KIANGOLA


I made this widget at MyFlashFetish.com.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Retrospectiva...Resultado...Reflexão." Enquete Kiangola "

Na primeira enquete feita pelo meu, teu, nosso kiangola questionou-se a todos os kiangolanos e não só o que achavam sobre o nivel escolar dos angolanos; eis os resultados:



Muito bom - 0 (0%)

Bom - 0 (0%)

Mediucre - 10 (66%)

Mau - 1 (6%)

Pessimo - 4 (26%).



Reflexão:A capacidade e desenvolvimento intelectual do ser humano é factor primordial para o desenvolvimento de um e qualquer estado. 
Como Kiangolano que sou depois destes resultados sinto -me bastante intristecido por saber conscientemente que a maior parte das pessoas acham que o nivel escolar dos angolanos é mediucre.

Nada contra a opinião de ninguem ate porque num pais democratico como angola há que , pelo contrario é importante que as mesmas abram as vistas, observem o que está errado e criem mecanismos solucionaveis para tais tipos de assunto. Haja desenvolvimento...

Já em curso a nova enquete.

O2 " La défense "


O grupo musical angolano O2 conta reeditar no final deste mês, em Portugal, o seu novo "single" promocional "La Défense", publicado em Agosto último, informou em Luanda, o vocalista Bigu Ferreira. 
Falando à Angop, o músico disse que o grupo pretende fabricar mais oito mil ou dez mil cópias, para dar suporte à agenda de digressões pelas várias províncias do país, visto terem restado apenas mil e 400 cópias da primeira tiragem. 
O novo single do grupo, editado pela AQ Produções, congrega cinco temas, tocados na linha melódica do zouk e kizomba, tendo como destaques as canções "Não é Bandida" e "I Miss Girl". Em Janeiro de 2009, o grupo prevê publicar o novo álbum. 
Participaram do presente trabalho, masterizado e editado em Portugal, o baterista Jean Phillipe Fan Fan, das Antilhas, o baixista Guy Nsangue, dos Camarões, e o guitarrista Johnny Fonseca, de Cabo Verde, além das coristas Linda (Antilhas) e Stefany (Brasil). 
Bigu Ferreira, um dos quatro integrantes do grupo, anunciou, por outro lado, uma deslocação do grupo à província de Benguela, a 27 deste mês, com o objectivo de intensificar a promoção de "La Défense". Segue-se um espectáculo de lançamento oficial do single num dos restaurantes da Ilha de Luanda, a dois de Outubro, e uma deslocação a Macau, onde participam de um a oito de Novembro no Festival da Lusofonia. A dez do mesmo mês, o quarteto conta actuar numa gala alusiva ao 33º aniversário da Independência Nacional, a celebrar-se dia 11 de Novembro, precisou.

Faça o download do Single " La Défense "

don Q cubata - O2

I miss Girl - O2

Não é Bandida - O2

Tempo de +++ - O2

Tu me 10controlas - O2

Ciência e Tecnologia " PC "


O Ministério da Ciência e Tecnologia lançou, terça-feira, em Luanda, os Portais de Conhecimento e do Investigador, bem como apresentou o Mapa Etno-Escultural de Angola.

O lançamento destes dois portais consta dos desafios iniciados há 11 anos pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. O público pode ter acesso aos mesmos através do endereço electrónico www.portalconhecimento.gov.ao.

A implementação do Portal do Conhecimento, que possui sistemas que permitem o registo de trabalhos de investigação e a divulgação de trabalhos de fim curso, teses de licenciaturas, doutoramentos.

É um portal que permitirá aos estudantes obter informações académicas e científicas e estará ligado a especialistas do ramo de ciência e tecnologia.

O portal é um projecto de integração do Governo e a área académica com o objectivo de se construir uma sociedade informada, fazendo ainda parte dos projectos elaborados pelas empresas nacionais, visando o apetrechamento do Arquivo Histórico de Angola.
O portal servirá também para aproximar os investigadores entre si, independentemente da sua localização geográfica, criando um fórum de discussão entre eles, a biblioteca de obras que permitirá ao meio académico uma pesquisa mais aprofundada.

Segundo o titular o ministro da Ciência e Tecnologia, João Baptista Ngadagina, o Mapa Etno-Escultural abrange um conjunto sócio escultural das figurais dos povos de Angola, caracterizado pela distribuição desequilibrada dos seus objectos esculturais.

Salientou haver pouca documentação e informação científica, sendo, portanto, prioridade o levantamento das infra-estruturas existente, a determinação do quadro legal de apoios as actividades de investigações, a criação de programas e projectos de desenvolvimento, como avaliação dos resultados.

Entre as prioridades do ministério, de acordo com o governante, consta a contribuição para o combate a fome e a redução da pobreza, com a criação, no país, de laboratórios de referência no domínio da saúde e controlo dos alimentos.

Adiantou que vai se propôr ao Governo Central a criação do fundo de desenvolvimento Cientifico e tecnológico e a criação do prémio de investigação científica. Perspectiva ainda a inovação tecnológica, por formas a continuar a formação e especialização dos investigadores e técnicos e nacionais.

A fonte salientou que o ministério vai estabelecer e assinar protocolos decolaboração cientifica com as universidades existentes no país e com alguns institutos de investigação científica.

Presenciaram o lançamento o ministro da Saúde, Ruben Sicato, o secretario do Estado para o Ensino Superior, Adão de Nascimento, a vice-ministra das Pesca, Victória Barros, entre outras individualidades.

Neto " Figura Histórica "

O ministro da Assistência e Reinserção Social, João Baptista Kussumua, considerou o primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, “importante figura histórica na luta de libertação nacional e, consequentemente, na proclamação da independência, a 11 de Novembro de 1975”. O governante, que discursava durante o acto central do Dia do Herói Nacional, no Sumbe (Kwanza-Sul), em representação do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, disse que na base desta data está a figura de Agostinho Neto, cujos ensinamentos continuam actuais e inspiram o desenvolvimento do país e as relações de Angola com a África e o mundo. Segundo o ministro, pelos inigualáveis feitos, postura e por tudo de bom que Agostinho Neto fez por Angola e para os angolanos, o dia 17 de Setembro foi institucionalizado como Dia do Herói Nacional. Kussumua considerou que todos os anos a data deve constituir um marco de reflexão, sobretudo para as gerações mais novas, permitindo-lhes “absorver os elementos e informações necessárias ao enriquecimento dos seus conhecimentos sobre a vida e obra do Guia da Revolução Angolana”. “Quer como médico, área em que a sua acção humanista transcendeu as fronteiras angolanas, quer como poeta, o Presidente Neto ainda hoje merece referência em todo o mundo. Como político e Estadista, ele deixou uma marca que sobressai na actualidade”, disse.O governador do Kwanza-Sul, Serafim Maria do Prado, disse que honrar a memória do primeiro Presidente de Angola é dedicar especial atenção aos esforços de reconstrução nacional e de melhoria das condições de vida da população.“O dia 17 de Setembro não é apenas do Herói Nacional, também o é do poeta, médico e do líder, daquele que numa vida inteiramente dedicada à causa nacional proclamou, de forma eloquente, perante a África e o Mundo, o surgimento da Nação Angolana”, frisou. O acto central do Dia do Herói Nacional foi assistido pelos ministros da Cultura, Boaventura Cardoso, igualmente coordenador do grupo de acompanhamento do Conselho de Ministros para o Kwanza-Sul, do Planeamento, Ana Dias Lourenço e por Maria Eugénia Neto, além de outros membros do Governo Central.




Matias Damásio " Novo Album Dia 5 de Outubro "

O músico Matias Damásio tem previsto o lançamento, no dia cinco de Outubro, na portaria do Cine Atlântico, em Luanda, do seu mais recente trabalho discográfico intitulado “Amor e Festa na lixeira”.Segundo o produtor do artista, em entrevista à Angop, Mota Lemos, o disco, produzido em Angola, Paris (França) e Portugal, traz a público temas com referências e mensagens de amor, o dia-a-dia do quotidiano angolano, em particular do benguelense, terra onde o músico nasceu.Com 12 temas, o disco contou com a participação de elementos da Banda Maravilha, Caló Pascoal, Maya Cool, Dina Santos e Heav C, entre outros artistas ­nacionais.A produção esteve a cargo de Jorge Cervantes, Quintino e Heav C. Numa primeira fase, de acordo com a fonte, serão colocados no mercado 10 mil cópias de “Amor e Festa na Lixeira”, a serem vendidos no valor de mil kwanzas.Autor de temas como “Luanda”, “Angola”, “Noite fria”, “Quem me dera”, “Saudade”, “Mãe querida”, “11 de Novembro”, “Povo”, “Porquê” e “Mboa Ana”, Matias Damásio começou a cantar em festivais religiosos. Em 2001, participou nos “castings” do concurso Estrelas ao Palco da LAC- Luanda Antena Comercial, onde entre quinhentos concorrentes ficou entre os 12 finalistas.No ano seguinte, participa, ao lado da Banda Maravilha e de João Alexandre, no concurso “Domingão Coca-Cola”, onde obteve o segundo lugar. Em 2003, vence o Festival da Canção “Cidade de Luanda” e a Gala à Sexta-Feira da Televisão Pública de Angola (TPA). Dois anos depois, arrebatou o Prémio do Festival da Canção da LAC- Luanda Antena Comercial.

Carnaval 2009 " Já começou "

As verbas destinadas à preparação dos grupos para o Carnaval-2009, que será realizado no mês de Fevereiro, vão ser distribuídas no prazo de um mês, segundo o director da Acção Cultural, Carlos Vieira Lopes.Em declarações ao JA, no culminar da abertura (assalto) da próxima edição do Carnaval de Luanda, realizada ontem na Marginal, Carlos Vieira Lopes disse que a intenção de dotar financeiramente os grupos, daqui a 30 dias o mais tardar, permitirá que os mesmos trabalhem com muita antecedência e tenham melhor desempenho no Carnaval-2009.Pronunciando-se acerca do “Assalto ao Carnaval”, em que desfilaram 24 grupos, o director da Acção Cultural salientou que os grupos devem trabalhar muito a fim de melhorem as suas canções em todos os aspectos, tais como a letra, melodia e harmonia, assim como a indumentária e a coreografia. O “assalto” foi também presenciado pelo vice-governador de Luanda para a Área Técnica, Bento Soyto. Para ele, a exibição dos grupos é prenúncio de que na próxima edição “teremos um Carnaval melhor”.Além disso, considerou o desfile como um incentivo à preparação dos grupos, no sentido de participarem activamente na 31ª edição do entrudo. Bento Soyto afirmou que o facto de o Carnaval-2009 ter dado o pontapé de saída no Dia do Herói Nacional, significa uma honra e reconhecimento que o povo angolano tem demonstrado à figura do fundador da Nação angolana.Dentre os grupos que, das 16h00 às 19h00, se fizeram representar na Marginal, destacaram-se todos os das categorias A, B e C (Infantil). O grupo União Cassules do Ngola Kiluange, da classe infantil, abriu o desfile e o União Mundo da Ilha fechou-o. Mas antes passaram também o União 54, da Samba, o União Kiela, do Sambizanga, o União 10 de Dezembro, da Maianga, e o Unidos do Caxinde, da Ingombotas, dentre outros.O Zorro, que se apresenta de vestes negras no grupo União Mundo da Ilha, depois de terem se apresentado, já no fim do assalto, disse à nossa reportagem que estão a preparar-se para mostrar muitas inovações na próxima edição do entrudo. “Primamos sempre pelas surpresas. Por isso, vamos nos preparar no sentido de mostrarmos nova alegoria, canção e esquema, tal como gostamos de brincar o Carnaval fazendo dele uma caixa de surpresas”, aflorou o bailarino.

Bilhete de Identidade

o delegado provincial da justiça, Sabino Wassi, aconselhou hoje, no Kuito (Bié), os cidadãos da região e de outros pontos do país a trocar o bilhete de identidade antigo pelo informático.

O responsável sublinhou que, para aqueles cidadãos que persistem em manter o bilhete identidade de cor amarelo, devem dirigir-se a conservatória para tratar o registo de nascimento e posteriormente emitir o B.I informático.

Sabino Wassi avisou que os bilhetes que se tratavam nos anos passado nas delegações provinciais da justiça com pouca segurança de falsificação têm os dias contados para a sua revogação.

"Estamos a notar que muitos dos cidadãos desta parcela do país, portadores do B.I antigo, já não se preocupam em tratar o "informático", disse, acrescentando que a situação afecta as pessoas em condição de vitalícios.

A fonte assegurou que, actualmente a aquisição do BI informatizado já não é morosa, como acontecia em tempos passados, devido as novas medidas tomadas pela sua instituição.

José Sayovo " Satisfeito "

O velocista José Sayovo Armando mostrou-se satisfeito com o seu desempenho na XIII edição dos jogos paralímpicos encerrados hoje na cidade de Pequim, China, em função das três medalhas de prata que conquistou nos 100, 200 e 400 metros, para deficientes visuais, classe t11.
Em entrevista hoje à Angop, em Pequim, a maior referência do atletismo adaptado angolano referiu que esteve melhor, relativamente à edição anterior, em que conquistou três medalhas de ouro, reconhecendo que a presente edição foi mais competitiva.
“Nestes jogos apareceram atletas novos com grande nível competitivo e de países com melhores condições de trabalho, por isso, considero a minha prestação positiva em função das nossas limitações em termos de trabalho”, frisou.
Para José Sayovo é necessário maior investimento a nível do treinamento porque em Angola ainda se trabalha em terreno baldio, quando em outros países tem campos com pistas disponíveis e condições de treinamento adequadas a alta competição.
Reconheceu que o brasileiro Lucas Prado, o novo recordista paralímpico nos 100 e 200 metros, esteve melhor nos jogos terminados hoje, mas em sua opinião, o quadro poderá inverter nas próximas competições.
O atleta que conservou o recorde paralímpico nos 400 metros batido em Atenas2004 de 50 segundos e três décimos afirmou que, com aposta no trabalho, Angola poderá aparecer melhor nas próximas competições nomeadamente o campeonato do mundo em 2009.


Petro de Luanda

O Petro de Luanda, vice-campeão africano, prescindiu das preliminares da Taça dos Clubes Campeões de basquetebol sénior masculinos, marcadas para a Zâmbia mas sem data, informou segunda-feira o técnico da equipa Alberto de Carvalho “Ginguba”.

Em declarações à Angop, o treinador alegou que a modalidade no clube "tricolor" precisa reorganizar-se internamente, pelo que optaram apenas pela competição interna onde pretendem reconquistar, entre vários troféus, o do Campeonato Nacional.

"Enviamos uma carta a Federação Angolana da modalidade (FAB) a informar a nossa intenção de não disputar, este ano, a Taça dos Campeões.

Temos um novo director técnico (Benjamim Romano) e optamos por primeiro reorganizar-nos administrativa e desportivamente”, justificou.

O director técnico da FAB, Nuno Teixeira, confirmou a intenção da formação "petrolífera" e acrescentou que para cobrir a vaga poderá candidatar-se o terceiro classificado da temporada 2007 (Interclube).
De acordo com a fonte, Petro de Luanda e 1º de Agosto (campeão e vice em 2007) são as duas equipas com direito a disputar as preliminares este ano.


Eleições 2008 " Resultados Finais "

A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) divulgou, terça-feira, em Luanda, os resultados definitivos das eleições legislativas de 5 de Setembro nas 18 províncias do País. Votaram em Luanda, um milhão 971 mil e 963, representando 82,42 porcento de participação. Eis os resultados definitivos:

Luanda: MPLA 1. 448. 096 (78, 79%) ; UNITA 258.474 (14,6%) FNLA 28.339 (1,54%) ; PRS 23.253 (1,27%) ; PDP-ANA 21. 413 (1,17%); ND 11.437 (0,62%) ; FD 10.187 (0,55%) ; PLD 7.780 (0,42%) ;PADEPA 6.101 (0,33%) ; PAJOCA 5.826 (0,32%) PRD 5.053 (0,27%); AD-Coligação 4931 (0, 27%) ; PPE 3.602 (0,20%) ; FOFAC 3.373 (0,18%)

Lunda Norte: MPLA 171912 (65,34%), PRS 62984 (23,94), UNITA 17908 (6,81), ND 2479 (0,94), PDP-ANA 1330 (0,51), PLD 1184 ; (0,45), FNLA 1103 (0,42), AD 1005 (0,38), PADEPA 849 (0,32), PAJOCA 566 (0,22), PRD 510 (0,19), PPE 449 (0,17), FpD 437 (0,17) e FOFAC 383 (0,15%).

Cabinda: MPLA 85938 (62,77%), UNITA 42940 (31,37), PRS 2262 (1,65), PLD 936 (0,68), FNLA 916 (0,67), FpD 759 (0,55), PDP-ANA 678 (0,50), ND 573 (0,41), PAJOCA 397 (0,29), PADEPA 397 (0,29), PRD 337 (0,25), AD-Coligação 322 (0,24), PPE 276 (0,20) e FOFAC 212 (0,15%).

Namibe: MPLA 109490 (94,35%), UNITA 3356 (2,89), ND 1021 (0,88), PRS 742 (0,64), FNLA 257 (0,22), PLD 201 (0,17), PDP-ANA 161 (0,14), PAJOCA 140 (0,12), PADEPA 135 (0,12), PRD 125 (0,11), FPD 123 (0,11), FOFAC 117 (0,10), AD-Coligação 116 (0,10) e PPE 64 (0,6%).

Zaire: MPLA 85795 (67,49%), FNLA 20985 (16,51), UNITA 13009 (10,23), PRS 2054 (1,62), PDP-Ana 1101 (0,87), ND 1050 (0,83), PLD 526 (0,41), Fofac 508 (0,40), PPE 490 (0,39), PAJOCA 402 (0,32), PRD 343 (0,27), AD-Coligação 337 (0,27), PADEPA 281 (0,22) e FpD 245 (0,19%).

Moxico: MPLA 165349 (85,29%), PRS 10846 (5,59), UNITA 10590 (5,45), ND 2818 (1,45), FNLA 849 (0,44), PLD 607 (0,31), AD-Coligação 573 (0,30), PADEPA 393 (0,20), FOFAC 379 (0,20), PPE 340 (0,18), PDP-ANA 326 (0,17), PAJOCA 315 (0,16), PRD 283 (0,15), FPD 193 (0,10%).

Lunda Sul: MPLA 63771 (50,54%), PRS 52666 (41,74), UNITA 4887 (3,87), ND 1047 (0,83), PLD 779 (0,62), AD-Coligação 553 (0,44), PDP-ANA 457 (0,36), FNLA 443 (0,35), PRD 360 (0,29), FPD 308 (0,24), PADEPA 289 (0,23), PAJOCA 272 (0,21), PPE 222 (0,18) e FOFAC 131 (0,10%).

Benguela: MPLA 508.654 (82,51%), UNITA 78.403 (12,72%) ND 8.295 (1,35%), PRS 8.103 (1,31%), FNLA 1.926 (0,31%), PLD 1.863 (0,30%), PADEPA 1.429 (0,23%), PAJOCA 1.412 (0,23%), AD Coligação 1.352 (0,22%), PDP-ANA 1.184 (0,19%), FpD 1.068 (0,17%), PRD 1.047 (0,17%), FOFAC 864 (0,14%) PPE 862 (0,14%).

Bengo: MPLA 84969 (90,24%), UNITA 4109 (4,01), FNLA 2,608 (2,76 %), PRS 804 (0,85), ND 771 (0,82), PLD 195 (0,21), AD-Coligação 163 (0,17), PADEPA 144 (0,15), PDP-ANA 141 (0,15), PAJOCA 129 (0,14), PRD 124 (0,13), PPE 115 (0,12), FOFAC 96 (0,10), FpD 78 (0,08%).

Bié: MPLA 273728 (74,93 %), UNITA 76 651 (18,25), FNLA 1651 (0,45), PRS 7094 (1,94), ND 6110 (1,67), PLD 1408 (0,39), AD-Coligação 1950 (0,53), PADEPA 1591 (0,44), PDP-ANA 738 (0,20), PAJOCA 1157 (0,32), PPE 949 (0,26), FOFAC 745 (0,20), FpD 520 (0,14) e PRD 1012 (0,28%).

Huambo: MPLA 426 226 (82,05 %), UNITA 70.176 (13,51%), PRS 7.448 (1,43%), ND 6069 (1,17%), FNLA 1.521 (0,29%) PLD 1.230 (0,24%) PADEPA 1.049 (0,20%) PAJOCA 1.019 (0,20%) AD Coligação 1.002 (0,19%) PPE 955 (0,18%) PDP-ANA 813 (0,16%) FOFAC 724 (0,14%) PRD 658 (0,13%) FpD 567 (0,11%).

Cunene: MPLA 181.996 (93,37%), UNITA 5.723 (2,94%), ND 2.803 (1,44%), PRS 1.903 (0,98%), FNLA 420 (0,22%), PLD 280 (0,14%), AD Coligação 280 (0,14%) PDP-ANA 258 (0,13%) PAJOCA 254 (0,13%) PADEPA 254 (0,13%) PPE 251 (0,13%) FOFAC 182 (0,09%), PRD 170 (0,09%), FpD 141 (0,07%).

Kwanza Norte: MPLA 136.460 (94,73%), UNITA 2.029 (1,41%), ND 1.703 (1,18 %) PRS 1.174 (0,81%) FNLA 839 (0.58%), PAJOCA 294 (0,20%), PDP-ANA 248 (0,17%), PRD 248 (0,17%) AD Coligação 244 (0,17%), PADEPA 230 (0,16%), PLD 207 (0,14%), PPE 204 (0,14%), FOFAC 194 (0,13%) FpD 116 (0,08%).

Kwanza Sul: MPLA 376. 895 (87,46%), UNITA 26.463 (6,14%), ND 8.938 (2,07%), PRS 7.129 (1,65%), AD Coligação 2.369 (0,55%), FNLA 1.595 (0,37%), PLD 1.302 (0,30%), PADEPA 1.282 (0,30%), PRD 1.189 (0,28%), PAJOCA 885 (0,21%) PDP-ANA 796 (0,18%), FOFAC 741 (0,17%), PPE 728 (0,17%), FpD 643 (0,15%).

Kuando Kubango: MPLA 98.935 (79,64%), UNITA 18.684 (15,04%),PRS 1.991 (1,60%), ND 1.562 ( 1,26%) AD Coligação 523 (0,42%), FNLA 486 (0,39%), PADEPA 406 (0,33), PRD 365 (0,29%), PLD 299 (0,24%), PDP- ANA 258 (0,21%), PAJOCA 221 (0,185) PPE 217 (0,17%), FOFAC 165 (0,13%) FpD 120 (0,10%).

Huila: MPLA 587 231 ( 90,00%) UNITA 30.209 ( 4,63%) ND 13695 ( 2,10%) PRS 7.632 (1,17/%) FNLA 1.910 (0,29%) AD Coligação 1.774 (0,27%) PDP-ANA 1.626 (0,25%) PLD 1.543 (0,24%) PPE 1,239 (0,19%) PAJOCA 1.230 (0,19%) PRD 1.172 (0,18%) PADEPA 1.135 (0,17 %) FOFAC 1.055 (0,16%) FpD 992 (0,15%).

Malanje: MPLA 203.061 (93,12%), UNITA 4.763 (2,18%), PRS 3.296 (1,51%), ND 2.851 (1,31%), PRD 561 (0,26), AD Coligação 545 (0,25%), FNLA 519 (0,24%), PAJOCA 505 ( 0,23%), PADEPA 505 (0,23%), PPE 375 (0,17%),PLD 353 (0,16%),FOFAC 294 (0,135), PDP ANA 275 ( 0,13 %) FpD 154 (0,07%).

Uíge: MPLA 257.722 ( 89,21%), UNITA 11.998 (4,15%), FNLA 5.049 (1,75%),ND 3.929 (1,36%), PRS 3.365 (1,16%), PDP-ANA 1.149 (0,40%), PADEPA 1.070 ( 0,37%) AD Coligação 928 (0,32%), PPE 714 (0,25%), FOFAC 695 (0,24%) PRD 681 (0,24%) PLD 648 (0,22%), PAJOCA 521 (0,18%), FpD 422 (0,15%).

terça-feira, 16 de setembro de 2008

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Falando com Soldado 47 " O Lutante "

Ya pessoal... o nosso segundo entrevistado é soldado 47 um raper que já vem a lutar desde a bue e continua nessa luta sempre firme; curtam a entrevista .

Quem é o Soldado 47 ?
Soldado 47 é um cidadão normal como qualquer um, simpático, amigo, religioso com 7 irmãos, nascido aos 14 de Outubro de 1985, (do signo balança), nativo da terra da palanca negra, musico, trabalhador, estudante do Instituto politécnico Alda – Lara (curso de energia e instalações eléctricas), solteiro sem compromisso, servidor da nação e da alegria.
Porquê o nome Soldado 47 ?
Em nome de Artur Kissanga Dala (pai) fui nomeado como soldado 47, isso em homenagem ao meu general de todos os tempos, Foi ele que me recrutou e me fez jurar a bandeira em defesa da vida Depois do seu passamento físico em 2 de Maio de 1998 aos 44 anos de idade, mudou completamente a minha vida por isso é que depois de 3 anos decide adoptar esse nome. Vivi 9 anos com tropas da força aérea na base belas (bairro popular) Antes tinha outros nomes artísticos tais como: Mc Isa 5, Lir under, Cabo love; Como estes nomes não tinham nada haver comigo decide adoptar o nome soldado 47.
Quando é que começou a cantar rap ?
Comecei a cantar rap na base de belas; engracei-me com a música de alguns rapers como Tupac, Nas, Krs One, 3 vozes que me chamaram muita atenção.Dei entrada do meu curriculum musical em 1996, para trabalhar no mundo da música, fiquei de estágio 4 anos pra ganhar experiência atitude e flow, Mas antes de tudo isso escrevia poesias heróicas. Só em 2000 é que comecei a escrever e a cantar, isto por falta de verbas, o desejo de aparecer já existia, mas sabes com he!


Porque o rap e não outro estilo musical sendo angolano ?
Tocou em mim uma melodia profunda de uma guitarra, um microfone letras com uma informação adequada por isso é que a musica faz parte da minha vida, eu gosto do som do vento, do roncar do motor e muito mais.
Musica pra mim musica não é só rap, também gosto de outros estilos musicais como: Kilapanga, Kizomba, Soul music, Reggae e tantos outros. Mas o rap é o que mais me cativa.
Como é fazer rap em Angola ?
Fazer e cantar rap em Angola não é fácil, mas eu acredito que as coisas estão a mudar e aos poucos nós vamos melhorando. É só acreditar no poder da mudança apesar de existir pessoas infiltradas no movimento atrás da fama instantânea procurando cash em nome da música.
Temos bons produtores musicais, temos bons novos talentos e com isso podemos fazer muito para que a nossa musica seja ouvida dentro e fora de Angola. No entanto é necessário agarrar no marketing e na promoção dos Cds e sobre tudo conservar os direitos dos artistas.
O que achas do beef ?
É bué natural, um artista beefar o outro, mas tem que ser com motivos pra tal, porque só é prejudicial quando é pra ganhar fama. Beef pra mim é tipo uma prostituta que vende o seu corpo através do kumbu. Porque depois surgem as consequências, com o beef não se vai longe, mas sim perto só pra conquistar o nome. Quando namoramos com a Girl do hot boy kuia quando acontece contigo dói, por isso Não acho o beef o caminho certo para desabafar os problemas pessoais.


Quais são as tuas fontes de inspiração?
Tenho muitas fontes de inspiração no rap, uma delas é por gostar muito de música em termos gerais, Porque ela alimenta a minha alma, e o espírito de conhecimentos, com a batida e o kick de uma taróla, exprime uma rima. As minhas fontes de inspiração vêm de vários estilos musicais como Gospel, soul music, reggae e musica folclorica.
No rap: Krs-One, Fat Joe, Nascobar, Lil Wayne etc. Jim Jones, cipress hill e tantos outros. Escrevo com D (Deus) rimo com B (Bênção), Orando para que tudo que eu faço saia bem
O que achas do rap que se faz hoje em angola ?
Temos que pôr em mente que a musica não é diversão ou simplesmente um meio mais fácil de poder subir na vida. Não digo que nada mudou, mas alteraram-se algumas tácticas de fazer rimas, porque estamos mais maduros.
O rap de hoje em dia é barril, nice é bué curtido mas precisa de alguns arranjos e elaboração isso no sentido de se fazer sentir.
Quais são as tuas preferências musicais ?
Angola: Mc k, Keita, Big-l.
América: Ghostaface Killa, Cipress Hill, Jay-z, Lil Wayne, Fat Joe, Kappadona e tantos outros.

Para quando o lançamento do álbum ?
Pra ser sincero não está marcado, mas estou a trabalhar neste sentido quero ainda expandir o meu nome nos 4 cantos da música, Quando acabar a recruta vou jurar a bandeira com o meu 1º trabalho discográfico que terá como titulo “ 1º Passo Depois do Treino “. Enquanto isso sintam as minhas marchas
O que acha do site kiangola ?
Rola na boca do povo. O meu sonho nasceu de novo, com o meu brother pedofilia. O site está super star, para os viciados que querem saber um pouco do artista basta navegar serás friend. Estão de parabéns; graças ao kiangola serei destacado nessa formatura geral com uma leitura essencial.
Ultimas considerações ?
Antes de mais one love, pra todos os niggaz da street, da house e de todos os blocks meus manos estejam firmes com a cabeça erguida. Ninguém nasceu sábio, tudo se aprende como ler, escrever ou ser um profissional. Se não deu certo hoje amanhã vai dar. Procurem trocar experiencias com quem já anda muito tempo no movimento.
As minhas palas vão para todos os soldados do movimento hip-hop, gangstas, comerciais e unders. Aos meus tropas na obra da comunicação social (produção de beats)
Ao: Mr.Celio (So Business Man), vivi (Etu produções) Hamilton (nós produções) Boni (diferencial estúdio), Jorge Jeremias (produtora) Repboy(P.Block Record).
Aos meus brothers: Tito Artur, Lucas Artur, Mador Artur, Teresa Artur, Nelson Artur, Ferraz Artur e Netinha Artur. Aos meus friends: Mc K, Cage1, Nigga tchuck, Paulo, Dallas, Lopes, Ju, Maya, Gil, Eduzi, Manucho, Blis-b, Rof, Leandro, Nazaré, tussa, Berito (A.O.S) Pedofilia (Kiangola), Aldef e tantos outros que vivem no meu coração.
Peace and love mós niggaz.

Aqui vão algumas Musicas de soldado 47 (clique na musica para fazer o download):

Musicado Angolano -Soldado 47
Os Meus Momentos - Soldado 47
ecos e factos - Soldado 47
divaldo playa - Soldado 47

17 de Setembro " Dia do Heroi Nacional "

A juventude angolana deve ler bastante e com muita atenção as obras literárias do “poeta maior” Agostinho Neto, de modo a conhecer o seu percurso e o seu contributo no mundo cultural, aconselhou sábado, em Luanda, o nacionalista Paulo Teixeira Jorge.De acordo com o nacionalista, que falava à Angop, à margem da gala em homenagem ao Herói Nacional, realizada no Cine Tropical, lendo obras de Agostinho Neto, os jovens poderão manter contacto com o seu pensamento sobre a afirmação do país no mundo da cultura e o desenvolvimento das belas artes.“Como escritor, Agostinho Neto sempre defendeu e lutou pela expansão das artes angolanas fora de portas. Foi um grande impulsionador da cultura nacional, tendo feito parte dos primeiros corpos gerentes da União dos Escritores Angolanos (UEA)”, elucidou.Paulo Jorge reforça, por isso, o seu conselho para que a juventude possa participar directamente em actos culturais ou em acções que contribuam para a divulgação da cultura angolana no estrangeiro.“A juventude deve e é obrigada a participar em actos culturais, porque a cultura é a alma de um povo. Sem cultura ficamos praticamente sem identidade”, reforçou o deputado do MPLA.Angolanos devem mostraro seu valor ao mundoO nacionalista Paulo Teixeira Jorge defendeu a necessidade dos angolanos manterem, perante às potências internacionais, a sua posição de independência, de modo a consolidar a identidade sócio-cultural e política.Paulo Teixeira Jorge, que é igualmente secretário para as Relações Exteriores do MPLA, afirmou que só desta forma se poderão manter vivos os ideais de Neto.“Os angolanos devem manter perante a comunidade internacional a sua posição de um Estado independente e soberano”.

Eleições 2008

Eleições Legislativas 2008: Resultados Definitivos do Escrutínio Correspondentes a 17 Províncias

Bengo

Mesas Totais 987
Total Votantes 108.758 92,44%
Deputados a eleger: 5
Mesas Escrutin. 987
Votos Válidos 94.444 86,84%
Mesas Incidências 0
Votos Brancos 4.311 3,96%
Boletins Recebidos 148.392
Votos Nulos 9.430 8,67%
Bol. Urna Espec. 15.368
Votos Reclamados 573 0,53%
Bol. Não Utiliz. 38.170Bol. Inutilizad. 964
Siglas Nome Votos %
MPLA MPLA 84.967 89,97%
UNITA UNITA - União Nacional para a Independência Total de Angola 4.109 4,35%
FNLA Frente Nacional de Libertação de Angola 2.608 2,76%
PRS Partido de Renovação Social 804 0,85%
ND Nova Democracia União Eleitoral 771 0,82%PLD Partido Liberal Democrático 195 0,21%
AD Angola Democrática - Coligação 163 0,17%
PADEPA Partido de Apoio Democrático e Progresso de Angola 144 0,15%
PDP-ANA Partido Democrático para o Progresso Nacional de Aliança Nacional Angolana 141 0,15%
PAJOCA Partido da Aliança Juventude Operária Camponesa de Angola 129 0,14%
PRD Partido Renovador Democrático 124 0,13%
PPE Plataforma Política Eleitoral 115 0,12%
FOFAC Fórum Fraternal Angolano Coligação 96 0,10%
FpD Frente para a Democracia 78 0,08%

Cuando Cubango
Mesas Totais 1.020 Total Votantes 150.933 97,35%
Deputados a eleger: 5
Mesas Escrutin. 1.020
Votos Válidos 124.232 82,31%
Mesas Incidências 0
Votos Brancos 4.922 3,26%
Boletins Recebidos 175.951
Votos Nulos 5.277 3,50%
Bol. Urna Espec. 10.646
Votos Reclamados 16.502 10,93%
Bol. Não Utiliz. 47.641
Bol. Inutilizad. 1.295
Siglas Nome Votos %
MPLA MPLA 98.935 79,64%
UNITA UNITA - União Nacional para a Independência Total de Angola 18.684 15,04%
PRS Partido de Renovação Social 1.991 1,60%
ND Nova Democracia União Eleitoral 1.562 1,26%
AD Angola Democrática - Coligação 523 0,42%
FNLA Frente Nacional de Libertação de Angola 486 0,39%
PADEPA Partido de Apoio Democrático e Progresso de Angola 406 0,33%
PRD Partido Renovador Democrático 365 0,29%
PLD Partido Liberal Democrático 299 0,24%
PDP-ANA Partido Democrático para o Progresso Nacional de Aliança Nacional Angolana 258 0,21%
PAJOCA Partido da Aliança Juventude Operária Camponesa de Angola 221 0,18%
PPE Plataforma Política Eleitoral 217 0,17%
FOFAC Fórum Fraternal Angolano Coligação 165 0,13%
FpD Frente para a Democracia 120 0,10%

Benguela
Mesas Totais 4.657
Total Votantes 699.727 90,10%
Deputados a eleger: 5
Mesas Escrutin. 4.657
Votos Válidos 616.462 88,10%
Mesas Incidências 0
Votos Brancos 24.857 3,55%
Boletins Recebidos 918.915
Votos Nulos 50.601 7,23%
Bol. Urna Espec. 49.990
Votos Reclamados 7.807 1,12%
Bol. Não Utiliz. 199.297
Bol. Inutilizad. 5.622
Siglas Nome Votos %
MPLA MPLA 508.654 82,51%
UNITA UNITA - União Nacional para a Independência Total de Angola 78.403 12,72%
ND Nova Democracia União Eleitoral 8.295 1,35%
PRS Partido de Renovação Social 8.103 1,31%
FNLA Frente Nacional de Libertação de Angola 1.926 0,31%
PLD Partido Liberal Democrático 1.863 0,30%
PADEPA Partido de Apoio Democrático e Progresso de Angola 1.429 0,23%
PAJOCA Partido da Aliança Juventude Operária Camponesa de Angola 1.412 0,23%
AD Angola Democrática - Coligação 1.352 0,22%
PDP-ANA Partido Democrático para o Progresso Nacional de Aliança Nacional Angolana 1.184 0,19%
FpD Frente para a Democracia 1.068 0,17%
PRD Partido Renovador Democrático 1.047 0,17%
FOFAC Fórum Fraternal Angolano Coligação 864 0,14%
PPE Plataforma Política Eleitoral 862 0,14%

Cuanza Norte
Mesas Totais 896
Total Votantes 156.666 100,00%
Deputados a eleger: 5
Mesas Escrutin. 896
Votos Válidos 144.055 91,95%
Mesas Incidências 0
Votos Brancos 6.519 4,16%
Boletins Recebidos 226.500
Votos Nulos 4.858 3,10%
Bol. Urna Espec. 10.145
Votos Reclamados 1.234 0,79%
Bol. Não Utiliz. 58.143
Bol. Inutilizad. 10.238
Siglas Nome Votos %
MPLA MPLA 136.460 94,73%
UNITA UNITA - União Nacional para a Independência Total de Angola 2.029 1,41%
ND Nova Democracia União Eleitoral 1.703 1,18%
PRS Partido de Renovação Social 1.174 1,81%
FNLA Frente Nacional de Libertação de Angola 839 0,58%
PAJOCA Partido da Aliança Juventude Operária Camponesa de Angola 294 0,20%
PDP-ANA Partido Democrático para o Progresso Nacional de Aliança Nacional Angolana 248 0,17%
PRD Partido Renovador Democrático 248 0,17%
AD Angola Democrática - Coligação 244 0,17%
PADEPA Partido de Apoio Democrático e Progresso de Angola 230 0,16%
PLD Partido Liberal Democrático 207 0,14%
PPE Plataforma Política Eleitoral 204 0,14%
FOFAC Fórum Fraternal Angolano Coligação 194 0,13%
FpD Frente para a Democracia 116 0,08%

Bié
Mesas Totais 2.848
Total Votantes 430.283 91.79%
Deputados a eleger: 5
Mesas Escrutin. 2.848
Votos Válidos 365.304 84,90%
Mesas Incidências 0
Votos Brancos 26.843 6,24%
Boletins Recebidos 560.589
Votos Nulos 29.631 6,89%
Bol. Urna Espec. 29.251
Votos Reclamados 8.505 1,98%
Bol. Não Utiliz. 124.961
Bol. Inutilizad. 2.596
Siglas Nome Votos %
MPLA MPLA 273.728 74,93%
UNITA UNITA - União Nacional para a Independência Total de Angola 66.651 18,25%
PRS Partido de Renovação Social 7.094 1,94%
ND Nova Democracia União Eleitoral 6.110 1,67%
AD Angola Democrática - Coligação 1.950 0,53%
FNLA Frente Nacional de Libertação de Angola 1.651 0,45%
PADEPA Partido de Apoio Democrático e Progresso de Angola 1.591 0,44%
PLD Partido Liberal Democrático 1.408 0,39%
PAJOCA Partido da Aliança Juventude Operária Camponesa de Angola 1.157 0,32%
PRD Partido Renovador Democrático 1.012 0,28%
PPE Plataforma Política Eleitoral 949 0,26%
FOFAC Fórum Fraternal Angolano Coligação 745 0,20%
PDP-ANA Partido Democrático para o Progresso Nacional de Aliança Nacional Angolana 738 0,20%
FpD Frente para a Democracia 520 0,14%

Cuanza Sul
Mesas Totais 3.346
Total Votantes 520.682 98,55%
Deputados a eleger: 5
Mesas Escrutin. 3.346
Votos Válidos 430.955 82,77%
Mesas Incidências 0
Votos Brancos 28.713 5,51%
Boletins Recebidos 642.364
Votos Nulos 51.963 9,98%
Bol. Urna Espec. 27.741
Votos Reclamados 9.051 1,74%
Bol. Não Utiliz. 148.716
Bol. Inutilizad. 1.937
Siglas Nome Votos %
MPLA MPLA 376.895 87,46%
UNITA UNITA - União Nacional para a Independência Total de Angola 26.463 6,14%
ND Nova Democracia União Eleitoral 8.938 2,07%
PRS Partido de Renovação Social 7.129 1,65%
AD Angola Democrática - Coligação 2.369 0,55%
FNLA Frente Nacional de Libertação de Angola 1.595 0,37%
PLD Partido Liberal Democrático 1.302 0,30%
PADEPA Partido de Apoio Democrático e Progresso de Angola 1.282 0,30%
PRD Partido Renovador Democrático 1.189 0,28%
PAJOCA Partido da Aliança Juventude Operária Camponesa de Angola 885 0,21%
PDP-ANA Partido Democrático para o Progresso Nacional de Aliança Nacional Angolana 796 0,18%
FOFAC Fórum Fraternal Angolano Coligação 741 0,17%
PPE Plataforma Política Eleitoral 728 0,17%
FpD Frente para a Democracia 643 0,15%

Cabinda
Mesas Totais 974
Total Votantes 150.415 87,87%
Deputados a eleger: 5
Mesas Escrutin. 974
Votos Válidos 136.902 91,02%
Mesas Incidências 0
Votos Brancos 2.456 1,63% Boletins Recebidos 207.950 Votos Nulos 8.976 5,97%Bol. Urna Espec. 10.120 Votos Reclamados 2.081 1,38%Bol. Não Utiliz. 59.918Bol. Inutilizados 1.527Siglas Nome Votos %MPLA MPLA 85.938 62,77%UNITA UNITA - União Nacional para a Independência Total de Angola 42.940 31,37%PRS Partido de Renovação Social 2.262 1,65%PLD Partido Liberal Democrático 936 0,68%FNLA Frente Nacional de Libertação de Angola 916 0,67%FpD Frente para a Democracia 759 0,55%PDP-ANA Partido Democrático para o Progresso Nacional de Aliança Nacional Angolana 678 0,50%ND Nova Democracia União Eleitoral 563 0,41%PAJOCA Partido da Aliança Juventude Operária Camponesa de Angola 397 0,29%PADEPA Partido de Apoio Democrático e Progresso de Angola 366 0,27%PRD Partido Renovador Democrático 337 0,25%AD Angola Democrática - Coligação 322 0,24%PPE Plataforma Política Eleitoral 276 0,20%FOFAC Fórum Fraternal Angolano Coligação 212 0,25%

Cunene
Mesas Totais 1.640 Total Votantes 214.324 81,70% Deputados a eleger: 5Mesas Escrutin. 1.640 Votos Válidos 194.915 90,94%Mesas Incidências 0 Votos Brancos 6.309 2,94% Boletins Recebidos 313.452 Votos Nulos 11.609 5,42%Bol. Urna Espec. 11.395 Votos Reclamados 1.491 0,70%Bol. Não Utiliz. 96.125Bol. Inutilizad. 2.123Siglas Nome Votos %MPLA MPLA 181.996 93,37%UNITA UNITA - União Nacional para a Independência Total de Angola 5.723 2,94%ND Nova Democracia União Eleitoral 2.803 1,44%PRS Partido de Renovação Social 1.903 0,98% FNLA Frente Nacional de Libertação de Angola 420 0,22%PLD Partido Liberal Democrático 280 0,14%AD Angola Democrática - Coligação 280 0,14%PDP-ANA Partido Democrático para o Progresso Nacional de Aliança Nacional Angolana 258 0,13%PAJOCA Partido da Aliança Juventude Operária Camponesa de Angola 254 0,13%PADEPA Partido de Apoio Democrático e Progresso de Angola 254 0,13%PPE Plataforma Política Eleitoral 251 0,13%FOFAC Fórum Fraternal Angolano Coligação 182 0,09%PRD Partido Renovador Democrático 170 0,09%FpD Frente para a Democracia 141 0,07%

Huambo
Mesas Totais 3.985 Total Votantes 579.372 93,47% Deputados a eleger: 5Mesas Escrutin. 3.985 Votos Válidos 519.448 89,66%Mesas Incidências 0 Votos Brancos 27.556 4,76% Boletins Recebidos 771.780 Votos Nulos 25.549 4,41%Bol. Urna Espec. 38.193 Votos Reclamados 6.819 1,18% Bol. Não Utiliz. 173.953Bol. Inutilizad. 3.692Siglas Nome Votos %MPLA MPLA 426.226 82,05%UNITA UNITA - União Nacional para a Independência Total de Angola 70.167 13,51%PRS Partido de Renovação Social 7.448 1,43%ND Nova Democracia União Eleitoral 6.069 1,17%FNLA Frente Nacional de Libertação de Angola 1.521 0,29%PLD Partido Liberal Democrático 1.230 0,24%PADEPA Partido de Apoio Democrático e Progresso de Angola 1.049 0,20%PAJOCA Partido da Aliança Juventude Operária Camponesa de Angola 1.019 0,20%AD Angola Democrática - Coligação 1.002 0,19%PPE Plataforma Política Eleitoral 955 0,18%PDP-ANA Partido Democrático para o Progresso Nacional de Aliança Nacional Angolana 813 0,16%FOFAC Fórum Fraternal Angolano Coligação 724 0,14%PRD Partido Renovador Democrático 658 0,13%FpD Frente para a Democracia 567 0,11%

Huíla
Mesas Totais 5.104 Total Votantes 747.062 87,61% Deputados a eleger: 5Mesas Escrutin. 5.104 Votos Válidos 652.443 87,33%Mesas Incidências 0 Votos Brancos 35.413 4,74% Boletins Recebidos 1.010.773 Votos Nulos 49.156 6,58%Bol. Urna Espec. 61.633 Votos Reclamados 10.050 1,35%Bol. Não Utiliz. 245.300Bol. Inutilizad. 6.014Siglas Nome Votos %MPLA MPLA 587.231 90,00%UNITA UNITA - União Nacional para a Independência Total de Angola 30.209 4,63%ND Nova Democracia União Eleitoral 13.695 2,10%PRS Partido de Renovação Social 7.632 1,17%FNLA Frente Nacional de Libertação de Angola 1.910 0,29%AD Angola Democrática - Coligação 1.774 0,27%PDP-ANA Partido Democrático para o Progresso Nacional de Aliança Nacional Angolana 1.626 0,25%PLD Partido Liberal Democrático 1.543 0,24%PPE Plataforma Política Eleitoral 1.239 0,19%PAJOCA Partido da Aliança Juventude Operária Camponesa de Angola 1.230 0,19%PRD Partido Renovador Democrático 1.172 0,18%PADEPA Partido de Apoio Democrático e Progresso de Angola 1.135 0,17%FOFAC Fórum Fraternal Angolano Coligação 1.055 0,16%FpD Frente para a Democracia 992 0,15%

Lunda-Norte
Mesas Totais 2.121 Total Votantes 290.889 85,47% Deputados a eleger:5Mesas Escrutin. 2.121 Votos Válidos 263.099 90,45%Mesas Incidências 0 Votos Brancos 12.412 4,27% Boletins Recebidos 361.969 Votos Nulos 12.940 4,45%Bol. Urna Espec. 31.497 Votos Reclamados 2.438 0,84%Bol. Não Utiliz. 84.405Bol. Inutilizad. 2.047Siglas Nome Votos %MPLA MPLA 171.912 65,34%PRS Partido de Renovação Social 62.984 23,94%UNITA UNITA - União Nacional para a Independência Total de Angola 17.908 6,81%ND Nova Democracia União Eleitoral 2.479 0,94%PDP-ANA Partido Democrático para o Progresso Nacional de Aliança Nacional Angolana 1.330 0,51%PLD Partido Liberal Democrático 1.184 0,45%FNLA Frente Nacional de Libertação de Angola 1.103 0,42%AD Angola Democrática - Coligação 1.005 0,38%PADEPA Partido de Apoio Democrático e Progresso de Angola 849 0,32%PAJOCA Partido da Aliança Juventude Operária Camponesa de Angola 566 0,22%PRD Partido Renovador Democrático 510 0,19%PPE Plataforma Política Eleitoral 449 0,17%FpD Frente para a Democracia 437 0,17%FOFAC Fórum Fraternal Angolano Coligação 383 0,15%

Lunda-Sul
Mesas Totais 1.067 Total Votantes 135.120 90,96% Deputados a eleger:5Mesas Escrutin. 1.067 Votos Válidos 126.165 93,37%Mesas Incidências 0 Votos Brancos 3.890 2,88% Boletins Recebidos 190.181 Votos Nulos 4.075 3,02%Bol. Urna Espec. 15.718 Votos Reclamados 990 0,73%Bol. Não Utiliz. 47.673Bol. Inutilizad. 823Siglas Nome Votos %MPLA MPLA 63.761 50,54%PRS Partido de Renovação Social 52.666 41,74%UNITA UNITA - União Nacional para a Independência Total de Angola 4.887 3,87%ND Nova Democracia União Eleitoral 1.047 0,83%PLD Partido Liberal Democrático 779 0,62%AD Angola Democrática - Coligação 553 0,44%PDP-ANA Partido Democrático para o Progresso Nacional de Aliança Nacional Angolana 457 0,36%FNLA Frente Nacional de Libertação de Angola 443 0,35%PRD Partido Renovador Democrático 360 0,29%FpD Frente para a Democracia 308 0,24%PADEPA Partido de Apoio Democrático e Progresso de Angola 289 0,23%PAJOCA Partido da Aliança Juventude Operária Camponesa de Angola 262 0,21%PPE Plataforma Política Eleitoral 222 0,18%FOFAC Fórum Fraternal Angolano Coligação 131 0,10%

Malange
Mesas Totais 2.157 Total Votantes 258.547 85,56% Deputados a eleger:5Mesas Escrutin. 2.157 Votos Válidos 218.057 84,34%Mesas Incidências 0 Votos Brancos 14.442 5,59% Boletins Recebidos 345.890 Votos Nulos 22.645 8,76%Bol. Urna Espec. 25.686 Votos Reclamados 3.403 1,32%Bol. Não Utiliz. 82.512Bol. Inutilizad. 1.365Siglas Nome Votos %MPLA MPLA 203.061 93,12%UNITA UNITA - União Nacional para a Independência Total de Angola 4.763 2,18%PRS Partido de Renovação Social 3.296 1,51%ND Nova Democracia União Eleitoral 2.851 1,31%PRD Partido Renovador Democrático 561 0,26%AD Angola Democrática - Coligação 545 0,25%FNLA Frente Nacional de Libertação de Angola 519 0,24% PAJOCA Partido da Aliança Juventude Operária Camponesa de Angola 505 0,23%PADEPA Partido de Apoio Democrático e Progresso de Angola 505 0,23%PPE Plataforma Política Eleitoral 375 0,17%PLD Partido Liberal Democrático 353 0,16%FOFAC Fórum Fraternal Angolano Coligação 294 0,13% PDP-ANA Partido Democrático para o Progresso Nacional de Aliança Nacional Angolana 275 0,13%FpD Frente para a Democracia 154 0,07%

Moxico
Mesas Totais 1.458 Total Votantes 210.786 91,27% Deputados a eleger:5Mesas Escrutin. 1.458 Votos Válidos 193.861 91,97%Mesas Incidências 0 Votos Brancos 7.094 3,37% Boletins Recebidos 268.499 Votos Nulos 5.090 2,41%Bol. Urna Espec. 26.422 Votos Reclamados 4.741 2,25%Bol. Não Utiliz. 85.699Bol. Inutilizad. 1.542Siglas Nome Votos %MPLA MPLA 165.349 85,29%PRS Partido de Renovação Social 10.846 5,59%UNITA UNITA - União Nacional para a Independência Total de Angola 10.590 5,46%ND Nova Democracia União Eleitoral 2.818 1,45%FNLA Frente Nacional de Libertação de Angola 849 0,44%PLD Partido Liberal Democrático 607 0,31%AD Angola Democrática - Coligação 573 0,30%PADEPA Partido de Apoio Democrático e Progresso de Angola 393 0,20%FOFAC Fórum Fraternal Angolano Coligação 379 0,20%PPE Plataforma Política Eleitoral 340 0,18%PDP-ANA Partido Democrático para o Progresso Nacional de Aliança Nacional Angolana 326 0,17%PAJOCA Partido da Aliança Juventude Operária Camponesa de Angola 315 0,16%PRD Partido Renovador Democrático 283 0,15%FpD Frente para a Democracia 193 0,10%

Namibe
Mesas Totais 995 Total Votantes 125.344 87,96% Deputados a eleger: 5Mesas Escrutin. 995 Votos Válidos 116.048 92,58%Mesas Incidências 0 Votos Brancos 4.062 3,24% Boletins Recebidos 183.005 Votos Nulos 3.587 2,86%Bol. Urna Espec. 13.519 Votos Reclamados 1.647 1,31%Bol. Não Utiliz. 49.051Bol. Inutilizad. 1.080Siglas Nome Votos %MPLA MPLA 109.490 94,35%UNITA UNITA - União Nacional para a Independência Total de Angola 3.356 2,89%ND Nova Democracia União Eleitoral 1.021 0,88%PRS Partido de Renovação Social 742 0,64%FNLA Frente Nacional de Libertação de Angola 257 0,22%PLD Partido Liberal Democrático 201 0,17%PDP-ANA Partido Democrático para o Progresso Nacional de Aliança Nacional Angolana 161 0,14%PAJOCA Partido da Aliança Juventude Operária Camponesa de Angola 140 0,12% PADEPA Partido de Apoio Democrático e Progresso de Angola 135 0,12%PRD Partido Renovador Democrático 125 0,11%FpD Frente para a Democracia 123 0,11%FOFAC Fórum Fraternal Angolano Coligação 117 0,10%AD Angola Democrática - Coligação 116 0,10%PPE Plataforma Política Eleitoral 64 0,06%

Uíge
Mesas Totais 3.398 Total Votantes 326.034 72,72% Deputados a eleger:5 Mesas Escrutin. 3.398 Votos Válidos 288.891 88,61% Mesas Incidências 0 Votos Brancos 19.256 5,91% Boletins Recebidos 516.537 Votos Nulos 12.802 3,93%Bol. Urna Espec. 44.614 Votos Reclamados 5.085 1,56%Bol. Não Utiliz. 151.575Bol. Inutilizad. 3.515Siglas Nome Votos %MPLA MPLA 257.722 89,21%UNITA UNITA - União Nacional para a Independência Total de Angola 11.988 4,15%FNLA Frente Nacional de Libertação de Angola 5.049 1,75%ND Nova Democracia União Eleitoral 3.929 1,36%PRS Partido de Renovação Social 3.365 1,16%PDP-ANA Partido Democrático para o Progresso Nacional de Aliança Nacional Angolana 1.149 0,40%PADEPA Partido de Apoio Democrático e Progresso de Angola 1.070 0,37%AD Angola Democrática - Coligação 928 0,32%PPE Plataforma Política Eleitoral 714 0,25% FOFAC Fórum Fraternal Angolano Coligação 695 0,24%PRD Partido Renovador Democrático 681 0,24% PLD Partido Liberal Democrático 648 0,22%PAJOCA Partido da Aliança Juventude Operária Camponesa de Angola 521 0,18%FpD Frente para a Democracia 422 0,15%

Zaire
Mesas Totais 1.043 Total Votantes 136.241 86,64% Deputados a eleger:5Mesas Escrutin. 1.043 Votos Válidos 127.126 93,31%Mesas Incidências 0 Votos Brancos 2.619 1.92% Boletins Recebidos 189.392 Votos Nulos 5.613 4,12%Bol. Urna Espec. 12.627 Votos Reclamados 883 0,65%Bol. Não Utiliz. 47.671Bol. Inutilizad. 770Siglas Nome Votos %MPLA MPLA 85.795 67,49%FNLA Frente Nacional de Libertação de Angola 20.985 16,51%UNITA UNITA - União Nacional para a Independência Total de Angola 13.009 10,23%PRS Partido de Renovação Social 2.054 1,62%PDP-ANA Partido Democrático para o Progresso Nacional de Aliança Nacional Angolana 1.101 0,87%ND Nova Democracia União Eleitoral 1.050 0,83%PLD Partido Liberal Democrático 526 0,41%FOFAC Fórum Fraternal Angolano Coligação 508 0,40%PPE Plataforma Política Eleitoral 490 0,39%PAJOCA Partido da Aliança Juventude Operária Camponesa de Angola 402 0,32%PRD Partido Renovador Democrático 343 0,27%AD Angola Democrática - Coligação 337 0,27%PADEPA Partido de Apoio Democrático e Progresso de Angola 281 0,22%FpD Frente para a Democracia 245 0,19%

