KIANGOLA


I made this widget at MyFlashFetish.com.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

ULTIMAS 24 HORAS

Posição
O ministro das Finanças, Severin de Morais, defendeu, na cidade do Huambo, a necessidade do país ter um sector privado mais forte e capaz de atender a demanda da sociedade em bens de consumo e em serviços.

Visita
O ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, visitou as instalações do Luanda-rádio, órgão adstrito ao INACOM, no município de Cacuaco, norte de Luanda, para se inteirar do seu funcionamento.

Anúncio
O secretário de Estado para o Ensino Superior, Adão do Nascimento, anunciou, na cidade do Huambo, o envio, nos próximos cinco anos, de mil bolseiros para a República de Cuba.

Saúde
O ministro da Saúde, José Ván-Dunem, disse, em Luanda, que o Primeiro Congresso Nacional de Hematologia reveste-se de grande importância por procurar encontrar soluções para o combate a doenças relacionadas com o sangue.

Emprego
O Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA) empregou, este ano, 142 novos especialistas em agronomia e agro-industrial para reforçar o seu potencial humano nas áreas de extensão rural, anunciou o director geral adjunto para a área técnica da instituição, Miguel Pereira.

Pertinência
O vice-governador da província para área técnica do Kwanza Sul, Milu Tonga, considerou pertinente a realização do Seminário sobre “A qualidade dos materiais de construção em Angola”, numa altura em que o país passa por um processo de reconstrução das sua infra-estruturas.

Doença
A directora Nacional do Instituto Nacional de Luta Contra a Sida, Dulcelina Serrano, disse que o número de pessoas identificadas com VIH/Sida tem estado a aumentar.

Hematologia
Cerca de 500 profissionais da área de saúde, entre médicos, patologistas e clínicos gerais, participam, na Escola Nacional de Administração, em Luanda, no 1º Congresso Nacional de Hematologia.

Fomento habitacional
O ministro do Urbanismo e Habitação, Diankumpuna Sita José, considerou a política de fomento habitacional do Governo como uma importante componente do processo de desenvolvimento social e económico do país.

Apelo
A vice-ministra da Família e Promoção da Mulher, Paula da Silva Sacramento, apelou as mulheres no sentido de quebrarem o silêncio de forma a diminuir os casos de violência no género que se registam no país.

Formação
Profissionais de vários órgãos públicos de Comunicação Social de Angola que frequentam uma formação em língua inglesa em Joanesburgo, África do Sul, concluíram as duas primeiras etapas do ciclo, com duração de dez meses.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Mabi de Almeida " Novo Treinador "

Vinte e quatro anos depois se estrear como treinador, no 1º de Maio de Benguela, Mabi de Almeida chega hoje ao cargo de seleccionador nacional dos “Palancas Negras”, num período em que o objectivo é, no mínimo, qualificar Angola para as meias-finais da Taça das Nações em futebol no país em 2010. Licenciado em Educação Física na Alemanha, Mabi de Almeida ingressou no departamento das selecções nacionais da Federação Angolana de Futebol (FAF) em 2001. A sua trajectória como técnico trilha quase que os mesmos caminhos que o seu antecessor, Oliveira Gonçalves, com quem conquistou em 2001 (na condição de adjunto) o campeonato Africano de sub20, na Etiópia. No mesmo ano, o novo técnico principal ajudou a orientar a estreia dos “Palanquinhas” no campeonato do mundo disputado na Argentina. Em 2006, Mabi de Almeida, que já treinou o Sonangol do Namibe e o Sporting de Cabinda, participou no projecto que levou à qualificação inédita de Angola para o campeonato do mundo Alemanha2006. Em Janeiro deste ano, o técnico de 45 anos e natural da província de Benguela, coadjuvou a liderança do combinado nacional no campeonato africano das nações (CAN2008) no Ghana, onde se alcançou os quartos-de-final.
Após o afastamento de Oliveira Gonçalves, assume o "onze" nacional na condição de interino. Sob seu comando os “Palancas Negras” venceram o Níger, por 3-1, em jogo da última jornada do Grupo 3 de apuramento ao Mundial2010, e no dia 19 empataram sem golos com a Venezuela para a data FIFA. Domingo, o estádio nacional da Cidadela vai testemunhar a sua estreia como técnico principal no confronto diante da Zâmbia, para a derradeira eliminatória para a Taça das Nações (CHAN), reservada a jogadores que actuam nos campeonatos domésticos em 2009, na Côte d'Ivoire.

Feira do Livro " Infanto-Juvenil "

O Largo da Tourada, localizado na comuna do Kassequel, Maianga, em Luanda, vai acolher, no próximo sábado, a partir das 09 horas, uma feira de livro e de literatura infanto-juvenil sob o lema “toda criança a vida”.
A actividade enquadra-se nas jornadas comemorativas em torno do 20 de Novembro, data dedicada a Convenção dos Direitos da Criança e visa chamar a atenção da sociedade sobre os problemas das crianças angolanas.
Promovida pelo projecto "Ler é um Hábito", o evento, segundo dissa hoje à Angop a sua responsável, Maria Aline, será preenchido com exposições de fotos retratando o dia-a-dia das crianças angolanas e um convívio com petizes provenientes de diversas instituições sociais e de centros infantis.
Esta será a segunda actividade de género, depois de uma outra ter sido realizada em Luanda em 2007.
A Convenção dos Direitos da Criança foi adoptada pela Assembleia Geral nas Nações Unidas em 20 de Novembro de 1989.

Plano Nacional " Derrame de Petróleo "

O Conselho de Ministros aprovou quarta-feira o Plano Nacional de Contingência Contra Derrames de Petróleo no Mar, que visa dotar o país de um sistema nacional e de um banco de dados que identifique e actualize, de forma clara, as áreas de maior risco ambiental ou socioeconómico.
O sistema nacional de prontidão e resposta contra derrames de petróleo define a responsabilidade das instituições do Governo a nível nacional, provincial e local, a localização do equipamento, de materiais e pessoas a mobilizar.
Indica também as organizações nacionais e internacionais com as quais se deve estabelecer acordos de cooperação, para a optimização do uso dos recursos em caso de emergência.
O Conselho de Ministros, cuja sessão foi orientada pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, apreciou a proposta de Programa Nacional de Gestão Ambiental e recomendou a sua actualização, para aprovação.
O Programa Nacional de Gestão Ambiental estabelece as responsabilidades dos diversos órgãos do Governo, dos agentes não estatais e dos cidadãos para uma gestão sustentável, e define os sub-programas que facilitam a reconstrução do país através da integração e conciliação dos aspectos ambientais em todos os programas e planos gerais e sectoriais de desenvolvimento económico e social.
A reunião do Governo teve como objectivo a análise de documentos dos ministérios do Ambiente, dos Petróleos, das Finanças, da Economia, da Agricultura, das Pescas, Relações Exteriores e da Administração do Território.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

ULTIMAS 24 HORAS

Cimeira
O Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, ao discursar na cerimónia de abertura da II cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Comissão do Golfo da Guiné, no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda, destacou a importância estratégica da região.


África Unida
O Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, disse que os conjuntos sub-regionais e regionais constituem os elos essenciais de uma África unida, integrada, solidária, pelo que é necessário continuar a colocar os "nossos recursos ao serviço do desenvolvimento económico e do progresso social dos nossos respectivos povos".


Preocupação
O Secretário Executivo da Comissão do Golfo da Guiné, Carlos Gomes, manifestou preocupação pelo impacto que a crise financeira mundial possa ter nas economias dos Estados membros.


Desafios futuros
O presidente cessante da Comissão do Golfo da Guiné, Omar Bongo, disse esperar que os Estados membros continuem a fazer o aproveitamento dos seus recursos naturais disponíveis para responder, com eficácia, os desafios futuros.


Esforços
Os esforços do chefe de Estado do Gabão, Omar Bongo, presidente cessante da Comissão do Golfo da Guiné, para conferir conteúdo à organização, foram enaltecidos por José Eduardo dos Santos.


Função
Os efectivos globais da função pública tiveram um crescimento de 27, 7 porcento de 2002 a 2007, anunciou, em Luanda, o ministro da Administração Pública Emprego e Segurança Social, António Pitra Neto.


Diplomas
Oficiais, marinheiros e trabalhadores civis da Marinha de Guerra Angolana (MGA) receberam diplomas de reconhecimento internacional do curso de línguas, no âmbito da cooperação com a França.


Presidência
O Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, foi eleito presidente da Comissão do Golfo da Guiné, no termo da II Cimeira ordinária ocorrida em Luanda.


Emprego
O Governo angolano prevê criar 320 mil postos de trabalho em 2009 com o objectivo de reduzir a fome, pobreza e a miséria extrema, disse o ministro da Economia, Manuel Júnior.


Projecto
Um projecto de massificação e desenvolvimento do atletismo, da autoria do fundista angolano João N’tyamba, foi apresentado, em Luanda, ao Ministério da Juventude e Desportos (MJD).