KIANGOLA


I made this widget at MyFlashFetish.com.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Ultimas " 24 horas "

Cooperação
O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, analisou com o ministro da Energia dos Emirados Árabes Unidos, Mohamed Dahen, as perspectivas de cooperação com esta Nação.

Meios
O primeiro-ministro, António Paulo Kassoma, procedeu a entrega de vários meios para terraplenagem e reparação de vias secundárias e terciárias da província do Huambo.

Desminagem
Quatrocentos milhões e 891 mil e 647 metros quadrados foram desminados desde 1996, no âmbito dos esforços do Governo angolano de garantir a livre circulação de pessoas e bens e o desenvolvimento, informou o coordenador da Comissão Executiva de Desminagem, João Baptista Kussumua.

Estratégia
O ministro da Saúde, José Van-Dunem defendeu a necessidade se de implementar uma estratégia moderna e acelerada de formação de profissionais para que ao nível do país sejam diagnosticados e tratados os casos precoces de cancro, com maior realce do colo uterino.

Família
A ministra da Família e Promoção da Mulher, Genoveva Lino, afirmou, em Cabinda, que o Conselho da Família, realizado no Centro Cultural Chiloango, constituiu uma oportunidade para uma profunda reflexão sobre as questões da actualidade nas relações familiares.

Inauguração
O primeiro Centro de Empreendedorismo do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP) foi inaugurado no município do Cazenga, em Luanda, pelo ministro da Administração Pública, Emprego e Segurança Social, Pitra Neto.

Reunião
O primeiro-ministro, António Paulo Kassoma, reuniu-se com os membros do Conselho da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), dos quais recebeu garantias de apoio ao processo de reconstrução e desenvolvimento de Angola.

Investidores
A emissão de Bilhetes de Tesouro indexado ao Índice de Preços ao Consumidor da cidade de Luanda está a ser equacionada pelo Governo angolano para atrair os investidores em moeda nacional, que deixaram de encontrar uma oportunidade de negócio na aplicação em obrigações de curto prazo.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Ultimas " 24 horas "

Encontro 
Os presidentes de Angola, José Eduardo dos Santos, e de Cabo Verde, Pedro Pires, abordaram, em Luanda, questões atinentes à cooperação bilateral e a conjuntura política africana, com realce para a situação vigente na Guiné-Bissau. 

Afirmação 
O Presidente de Cabo Verde, Pedro Pires, afirmou, em Luanda, que Angola é um parceiro importante para o seu país e que a crise económica financeira não vai afectar os investimentos em curso em ambos os Estados. 

Cooperação 
Angola e a Rússia deverão definir, durante a visita que o ministro angolano da Relações Exteriores, Assunção do Anjos, efectuar ao país europeu, estratégias para implementação dos acordos de cooperação existentes entre ambos. 

Transportes 
O ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomas, defendeu, no Lubango, província da Huíla, a adopção de novos modelos de gestão e de reformas nos Caminhos-de-Ferro de Angola, para obter ganhos significativos de produtividade e aumento de indicadores de eficácia económica a nível do sector ferroviário no país. 

Conflitos 

Os conflitos armados intra e inter-estados continuam a perigar e a retardar o desenvolvimento dos países africanos, refere um relatório do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), apresentado em Dakar, Senegal, no quadro das suas sessões anuais de balanço. 

Nosso Centro 
Um novo empreendimento designado "Nosso Centro" foi lançado em Luanda, na perspectiva de descentralização de serviços públicos, privados e de comércio, para atender a população residente na zona da Gamek (Morro Bento) e arredores. 

Produtores 

Alguns produtores musicais e audiovisuais da capital do país consideraram que o mercado, nos últimos tempos, está a abrir-se para os seus produtos, fruto da dinâmica actual do país. 

Treinador 
A imprensa egípcia anunciou a contratação do técnico português do Al Ahly, Manuel José, por parte da Federação Angolana de Futebol (FAF) para orientar os Palancas Negras. 

