KIANGOLA


I made this widget at MyFlashFetish.com.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

NOVA BOMBA DE " MANUEL RUI MONTEIRO "


O romance de 337 páginas intitulado “A casa do rio” do escritor angolano Manuel Rui Monteiro foi apresentado na noite de sexta-feira, na sede da União dos Escritores Angolanos (UEA), em Luanda, já está à disposição do público angolano. 
Na ocasião, o escritor disse que a obra retrata o drama de um angolano que no período colonial é exilado para Portugal, onde não conhece ninguém e só regressa trinta anos mais tarde a Angola, propriamente para a província do Huambo, sua terra natal. 
Após o regresso, continuou o autor, a personagem encontra um país diferente, o que lhe faz passar por algumas vicissitudes, entre elas o negócio da venda de camiões. 
De acordo com Manuel Rui Monteiro, “A casa do rio” é um romance cheio de mistérios, onde há uma aproximação entre a escrita e a fala, com vista a captar a atenção do leitor. 
Por seu turno, o crítico literário e apresentador do livro, Nvunda Tonet, considera a obra um romance onde o autor põe em evidência a sua criatividade, com uma linguagem clara e uma estória interessante, faz o leitor viajar por uma “Angola profunda”. 
“Rui Monteiro, com uma escrita simples e apreciável, cria uma cumplicidade entre o livro e o leitor que o faz viajar e entrar em contacto com monumentos e sítios, lugares simbólicos, povos e regiões mais recônditas do país”, argumentou. 
O responsável pela Editorial Nzila, Arlindo Isabel, encarregado pela publicação da obra, disse que o livro já está concluído desde o ano passado, “mas devido a constrangimentos com a Editorial Caminho, parceira portuguesa, originou o adiamento da apresentação”. 
Arlindo Isabel referiu que a compra da Editorial Caminho, pelo grupo luso Lei, ditou a demora do lançamento da obra, uma vez que tinha que se ultrapassar alguns imbróglios administrativos e jurídicos. 
O romance “A casa do rio”, com uma tiragem inicial de mil e 500 exemplares, sob a chancela da Editorial Nzila, está a ser vendido ao preço de dois mil kwanzas. 
Manuel Rui Monteiro, natural de Nova Lisboa (actual Huambo) é cronista, ensaísta e crítico literário, tem diversas obras publicadas, com destaques para “Quem me dera ser onda”, “Crónica de um mujimbo”, “Rioseco”, “Um anel na areia”, “Conchas e búzios”, “O manequim e o piano” e “Ombela”. 
Membro fundador da União dos Artistas e Compositores Angolanos, UEA e Sociedade de Autores Angolanos, Manuel Rui Monteiro tem os seus textos traduzidos em inglês, francês, russo, espanhol, entre outros idiomas. 

Sem comentários: