download

Luanda Gangsta - download

Rappers - download



GIRABOLA 2008

a pedido do meu bro sizwe, na sexta-feira estará postado aqui no blog os resultados,classificação e jogos seguintes do Girabola(campeonato angolano de futebol).

ELEIÇÕES 2008

reclamações às rejeições de processos de candidaturas às eleições legislativas não produziram qualquer alteração na decisão do Tribunal Constitucional, que ontem mesmo procedeu à entrega à Comissão Nacional Eleitoral da lista dos partidos considerados concorrentes ao pleito de cinco de Setembro.São no total 10 partidos e quatro coligações de partidos. Os números finais foram apresentados pelo juiz presidente do Tribunal Constitucional, Rui Ferreira, no acto de entrega da lista de candidaturas ao presidente da CNE, Caetano de Sousa.Conforme as disposições contidas no artigo 16º da Lei Eleitoral, e na presença de juízes, juristas, e funcionários das duas instituições, o presidente do CNE, recebeu das mãos de Rui Ferreira, a lista, contendo as candidaturas do MPLA, UNITA, PRS, PDP-ANA, PLD, PAJOCA, FNLA, PRD, PADEPA, FpD e, das coligações PPE, FOFAC, Angola Democrática e Nova democracia. De fora da corrida eleitoral ficaram um total de 63 formações políticas, entre as quais se inclui o PSD, PNDA, PDA, PREA, PSA e a coligação POC.Segundo Rui Ferreira, o Tribunal recebeu 34 pedidos de participação nas eleições, envolvendo um total de 7.371 candidatos a deputados, e 5.525 eleitores apoiantes dessas candidaturas, sendo que no conjunto de análise, foram apreciados mais de 1.200.000 páginas de processo.“No processo de apreciação das candidaturas o Tribunal tomou a decisão de considerar aceites a participação de 14 concorrentes. Feita a publicação inicial das candidaturas recebeu 24 reclamações que foram apreciadas. Neste momento os respectivos processos estão terminados, e nos termos da Lei não se admitem novas reclamações uma vez que todas estão transitadas em julgado”, assegurou.O trabalho foi desenvolvido por equipas multidisciplinares e multisectoriais de aproximadamente 400 pessoas, entre juízes, juristas, funcionários seniores dos serviços de identificação do Ministério da Justiça e do Ficheiro Informático do Registo Eleitoral, que trabalharam ininterruptamente durante vin­te dias, no processo de apreciação e reapreciação das candidaturas. No cômputo geral foram proferidos 73 acórdãos.Entretanto, ainda do conjunto de processos apreciados aquele órgão de justiça apurou 5.048 candidatos a deputados, tendo deste número excluído 2.173. Já no total de cidadãos eleitores apoiantes de candidaturas o órgão considerou em situação conforme 398.064, enquanto que exclui 106.000 processos.Igualmente foi detectada documentação falsa. O juiz presidente do Tribunal, Rui Ferreira adiantou que, constam especificamente, 562 bilhetes de identidade falsos, 559 certificados de registo criminal, uns comprovadamente falsos e outros em situação de não conformidade.“Como é de Lei este Tribunal fará a extracção da respectiva documentação ao Ministério Público para que este decida o que fazer a respeito”, disse.

segunda-feira, 28 de julho de 2008

POLIVALENTES

Pra quem não conhece eles são os polivalentes(teachers do flow),dupla de rapers angolanos( Celder e Pirakinideo) e podem crer esses dois que fazem não é de bem. brevemente vocês vão poder fazer download aqui no blog de algumas tracks deles. Eles são mesmo bonsssssssssss!!!!!!!!......