KIANGOLA


I made this widget at MyFlashFetish.com.

terça-feira, 21 de abril de 2009

Vice-Ministro " Património Cultural "

O vice-ministro da Cultura Luís Candjimbo realçou ontem , na cidade do Namibe, a necessidade de se inscrever o património angolano na lista do património cultural mundial.
Segundo Luís Candjimbo, Angola, como membro da UNESCO, merece um tratamento igual ao de todos os membros da organização, dedfendendo, por isto, a inscrição dos Sítios Históricos e dos Monumentos na lista indicativa do património cultural mundial.
O dirigente, que se encontra em visita de trabalho nesta localidade desde domingo, reconheceu que a província tem os grandes exemplares da arte palietal, concretamente a arte rupestre, que pode fazer parte do património cultural mundial.
Falando de alguns dos objectivos da sua deslocação a esta província, Luís Candjimbo afirmou que servirá para constatar o actual estado dos Monumentos e Sítios considerados históricos, com vista a sua inserção na lista do património cultural angolano.
Vai ainda inteirar-se do estado de conservação das pinturas rupestres do Tchitunduhulo, localizadas no município do Virei, as pinturas rupestres da Makahama, na localidade do Karaculo, bem como visita à arte Mbali, no cemitério municipal na cidade do Namibe.
Do seu programa consta ainda visita ao Arquivo Histórico e encontros separados com os funcionários da Direcção Provincial da Cultura e agentes culturais localizados na província.
No final da jornada de campo será realizada uma cerimónia de lançamento da obra “Arte Rupestre em Angola”, do arqueólogo francês Manuel Gutierrez.

Sem comentários: