KIANGOLA


I made this widget at MyFlashFetish.com.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Petro " DeuGosto "

Com uma exibição de alto nível, o Petro de Luanda venceu ontem, no pavilhão do Rio Seco o 1º de Agosto por 94-82, no primeiro clássico da XXXI edição do Campeonato Nacional de basquetebol sénior masculino.
A partida, que serviu de acerto à primeira jornada da competição, uma vez que, na altura os "militares", campeões nacionais, se encontravam engajados nas preliminares da Taça de África dos Clubes Campeões, foi dominada pelos "petrolíferos", sobretudo no último quarto onde venceram por 16 pontos (26-10).
O extremo-poste do Petro Heshimu Evans (EUA) não jogou por problemas administrativos.
Os três primeiros períodos foram disputados de forma equilibrada, mas com o Petro de Luanda sempre em vantagem, numa noite em que apenas Olímpio Cipriano (autor de 33 pontos) esteve em evidência do lado dos anfitriões. Nas hostes "tricolor" destacou-se o colectivo, porém com uma nota à parte para o veterano Victor de Carvalho (17 pontos).
Na primeira parte o jogo foi disputado com muita intensidade, com os dois treinadores, ainda no primeiro quarto, a substituírem a equipa inicial, mostrando a sua variedade de opções.
Com uma sequência de empates (2-2, 10-10, 13-13, 22-22, 25-25) os pupilos de Ginguba terminaram o período inicial vencendo por 28-26. O 1º de Agosto, com Lutonda de início, ao contrário do que se esperava, demonstrava já alguma quebra física.
No quarto seguinte o equilíbrio manteve-se, mas com os "militares" sempre atrás do resultado. Nesta etapa os "petrolíferos" venciam por 11 pontos de diferença (38-49), mas deixaram o adversário reduzir e fixar o resultado ao intervalo em 50-47.
No terceiro período o Petro Luanda, novamente, entrou melhor, com destaque para os reforços Paulo Santana, Frederick Gentry e Roberto Fortes. O primeiro deu conta do recado e conseguiu "ofuscar" a ausência do base principal Milton Barros, criando muitas dificuldades na linha defensiva dos "rubro-negros".
Com sete pontos cada, Fortes e Gentry ajudaram a sua equipa a manter a vantagem durante o referido quarto. Nos "militares" Olímpio Cipriano, sozinho, "remava contra maré", os 12 pontos marcados impediram que o adversário ampliasse para mais de quatro pontos de vantagem no final do quarto (68-72).
No último período o 1º de Agosto equilibrou nos primeiros cinco minutos, mas quebrou fisicamente nos sete que faltavam e, com muitos erros defensivos, foi superado pelo Petro de Luanda que marcou 26 pontos contra 10.
Bem organizados defensivamente, os "petrolíferos" foram superiores ao seu adversário e alcançaram a quarta vitória no Campeonato Nacional, em igual número de jogos, somando oito pontos na primeira posição.

Sem comentários: