KIANGOLA


I made this widget at MyFlashFetish.com.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Mabi de Almeida " Voto de Confiança "

O seleccionador nacional de futebol, Mabi de Almeida, permanecerá no cargo, enquanto se estuda a possibilidade de reforçar a equipa técnica nos próximos tempos, anunciou hoje, em conferência de imprensa o presidente da Federação Angolana (FAF), Justino Fernandes.
Segundo o dirigente federativo, o treinador angolano deve ser apoiado, reconhecendo que a selecção não atravessa bom momento de forma, pelo que só nos próximos dias será anunciado o "reforço" técnico dos Palancas Negras.
Disse ainda que, não obstante as dificuldades actuais em relação aos resultados e exibições, a FAF mantém as suas metas sobre o Campeonato Africano das Nações (CAN2010), a disputar-se em Angola em Janeiro. "Nosso objectivo é vencer o CAN", sublinhou.
Desde que Mabi de Almeida assumiu o comando técnico em finais de 2008, a selecção empatou com a Venezuela (0-0), e perdeu diante do Mali (0-4), Cabo Verde (0-1) e Marrocos (0-2). O treinador justifica as derrotas e a falta de entrosamento da equipa com o facto de estar ainda em fase de observação de atletas.

John Bella " Apela "

O escritor angolano John Bella defendeu, quinta-feira, em Luanda, que os pais e professores devem incentivar cada vez mais as crianças a lerem, para aumentar o universo dos leitores no país. John Bella fez este pronunciamento quando dissertava o tema “Mais do que escrever livros deve-se criar leitores”, numa promoção do Projecto Ler é um Hábito, em alusão ao dois de Abril, Dia Internacional da Literatura Infantil. Para o escritor, se, desde o momento que as crianças entram para escola, houver a preocupação dos pais e professores em mostrá-los o universo da literatura infantil e a sua importância, mais facilmente elas aprenderão a gostar da leitura. Nota-se ainda, disse, uma franja da população angolana sem hábito de leitura, o que é preocupante numa nação que caminha dia a dia para o progresso. “O desenvolvimento integrado passa sem dúvida pelo incentivo à leitura. As crianças, em particular, que são o futuro de Angola, se não começam agora a tomar o contacto com os livros, com a literatura infantil, dificilmente saberão a sua história e tradições”, referiu. As estruturas do Estado que lidam com as questões do livro e da leitura devem igualmente ajudar sempre a promover mais eventos, como palestras, em diversas escolas, sobre a importância da leitura. John Bella advogou também a necessidade de se criarem bolsas de criação para literatura infantil, de modo a que possam surgir mais escritores deste estilo literário no país. Por sua vez, a coordenadora do projecto “Ler é um hábito”, Maria Aline, disse que deve igualmente haver mais apoios do Estado e empresas privadas, às instituições e organizações que lidam com as crianças, pois só assim se vai perspectivar o melhor futuro para Angola. Participaram do evento, onde também está patente uma exposição de livros infantis, escritores, crianças da Organização dos Pioneiros Angolanos(OPA) e alunos de algumas escolas estatais e privadas da capital. O Dia Internacional da Literatura Infantil comemora-se em homenagem ao nascimento do escritor dinamarquês, Hans Christian Anderson (1805-1875), considerado um dos maiores escritores infantis. Publicou os livros “A Rainha das Neves”, “A Sereiazinha” “O Patinho Feio” entre outros.

Selecção Nacional " Analise "

Os resultados da selecção nacional de futebol nos jogos de preparação para a Taça das Nações em futebol, a disputar-se no país em 2010, serão analisados hoje em conferência de imprensa, a partir das 10 horas, na sede da FAF, no complexo da Cidadela, em Luanda. A informação foi prestada hoje à Angop pelo secretário-geral da Federação Angolana de Futebol (FAF), Augusto Silva, tendo acrescentado que a questão dos Palancas Negras irá dominar o encontro com os jornalistas, apesar de que serão também abordados outros aspectos inerentes à instituição. Quarta-feira num programa de debate promovido pelo canal desportivo da Rádio Nacional de Angola (Rádio-5), o dirigente afirmou que os resultados do "onze" nacional sob direcção de Mabi de Almeida, como seleccionador, vai exigir maior reflexão do órgão reitor do futebol nacional sobre a sua continuidade ou não. Não sendo de todo claro quanto ao posicionamento da FAF sobre o futuro do substituto de Oliveira Gonçalves, Augusto Silva referiu apenas que a federação paga o treinador para apresentar resultados e que, neste momento, acontece justamente o contrário. Considerou que o período de tolerança terminou para o técnico, dando a entender que não serão mais admitidos resultados negativos sob pena de rescisão contratual. Desde que o novo seleccionador assumiu o comando técnico em finais de 2008 defrontou em partidas amistosas à Venezuela (0-0), Mali (0-4), Cabo Verde (0-1) e Marrocos (0-2). Nos quatro jogos, a selecção nacional não marcou golos, além das exibições menos conseguidas. Mabi de Almeida justifica as derrotas e a falta de entrosamento da equipa com o facto de estar ainda em fase de observação de atletas. A Taça das Nações disputa-se em Janeiro de 2010 nas províncias de Luanda, Benguela, Cabinda e Huíla.

Ultimas " 24 horas "

Parceria
O vice-ministro da Ciência e Tecnologia, Orlando da Mata, disse que o seu pelouro prevê estreitar parceria com a República de Cuba no domínio da saúde, segurança alimentar e biotecnologia.

Capacitação
O vice-ministro da Administração Pública Emprego e Segurança Social (Mapess), Sebastião Lukinda, salientou ser necessário as escolas públicas elaborarem políticas de capacitação para servidores públicos.

Medicina
O director do Centro Internacional de Restauração Neurológica de Cuba, Julian Alvarez Blanco, disse que a sua instituição está disposta a capacitar médicos angolanos na área de neurologia.

Pulverização
A província do Kuando Kubango vai beneficiar de pulverização aérea, para erradicação da mosca tsé tsé e das tripanossomíases (PATTEC).

Armamento
Nove armas AKM, três minas anti-pessoal, oito obuses de 60 milímetros e dezenas de munições foram retiradas de 27 a 28 de Março último numa fossa no município do Caimbambo, em Benguela por efectivos da polícia.

Literatura
O escritor angolano John Bella defendeu que os pais e professores devem incentivar cada vez mais as crianças a ler.

Paz
A pastora da Igreja Evangélica Luterana de Angola no Cunene, Menetti Hanghuwo, destacou, em Ondjiva, os ganhos dos sete anos de paz efectiva no país.
O presidente da Associação Nacional de Deficientes de Angola, Silva Lopes Etiambulo, disse que a paz permitiu a criação de condições para o bem-estar de todos os angolanos.

Aviação
O voo TP252, da TAP, que na manhã de quinta-feira aterrou de emergência no Aeroporto Internacional "4 de Fevereiro", deixou já, ao princípio da tarde, a cidade de Luanda, com destino a Portugal.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Ultimas " 24 horas "

Eleições
O período de actualização do registo eleitoral decorre em todo o país.

Taxis
A entrada em vigor do novo Código de Estrada retraiu a circulação de taxis por receio de interpelação.

Agro-pecuária
O Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) vai disponibilizar 350 milhões de dólares ao sector agro-pecuário, dos quais 150 milhões para o crédito de campanha e USD 200 milhões em investimento.

Elogio
O Conselho Nacional da Comunicação Social (CNCS) elogiou o desempenho da Comunicação Social Angolana na cobertura à visita do Papa Bento XVI a Angola.

Cocan2010
A música do Campeonato Africano das Nações em Futebol de 2010 voltou ao estúdio para melhoria na instrumentalização e masterização.

Andebol
O ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, pediu à Federação Angolana de Andebol maior disciplina no trabalho, melhor organização e aposta na formação.

Equipamentos
O gerente do Grupo JLCP, João Alves, indicou a construção de fábricas de materiais de construção civil e equipamentos no país como uma das formas de se estancar a especulação imobiliária.

Culturas
Manadas de javalis destroem em Lambu, província do Zaire, culturas de ginguba e mandioca.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Selecção Nacional " Mais Uma "

A selecção nacional de futebol perdeu ontem a noite, no estádio de Restelo (Portugal), com a sua congénere marroquina por 0-2, em jogo amigável inserido na sua preparação para a Copa das Nações Africanas em Futebol de 2010, a realizar-se em Janeiro próximo em Angola.

Aos nove minutos, o guarda-redes Nuno "ofereceu" a bola a um contrário e este de muito longe atirou para à baliza angolana, fazendo o resultado com que se chegou ao intervalo.

No reatamento, quando se esperava que o conjunto angolano melhorasse a fraca actuação dos primeiros 45 minutos, pouco ou nada se produziu, e aos 50 minutos o avançado marroquino Chamak ampliou a vantagem para 2-0.

O árbitro Lucílio Baptista ficou por assinalar uma grande penalidade a favor de Angola. Djalma Campos foi tocado no pé direito por um defesa contrário dentro da área quando se encaminhava com perigo para à baliza da selecção do Marrocos.

A maior oportunidade de golo da equipa angolana foi desperdiçada por Santana, que depois de passar pelo guarda-redes contrário, aos 58 minutos, não conseguiu acertar a baliza, atirando ao lado do poste direito.

Esta é a segunda derrota da selecção nacional num espaço de seis dias, após ter perdido a 25 deste mês para a sua similar de Cabo Verde, por 0-1. O seu próximo amistoso acontece a quatro de Abril diante da Namíbia.


Eleições 2009 " Actualização "

A fase de actualização do registo eleitoral tem início hoje (quarta-feira), 1 de Abril, em todo o território nacional.
Os cidadãos nacionais, que completem 18 anos até 31 de Dezembro e os que, por qualquer motivo, não tenham ainda efectuado o seu registo, terão dois meses para cadastrarem-se, devendo dirigir-se às administrações municipais ou comunais das respectivas áreas de residência.

Além dos postos de registo instalados em administrações municipais e comunais, o Ministério da Administração do Território vai constituir brigadas móveis, para realizarem a tarefa em áreas de difícil acesso.
Recentemente, em Luanda, o ministro da Administração do Território, Virgílio de Fontes Pereira, reuniu-se com entidades provinciais para análise e preparação do processo.
O encontro visou afinar procedimentos, compatibilizar informações e estatística, por forma a aprontar a "máquina organizativa" para que o processo de actualização do registo eleitoral arranque na data agendada, salienta o titular do MAT.
Note-se que esta fase não prevê ainda o registo de cidadãos no estrangeiro, pelo que aqueles que se encontram na diáspora e estiverem interessados devem deslocar-se ao país para fazer o seu cadastramento.

Ultimas " 24 horas "

Cooperação
O primeiro-ministro, António Paulo Kassoma, discutiu, em Luanda, com a ministra dos Assuntos Económicos do Reino dos Países Baixos, Maria van der Hoeven, o reforço da cooperação entre os dois Estados.

Nacionalismo
O presidente da Associação do Processo 50, Beto Van-Dúnem, defendeu uma maior divulgação da acção dos nacionalistas na luta contra o colonialismo português.

Estigma
O ministro da Saúde, José Van-Dúnem, apelou a sociedade angolana a unir-se na eliminação do estigma contra as pessoas com o VIH/Sida.

Saúde
O director nacional dos recursos humanos do Ministério da Saúde, António Costa, afirmou constituir prioridades do seu sector, o investimento num sistema de informação dos quadros disponíveis e a criação de bibliotecas virtuais.

Informática
Os estudantes da Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto (UAN) contam com uma sala de informática para trabalhos de investigação científica, com computadores conectados à Internet.

