KIANGOLA


I made this widget at MyFlashFetish.com.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Selecção Nacional " Reviravolta "

A selecção nacional de futebol efectua esta tarde o primeiro treino em terras zambianas, onde se encontra desde quinta-feira para defrontar, sábado, os “Chipolopolo”, em jogo da segunda “mão” do apuramento ao campeonato africano para atletas que actuam nos seus países CHAN.

Para esta partida, a realizar na cidade de Kitwe, a partir das 12 horas locais (13 em Angola), os angolanos vêem-se na obrigação de vencer para continuar em prova, uma vez que estão em desvantagem de 0-1 do primeiro encontro, em Luanda.

Nos seus pronunciamentos à imprensa, o técnico dos “Palancas Negras”, Mabi de Almeida, tem falado da pretensão de vencer, defendo maior atitude defensiva e ofensiva e entrosamento em relação aos jogos anteriores.

Por sua vez, os aficionados da modalidade tornam-se cada vez mais exigentes no que concerne a apresentação de bom futebol e obtenção de resultados positivos, tendo algumas vozes (inclusive de dirigentes desportivos) defendido para o jogo com a Zâmbia uma equipa lançada ao ataque para superar a desvantagem.

A primeira edição do CHAN vai decorrer de 29 de Fevereiro a Março de 2009, na Cote d’Ivoire.

Ultimas " 24 horas "

Inauguração
O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, inaugurou o Instituto Superior de Serviços Sociais de Angola (ISSSA), localizado na comuna do Benfica, município da Samba.

CLOD
O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, inaugurou, no município de Viana, em Luanda, o primeiro Centro de Logística e Distribuição (CLOD) que permitirá armazenar e escoar produtos nacionais às lojas da rede Nosso Super.

Audiência
O primeiro-ministro, António Paulo Kassoma, concedeu uma audiência ao embaixador da Noruega em Angola, Jon Vea, com quem debateu o reforço da cooperação nos domínios dos petróleos e pescas entre os dois países.

Cooperação
O primeiro-ministro, António Paulo Kassoma, abordou com o embaixador do Reino de Marrocos, Abdellah Attelhad, as perspectivas de reforço da cooperação nas áreas das Pescas, Turismo e Formação de Quadros em 2009.

Reconhecimento
O ministro da Saúde, José Van-dúnem, reconheceu o empenho da empresa petrolífera Esso Exploration Angola (Block 15), em colaboração com o governo angolano, na melhoria de vida da criança angolana, trabalhando para uma melhor qualidade na assistência médica.

Massificação formativa
O ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, defendeu a necessidade da massificação formativa e extensão do basquetebol por todo país, como garantia segura da manutenção das conquistas internacionais, com destaque para o continente africano.

Melhoria
O primeiro-ministro angolano, António Paulo Kassoma, disse que o Centro de Logística e Distribuição de bens (CLOD), inaugurado pelo chefe de Estado, vai contribuir para a melhoria do sistema de abastecimento alimentar às populações.

Destaque
O ministro da Administração do Território, Virgílio de Fontes Pereira, destacou o esforço do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, no projecto de construção de cerca de um milhão de habitações no país.

Projectos
Onze projectos destinados a consciencialização cívica, promoção da cidadania, informação às populações e de apoio institucional a agentes não estatais estão em curso no país, com vista a contribuir para o aumento da sua democratização, anunciou o embaixador e chefe da Comissão Europeia em Angola, João Gabriel Ferreira.

TAAG
A transportadora aérea nacional (TAAG) encerrou a rota que ligava Luanda a Addis Abeba, capital etíope, por razões operacionais, confirmou uma fonte da companhia.

Intenção
O embaixador não residente do Chile em Angola, Cláudio Herrera, manifestou, durante uma audiência com o ministro das Relações Exteriores, Assunção dos Anjos, a intenção do seu país aumentar a importação de petróleo angolano.

Pesca artesanal
O Instituto de Desenvolvimento da Pesca Artesanal (IPA) vai manter, em 2009, a aposta na renovação da frota pesqueira do país e colocar à disposição dos pescadores mil embarcações, informou o director da instituição, Agostinho Caholo.

Angop
O embaixador do Estado de Israel em Angola, Sangui Karni, destacou, em Luanda, o sistema de organização e profissionalismo patenteado pela Agência Angola Press (Angop) no seu trabalho de recolha, tratamento e distribuição de informações noticiosas no país e no estrangeiro.

?? " ?? "


Dji " Tafinha "


quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Big Nelo " Karga dia 13 "

O músico Big Nelo realiza no dia 13 deste mês(Sabado) no Cine Karl Marx, em Luanda, o seu primeiro show ao vivo, depois de se ter lançado numa carreira a solo à margem do grupo SSP. A informação foi avançada hoje, terça-feira, à Angop, pelo próprio autor que diz tratar-se de um espectáculo onde procurará mostrar aos fãs o resultado do trabalho desenvolvido à margem do grupo SSP do qual é um dos integrantes. “É um show em que a principal dominante será os temas do maxi single Karga e do CD Momentos. Haverá muita carga no Cine Karl Marx, muita música e muita animação para os fãs”, disse. Segundo ele, serão quase três horas de espectáculo, numa casa onde espera colocar perto de três mil espectadores. O espectáculo, a ter início às 20horas, contará, entre outros, com as participações de Jeff Brown, companheiro no grupo SSP, e dos artistas Cage One, Leokeny e JD, ambos integrantes do projecto B-26. A realização do show está sob responsabilidade da produtora LSProduções, enquanto a realização é da Step Models e da B-26. Editado na África do Sul, este trabalho, que antecede ao seu próximo disco a ser publicado em princípio de 2009, traz sete temas, nos quais o artista, como já é habitual, privilegiou o "R&B", Rap e o Soul music. Notabilizado no mundo da música pelo grupo SSP nos anos de 1990, Big Nelo tem já no mercado o CD "Momentos", o seu primeiro disco a solo, colocado no mercado em 2007.

Dias Rodrigues " Picante Vol 3 "

O DJ angolano Dias Rodrigues vai vender e autografar domingo (dia 14), na portaria do Cine Atlântico, em Luanda o seu mais recente disco intitulado “Picante volume III”.
Em declarações terça-feira, à Angop, Dias Rodrigues, referiu que o álbum com 15 faixas musicais, traz os estilos Kizomba, Semba e Rumba, tendo para o efeito convidado cantores nacionais e internacionais.
Segundo o autor, o álbum que será vendido ao preço de 1000 Kwanzas foi produzido por Dias Rodrigues, com participação dos DJs Manya e Ângelo, enquanto que a edição e distribuição está a cargo da LS produções.
“Neste disco, uma sequência dos anteriores que está ser já uma marca Dias Rodrigues (DR) procurei trabalhar de forma a agradar todos os extractos da sociedade, desde os jovens até aos mais velhos”, fez saber.
Frisou que existe no disco versões de música de Urbano de Castro, Clara Monteiro e Teta Lágrimas, acrescentado que “todos aqueles que queiram obter os discos “Picante I e Picante II” podem também aproveitar na ocasião”.
Participaram no “Picante volume III”, os cantores Helvio, Ary, Cristo, Emma, Yola e Jorge Semedo, Carlos Burity, Nicol Ananás, Legalize, Clara Monteiro, Pérola Heavy C e o guineense Micas Cabral (vocalista do grupo Tabancas Jazz).
Dias Correia Rodrigues, natural de Luanda, técnico de som do grupo Rádio Nacional de Angola, funcionando no canal Rádio Cinco e DJ é autor de dois discos, “Picante I” (2003) e Picante volume II”, (2005). Começou a tocar em 1990.