Afirmação 

O reitor da Universidade Agostinho Neto, João Teta, disse, no Egipto, que o engajamento no desenvolvimento do continente africano não pode perder de vista a contínua necessidade do envolvimento das lideranças políticas.


segunda-feira, 11 de maio de 2009

A ministra angolana da cultura, Rosa Cruz e Silva, efectua hoje, em Luanda, uma visita de constatação a cinco produtoras audiovisuais.
De acordo com uma nota de imprensa a que a Angop teve acesso ontem (domingo), das produtoras a serem visitadas contam a B. Max, "Dread Locks”, Eduardo Paim, Rádio Vial e a Óscar Gil.


Durante a visita, a ministra vai abordar juntamente com os responsáveis desses agentes culturais o funcionamento das mesmas e o actual momento em que se encontram as empresas produtoras de imagens e sons.

Patricia Faria " Baza Baza

A cantora angolana Patrícia Faria apresentou e autografou ontem (domingo), no Largo da Independência, em Luanda, o seu segundo disco a solo, intitulado “Baza” ao preço de mil kwanzas. O momento serviu ainda para a artista manter alguma conversa com os fãs e medir o seu nível de popularidade, uma vez que esteve ausente durante cinco anos, apôs ter editado o seu primeiro CD intitulado “Eme Kia”. Na ocasião, Patrícia Faria mostrou-se emocionada e disse à Angop que o “Baza” representa o desabrochar de uma nova etapa da sua vida, tendo em conta o nível de produção da obra. Segundo ela, este disco apresenta uma “Patrícia melhor preparada artisticamente e mais consciente de todo o trabalho a realizar em prol do desenvolvimento da música angolana”. Por seu turno, o manager da cantora, Humberto Jorge, escusou-se em dizer o número de discos postos a venda, mas acredita que hoje poderão ser vendidas mais de 20 mil cópias. O disco, com 13 faixas musicais teve a participação de músicos angolanos e estrangeiros, com realce para o cantor português Luís Represas que interpretou com a artista o tema "Kimbemba". Paulo Flores, Yuri da Cunha e Sandokan são outros artistas que acompanharam a autora de “Baza”. Paty Faria, como é também conhecida, entrou para o mundo da música aos 6 anos de idade, tornando-se um dos mais simpáticos elementos do grupo "As Gingas do Maculusso".

Petro " Travado "

Após nove vitórias consecutivas, o Petro de Luanda foi incapaz de evitar a primeira derrota diante do Kabuscorp do Palanca, por 0-1, em jogo da 11ª jornada do Girabola2009, disputado hoje, no Estádio da Cidadela.
O tento solitário da partida, que ditou o desaire dos campeões nacionais, contou com a mestria e eficiência do capitão Mbiyavanga Kapela, aos 38 minutos, num forte remate de fora da área, sem hipóteses de defesa do guardião Papy.
Inicialmente foram os tri-colores a tomar as rédeas da partida. Em resposta, o Kabuscorp equilibrou as acções ofensivas. Apesar do ascendente do Petro, o desafio tomou carácter mais equilibrado.
Nesta toada, em virtude de uma jogada combinada dos integrantes do Bairro Palanca, Mbiyavanga, num sentido de oportunidade surpreendeu o reduto mais recuado do seu adversário, inaugurando o marcador, para delírio da sua claque.
Volvidos quatro minutos, o juiz do encontro deixou passar uma bola mão de um defesa do Kabuscorp, que a ser sancionado poderia dar outro cariz à história da contenda. No mesmo período, o médio Lamy não conseguiu transformar o seu posicionamento vantajoso em golo para os adversários dos petrolíferos.
Com este resultado, o jogo chegou ao intervalo. No reatamento, tal como na abertura, foram os comandados do treinador português Bernardino Pedroto a dar o primeiro sinal de perigo, prontamente rechaçada pelos defensores da equipa orientada interinamente pelo antigo jogador José Mutorose “Baba”.
Aos 55 minutos, com objectivo de melhor lutar contra o resultado negativo, o Petro operou alterações no seu plantel, com entradas de Wanga e Cassoma, nos lugares de Moussa e o lesionado Etha. Ainda, Day Day rendeu Renato Campos.
O Kabuscorp respondeu com entrada de Dadi, Pitchu e Yano, nos postos de Mbiyavanga, Adolfo e Zinho, numa verdadeira intenção de preservar o resultado.
Desta feita, até ao apito final do árbitro Venâncio Daniel, o Petro, que não conhecia o sabor da derrota, saiu da Cidadela sem os três pontos da jornada.
Embora derrotados, os petrolíferos mantêm-se na liderança do campeonato, com 28 pontos, ao passo que a equipa do Palanca subiu para o 10º lugar, agora com 12.

Dos Santos " Em Luanda "

O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, regressou hoje (sábado) a tarde em Luanda, proveniente da África do Sul, onde testemunhou, em Pretória, a cerimónia de tomada de posse do novo Chefe de Estado sul-africano, Jacob Zuma.

A sua chegada no aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, José Eduardo dos Santos foi recebido pelos presidentes da Assembleia Nacional e do Tribunal Supremo, respectivamente, Fernando da Piedade Dias dos Santos e Cristiano André, assim como pelo Primeiro-Ministro, António Paulo Kassoma e membros do Governo.

José Eduardo dos Santos deslocou-se à África do Sul a convite formulado pelas autoridades sul-africanas para testemunhar a cerimónia de investidura de Jacob Zuma.

Jacob Zuma, eleito Presidente da República e Chefe do Executivo a seis deste mês pelo parlamento saído do pleito de 22 de Abril último, por 277 votos a favor e 47 contra, torna-se no terceiro estadista sul africano eleito na era pós-apartheid.

Dagosto " Campeão Antecipado "

O 1º de Agosto sagrou, antecipadamente, campeão da 31ª edição do campeonato nacional de basquetebol sénior masculino, ao vencer sabado, no pavilhão do Rio Seco, o Petro de Luanda, por 93-79, em partida da terceira volta da última fase da prova “final four”. Os "militares" comandaram toda partida, tendo sido somente igualados no marcador a sete minutos do fim (74-74), mas a eficácia no seu jogo exterior veio ao decima e com dois triplos consecutivos Armando Costa e Francisco Jordão começaram a "desenhar" a conquista do 15º título, embora faltam três jornadas para o termo do campeonato. O d’Agosto soma 18 pontos, seguido do Petro com 13, ASA e Libolo, com 12 cada.

Ultimas " 24 horas "

Regresso
O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, regressou a Luanda, proveniente da África do Sul, onde testemunhou, em Pretória, a cerimónia de tomada de posse do novo Chefe de Estado sul-africano, Jacob Zuma.

Cooperação
Os governos de Angola e da África do Sul pretendem, no decurso deste ano, "impulsionar e dar uma nova dinâmica ao processo de cooperação bilateral no domínio económico", de acordo com fonte oficial.

Relações
O delegado da União Europeia (UE), João Gabriel Ferreira, realçou em Luanda, o nível de diálogo e, consequentemente, as relações entre Angola e esta organização, bem como com cada um dos seus estados membros de modo particular.

Desporto
A priorização das modalidades e actuação de Angola nas instituições desportivas internacionais foram abordadas, em Luanda, pelo vice-ministro da Juventude e Desportos, Albino da Conceição.

Transportes
Mais 75 autocarros de transporte público vão entrar em circulação, em Luanda, visando pôr cobro ao deficit de meios rolantes que as operadoras da capital apresentam, informou o director provincial dos transportes, Amadeu Campos.

Obras
O ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, advertiu a empreiteira de construção civil Brick by Brick, que está a reabilitar o aeroporto 17 de Setembro, em Benguela, a cumprir com o prazo de entrega da obra marcada para Outubro deste ano.