Banca
A diversificação da economia nacional foi apontada como o caminho para um desenvolvimento sustentado de Angola.

Andebol
O presidente da Associação Provincial de Andebol do Cunene (APAC), Júlio Nzamby Manuel, disse que o seu pelouro prevê massificar a modalidade na região.

Futebol
A selecção nacional de futebol encontra-se desde o dia 21 deste mês em Portugal na preparação para o Campeonato Africano das Nações (CAN2010) sem a mascote da prova continental.

Produção
A Coca-Cola Botling/Angola anunciou que vai investir este ano na produção de sumos e água engarrafada.

Inauguração
O ministro da Educação, António Burity da Silva, inaugurou duas escolas do primeiro e segundo ciclos, no bairro do Panguila, município de Cacuaco, norte de Luanda.

Islão
O Governo angolano está preocupado com a expansão do islamismo e suas consequências na organização e estrutura da sociedade angolana.

segunda-feira, 30 de março de 2009

Petro " DeuGosto Novamente "

Um triplo de Milton Barros, aos um minuto e 28 segundos para o termino da partida e outro de Eduardo Mingas, aos 43 segundos, determinaram a vitória do Petro Atlético de Luanda sobre o 1º de Agosto, por 90-85, em partida da quarta jornada do campeonato nacional sénior masculino de Basquetebol, que marcou o reencontro dos “petrolíferos” com os aficionados.
Apesar da intensa chuva registada na cidade de Luanda, horas antes do início da partida (19 horas), o Pavilhão do Rio Seco esteve lotado e ensurdecedor, em correspondência com o espectáculo dentro da quadra, onde os veteranos Victor de Carvalho (Petro) e Carlos Almeida (1º de Agosto) eram os maestros no jogo exterior.
O primeiro e o segundo período foram disputados intensamente e de forma tão equilibrada que terminaram com a diferença mínima de um ponto favoráveis aos anfitriões (26-25) e (56-55).
Concentração defensiva, velocidade e eficácia nos lançamentos exteriores marcaram os dois primeiros períodos da contenda, com particular realce para Victor de Carvalho que em seis tentativas de lançamentos dos três pontos concretizou cinco.
A segunda parte foi jogada com menos intensidade. Fruto do esforço anterior, maior parte dos atletas quebraram fisicamente, por vezes, ficando largos minutos sem nenhuma das duas formações concretizar qualquer ponto.
O jogo colectivo deu lugar ao individualismo, capitulo em que o Petro Atlético esteve melhor.
A irreverência de Milton Barros, até então pouco produtivo e de Eduardo Mingas determinaram o triunfo dos “tricolores”, numa altura em que o 1º de Agosto deixou de contar com as duas maiores unidades, Carlos Almeida e Olímpio Cipriano, este último ressentiu-se, desde os minutos iniciais, de dores na região do tendão de aquiles.
O Petro Atlético começou a construir a vitória a quatro minutos do fim do jogo quando a partida registava um empate a 83 pontos. Sucessivas percas de bolas e lançamentos dos três pontos falhados por parte dos “Rubro-Negros” permitiram que os “tricolores” terminassem em vantagem de forma merecida.
Milton Barros, melhor marcador do encontro com 20 pontos e Eduardo Mingas, melhor ressaltador com sete defensivos e quatro ofensivos, sentenciaram a partida com um triplo cada mesmo nos minutos finais.
Do lado do 1º de Agosto, Olímpio Cipriano foi o melhor marcador com 19 pontos. O melhor ressaltador foi Felizardo Ambrósio com 10 ressaltos, sendo sete defensivos e três ofensivos.

Dias Rodrigues " É Picante "

Os fãs do DJ Dias Rodrigues acorreram ao Parque da Independência, no município do Rangel, em Luanda, para comprarem os discos do projecto “Picante” que estiveram à disposição no local desde as primeiras horas da manhã de ontem, domingo.
No espaço estiveram também disponíveis ao preço de mil kwanzas, os discos volume II e III do "Picante".
Em declarações à Angop, Dias Rodrigues mostrou-se satisfeito pelo facto de os seus fãs irem ao local adquirir os discos, o que, na sua opinião, significa que as pessoas gostam do seu trabalho e dos músicos que participam nas obras.