ANGOLA ASSUME " OPEP "

A República de Angola vai assumir a presidência rotativa da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP), a partir de Janeiro de 2009, na sequência da nomeação, quinta-feira, do seu ministro dos Petróleos, Desidério Costa.
A nomeação aconteceu na assembleia ministerial da organização, encerrada na madrugada de quarta-feira, na sua sede, em Viena, Áustria.
O governante angolano terá como vice-presidente Galo Chiriboga, ministro das Minas e Energia do Equador.
Em declarações à Angop, Desidério Costa disse que "este é um anúncio que ajuda a projectar política e economicamente o nosso país e é isso que nós pretendemos: colocar Angola no seu devido lugar".
O ministro ressaltou ainda o facto de a notícia chegar num momento muito especial para Angola, que acaba de sair de eleições legislativas.
A República de Angola foi admitida em Dezembro de 2006 como membro de pleno direito da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), durante a 43ª Conferência extraordinária da instituição, que decorreu em Abuja, na Nigéria.
É, actualmente, a origem de cinco porcento das importações petrolíferas norte-americanas (496 mil barris diários) e, no primeiro trimestre deste ano, foi o principal fornecedor de petróleo à China, ultrapassando a Arábia Saudita, graças a um aumento de 55 porcento nas suas exportações para o país asiático.
Presentemente, é o maior produtor de petróleo em África, depois de ter ultrapassado a Nigéria.
Esta é a primeira vez que Angola assume a presidência da organização.
A OPEP volta a reunir-se em Assembleia extraordinária, em Dezembro, na Argélia, já sem a presença da Idonésia, que anunciou a sua saída da organização, por se ter tornado importador de petróleo.

TAÇA CAF " INTERCLUBE "

O Interclube foi goleado ontem, no Estádio El Menzah, na Tunísia, por 0-3 pelo Club Africain, em partida da terceira jornada da Taça da Confederação Africana de Futebol (CAF).
Com esta derrota, os angolanos ocupam a última posição do grupo A com três pontos, ao passo que o Clube Africain é segundo com quatro.
O Haras El Hodoud do Egipto lidera a série com seis pontos.
Na jornada inaugural, os pupilos de Augusto Inácio perderam por 1-4, frente ao Sportive Sfaxien também da Tunísia.
O Interclube recebe no próximo dia 21 o Club Africain, no Estádio 22 de Junho, e no dia 10 de Outubro o Sfaxien.

GIRABOLA 2008

O Petro de Luanda deixou escapar ontem a oportunidade de dilatar a vantagem sobre o segundo classificado, ao consentir empate diante do Atlético Sport Aviação (ASA) a um golo, no destaque da 20ª jornada do Girabola2008. Os petrolíferos inauguraram o marcador aos 44 minutos por David, mas os anfitriões reagiram e aos 74 restabeleceram a igualdade, através de Massinga, numa partida em que Nelo, pelos tricolores, e Ângelo, pelos aviadores, foram expulsos. Com este resultado, o Petro de Luanda (45) mantém a diferença pontual em relação ao vice-líder 1º de Agosto (40), que empatou sábado frente ao Sagrada Esperança (1-1), enquanto o ASA tem agora 28 pontos e caiu para a sexta posição. Além do principal "derby" da ronda, no São Paulo, também na capital, o Kabuscorp do Palanca confirmou o mau momento de forma no Girabola2008, ao perder frente ao Benfica de Luanda, por 0-1, com golo de Vado. Assim, arrisca-se a regressar ao escalão secundário, pois o penúltimo lugar (18 pontos) começa a complicar as contas para a sua permanência, ao passo que os encarnados de Luanda subiram para a quinta posição (29). O grande vencedor foi o sensacional Recreativo do Libolo, vitorioso sábado em casa diante do Petro do Huambo (1-0), com golo do avançado brasileiro Reginaldo. Na Huila, no derby local, o Benfica do Lubango empatou (2-2) com o Desportivo e consolidou a "cauda", com 16 pontos, ao passo que o seu adversário da ronda totaliza agora 20, em antepenúltimo lugar.

Resultados da 20ª jornada:
Kabuscorp - Benfica de Luanda 0-1
ASA - Petro de Luanda 1-1
Recreativo do Libolo - Petro do Huambo 1-0
Santos FC - 1º de Maio 0-1 Interclube - FC Bravos 1-0
1º de Agosto - Sagrada Esperança 1-1
Benfica do Lubango - Desportivo da Huila 2-2

Classificação:
1. Petro de Luanda, 20 Jogos 45 Pontos
2. 1º de Agosto, 20/40
3. Recreativo do Libolo, 20/34
4. Santos FC, 20/31
5. Benfica de Luanda, 20/29
6. ASA, 20/28
7. 1º de Maio, 20/26
8. Interclube, 20/24
9. FC Bravos, 20/23
10. Sagrada Esperança, 20/23
11. Petro do Huambo, 20/21
12. Desportivo da Huila, 20/20
13. Kabuscorp do Palanca, 20/18
14. Benfica do Lubango, 20/16

1º DE AGOSTO v SAGRADA ESPERANÇA

O 1º de Agosto ao empatar com o Sagrada Esperança por 1-1, no jogo da vigésima jornada do Campeonato Nacional de Futebol da Primeira Divisão (Girabola-2008), disputado hoje no estádio da Cidadela, em Luanda, deu um passo “tímido” na luta pela conquista do título da prova.
Num desafio bastante equilibrado, onde os militares ainda desperdiçaram um castigo máximo, os golos foram apontados por Dias Caire, aos 18 minutos, para a equipa da Lunda Norte, e Love, aos 82, de penalte.
Com este empate, os comandados do treinador português Victor Manuel, somam 40 pontos, e aproximam-se do seu mais directo rival, o Petro de Luanda, com mais quatro, que apenas defronta domingo o Atlético Sport Aviação (ASA).
Mesmo na condição de favorito, o 1º de Agosto, que almejava encurtar a distância em relação ao arqui-rival, entrou para a contenda com um único objectivo de conquistar os três pontos, mas encontrou um Sagrada Esperança muito bem determinado a contrariar os seus propósitos.
Do lado dos diamantíferos, cujo treinador holandês, Jhon Brawer, já esteve ao serviço dos militares, a vontade de pontuar também fez parte dos seus objectivos, pelo que a repartição de pontos remete-o para a oitava posição, com 23.
Noutro desafio com palco na capital do país, o Santos FC perdeu com o 1º de Maio por 0-1, com golo marcado por William, aos 72 minutos. Mesmo no seu reduto, os santistas foram incapazes de traduzir esta vantagem em êxito. Os proletários da província de Benguela somam 26 pontos, em sétimo, ao passo que o seu adversário é o quarto, com 31.
Na vila de Calulo, o Recreativo do Libolo triunfou diante do Petro do Huambo, também por uma bola, numa peleja em que os caseiros não desperdiçaram os três pontos, justificando o seu favoritismo. A equipa do Kwanza Sul ascende ao terceiro lugar, com 34 pontos. Os planalticos continuam na zona aflitiva.
A ronda começou a ser disputada nesta quarta-feira com o Interclube a derrotar o FC Bravos do Maquis por 1-0. O Petro de Luanda lidera o Girabola-2008 com 44 pontos. O Benfica do Lubango é o último, com 15 pontos.

PALAQUINHAS

A selecção nacional de sub-17 derrotou domingo, no Estádio da Cidadela, em Luanda, a similar do Botswana, por 2-0, em desafio da primeira mão das eliminatórias de acesso ao Campeonato Africano das Nações em futebol (CAN2009), na Argélia. Os golos dos Palanquinhas foram marcados por Palucho e Bio. O jogo da segunda mão está previsto para dentro de 14 dias em Gaberone.