Ultimas " 24 horas "

Aprovação
O Conselho de Ministros aprovou os programas provinciais para 2009, que constituem um dos instrumentos para a concretização do Plano Nacional, visando o desenvolvimento local com base nas potencialidades existentes.

Exortação
O presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, exortou a sociedade civil angolana no sentido de continuar a ser parceira privilegiada do Governo na promoção, defesa e observância dos direitos humanos.

Homenagem
Uma coroa de flores foi depositada na estátua do primeiro Presidente do MPLA, António Agostinho Neto, no Largo da Independência, pelo primeiro-secretário deste partido em Luanda, Bento Bento, no quadro do 52º aniversário da organização.

Entrepostos
O Conselho de Ministros aprovou a construção de entrepostos frigoríficos nas províncias do Zaire, Bengo, Luanda, Lundas Norte e Sul, Kwanza Sul, Malanje, Kwanza Norte, Moxico, Bié, Huambo e Uíge.

Direitos humanos
A Coordenadora residente em Angola do sistema das Nações Unidas, Jocelline Bazile-Finley, considerou que os direitos humanos são o principal desafio de um país democrático.

Donativo
Quarenta e sete jovens seropositivos do município do Rangel, em Luanda, beneficiaram de um donativo da selecção nacional de honras “Palancas Negras”, composto por sacos de fuba de milho, arroz, caixas de leite e óleo de cozinha.

Disponibilidade
O Banco de Desenvolvimento de Angola está disponível para apoiar projectos empresariais para a exploração e o aproveitamento do mel e arroz, desde que os empresários interessados apresentem programas bem estruturados.

Garantia
O MPLA garante que vai continuar a ser o principal impulsionador das reformas e do aperfeiçoamento do sistema democrático, garantir a estabilidade, segurança e a confiança do povo, visando o desenvolvimento do país e a melhoria da qualidade de vida dos angolanos, fazendo de Angola "uma terra boa para se viver”.

Parqueamento
Os automobilistas e motociclistas da cidade de Luanda contam com um novo parque de estacionamento público, construído pelo governo da província junto ao Instituto Normal de Educação Física (INEF), no município da Maianga, em funcionamento desde o princípio deste mês.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

ULTIMAS 24 HORAS

Audiência
O presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, concedeu, em Luanda, uma audiência a embaixadora da Zâmbia em Angola, Mariana Nsingo, durante a qual analisou aspectos inerentes ao reforço das relações de amizade e de cooperação entre os dois países vizinhos.

Cooperação
O governo australiano está interessado em reforçar as relações de cooperação com Angola em diversos domínios, informou, em Luanda, o embaixador da Austrália no país, John Coutney.

Satisfação
O secretario de Estado para o Ensino Superior, Adão do Nascimento, disse, em Ondjiva, estar satisfeito com as condições criadas pelo governo provincial do Cunene para implementação do ensino universitário na região.

Acesso à justiça
A Juíza Conselheira do Tribunal Supremo, Joaquina do Nascimento, considerou a efectivação do acesso á justiça um factor imprescindível para a defesa dos direitos dos cidadãos, promovendo assim a afirmação da pessoa e a sua dignidade.

Habitação
A região leste do país, nomeadamente as províncias do Moxico, Lunda Norte e Lunda Sul, irá beneficiar de 28 mil habitações de carácter social, afirmou, na cidade do Dundo, província da Lunda Norte, o ministro do Urbanismo e Habitação, Diakumpuna Sita José.

Código de estrada
O novo Código de Estrada, já aprovado e publicado no Diário da República nº182 - I série do corrente ano, poderá entrar em vigor em Abril de 2009, informou o comandante geral da Polícia Nacional, comissário geral Ambrósio de Lemos.

Parlamentares
A presidente da 9ª comissão da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, afirmou que entre as várias tarefas dos grupos parlamentares, o zelo pela administração eficaz da justiça afigura-se como uma das principais.

Ambiente
A exploração de rocha calcária para as obras de protecção costeira da Chicala, em Luanda, contempla a reposição de terra no local de onde é retirado o material para o fabrico dos esporões de contenção das ondas do mar, a fim de se assegurar a preservação do meio ambiente.

Formação
O chefe do Estado-Maior adjunto do Exército, general Lúcio do Amaral, considerou fundamental o curso de defesa nacional para jovens, já que a juventude demonstra que compreende a importância deste mecanismo de protecção do país.

Modernização
O ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, anunciou a modernização de 163 estações de correios em todo o país, no quadro de actualização dos serviços do sector.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Petro " 12ª vez "

A equipa sénior feminina de andebol do Petro de Luanda sagrou-se na noite de sábado campeã africana de clubes pela 12ª vez consecutiva, ao vencer o TKC dos Camarões, por 31-19, na final da prova realizada na cidade marroquina de Casablanca. Para além das petrolíferas, Angola esteve representada na taça continental com as formações masculinas do 1º de Agosto (3º classificado) e Kabuscorp (7º).

Sayovo " No Brasil "

O velocista José Sayovo Armando participará no próximo dia 14 no "Meeting Internacional da Caixa do Brasil", a disputar-se na cidade do Rio de Janeiro, na especialidade de 100 metros para deficientes visuais (t11), confirmou hoje à Angop, em Luanda, o técnico do atleta.
José Manuel, que falava à margem da disputa da VIII edição da "Taça Lwini", terminada hoje, no estádio 22 de Junho, disse que parte quarta-feira para o local da competição juntamente com o triplo medalha de prata nos jogos paralímpicos de Pequim (China), nos 100, 200 e 400 metros.
Explicou que para o Meeting são convidados os actuais melhores atletas adaptados do mundo e que José Sayovo estará presente pela segunda vez, depois da conquista de uma medalha de prata na edição passada, em 2007.
Acrescentou que o convite enviado ao Comité Paralímpico Angolano, foi extensivo a velocista Evalina Alexandre, mas a organização da prova decidiu por não realizar a especialidade de 100 metros na classe feminina para atletas com deficiência visual parcial, classe t12 e t13.
Quanto aos objectivos na competição, José Manuel disse que Angola vai participar apenas para honrar o convite da organização visto que depois dos jogos paralímpicos de Pequim, apenas trabalharam durante três semanas visando a próxima época desportiva.
"Não vamos propositadamente para disputar medalhas, mas é claro que o atleta tem ambições pessoais, pelo que não está fora de hipótese a subida ao podium", frisou.
O grande destaque deste Meetting será a prova de 100 metros da classe T11, onde os grandes favoritos são o angolano José Sayovo e o brasileiro Lucas Prado, que venceu os 100, 200 e 400 metros nos jogos paralímpicos de Pequim em Setembro deste ano.

Ultimas " 24 horas "

Convívio
Militantes do MPLA enquadrados nos comités de acção do município do Rangel, em Luanda, conviveram, no Centro Recreativo Kilamba, no âmbito das festividades do 52º aniversário da fundação deste partido, a assinalar-se a 10 de Dezembro.

Taça Lwini
O fundista Cândido Cândido, da província de Malanje, venceu a VIII edição da "Taça Lwini", colocando fim ao reinado de sete anos de José Sayendo, do Namibe, na classe para deficientes motor (t46).

Atletismo
O velocista José Sayovo Armando participará no próximo dia 14 no "Meeting Internacional da Caixa do Brasil", a disputar-se na cidade do Rio de Janeiro, na especialidade de 100 metros para deficientes visuais (t11), confirmou à Angop, em Luanda, o técnico do atleta.

Bicicletas
A Federação Angolana de Ciclismo procedeu, em Luanda, a entrega de 40 bicicletas aos clubes filiais de ciclismo da capital, no âmbito da massificação da modalidade.