Referiu que vai continuar a dar o seu melhor para a cultura nacional, no sentido de os músicos angolanos continuarem a conquistar espaço no mercado musical interno e externo.
É sua intenção levar a todas as províncias do país os discos do projecto “Picante”, mas para tal feito, referiu, " é necessário haver apoio de outras entidades".
A Angop apurou no local que o volume I não está a ser vendido por não ter sido desalfandegado.
Dias Correia Rodrigues, natural de Luanda, é técnico de som do Grupo Rádio Nacional de Angola (RNA) e, como DJ, começou a tocar em 1990.

Kabuscorp " Oitavo Lugar "

O Kabuscorp do Palanca subiu para a oitava posição do Campeonato Nacional de Futebol da Primeira Divisão (Girabola), após vencer ontem, no Estádio dos Coqueiros, em Luanda, o Desportivo da Huíla, por 3-2, na abertura da sexta jornada.
Os golos da partida foram marcados por Yano (aos 16 minutos), Milenzi (22') e Pitchú (49'), para os anfitriões, ao passo que pelos "militares" da Frente Sul apontaram Letu (21') e Rolf, aos 23 minutos.

Com este resultado, o Kabuscorp do Palanca soma agora sete pontos, os mesmos que o Desportivo da Huíla, em nono lugar, devido ao "goal-average" desfavorável para os visitantes (-1).

No Luena, o FC Bravos do Maquis derrotou a Académica do Lobito, por 1-0, com golo de penalte, executado por Quinzinho, aos sete minutos, e lançou a turma do Moxico para o quinto posto, agora com 10 pontos, atrás dos estudantes do Soyo, enquanto os lobitangas mantêm-se na cauda sem qualquer ponto.

O campeonato é liderado pelo Petro de Luanda, com 15 pontos, seguido pelo 1º de Agosto, com 12.

Emparceiramento e resultados:
FC Bravos - Académica do Lobito 1-0
Kabuscorp - Desportivo da Huila 3-2

Por disputar
ASA - 1º de Agosto
Recreativo do Libolo - Santos
Petro de Luanda - Académica do Soyo
1º de Maio - Interclube
Recreativo da Caála - Benfica de Luanda

Ultimas " 24 horas "

Representação
O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, estará representado pelo ministro das Relações Exteriores, Assunção dos Anjos, na Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), que se realiza em Mbabane, Reino da Swazilândia.

DNIC
O desabamento por completo do edifício em que funcionavam as Direcções Nacional de Investigação Criminal (DNIC), Provincial de Investigação Criminal e Nacional de Registo e Informações, em Luanda, e que deixou enlutada algumas famílias, completou neste domingo um ano.

Cocan
A delegação da comissão de monitorização do Campeonato Africano das Nações em futebol de 2010 regressou esta noite ao país após cinco dias de visita a África do Sul, cujo objectivo foi a troca de experiência entre os comités organizadores da prova continental (Angola) e do campeonato do mundo (África do Sul).

Encontro
Uma mesa redonda denominada “Março de 1959 – Março de 2009 : Entre papéis, sigilos e prisões/Uma reflexão histórica sobre a actividade clandestina dos nacionalistas nas décadas de 50 e 60, realiza-se nesta segunda-feira, no Palácio dos Congressos, em Luanda.

Satisfação
A responsável do Comité Nacional Alemão para o Unicef, Eva Luise Koehler, manifestou em Luanda a sua satisfação pelo funcionamento e execução das obras das escolas financiadas pela instituição, espalhadas pelo país. Debate O Grupo de Mulheres Parlamentares realiza em Luanda, encontros dedicados à discussão da violência no género e o contributo das mulheres na eliminação do estigma do VIH/Sida.