KIANGOLA


I made this widget at MyFlashFetish.com.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

O livro " O saber não ocupa lugar "

O director do Instituto Nacional do Livro e do disco, António Fonseca, disse hoje, em Luanda, que a sociedade angolana começa, novamente, a despontar o interesse pelos livros como via de educação dos seus educandos.

António Fonseca, que falava durante a realização da quinta Tenda das Letras, no município do Kilamba Kiaxi, salientou que compareceram durante os cinco eventos culturais, muitas famílias angolanas, sobretudo crianças acompanhadas de seus pais.

Salientou que, hoje, tenta-se corrigir alguns défices que causaram a mudança de comportamento no seio da sociedade, e, nesta perspectiva, a instituição fez renascer o Programa do Jardim Infantil, que durante muitos anos foi uma fonte de surgimento de leitores.

“Nesta nova etapa do renascimento do livro infantil, os resultados foram muito positivos, e é objectivo levar também estes eventos a outras partes do país”.

Para António Fonseca, os meios de comunicação continuam a ser grande influência na promoção do livro, na leitura e no surgimento de novos leitores, como parceiros social.

De acordo com o escritor, espera-se pela aprovação da política do livro e da leitura, que de algum modo irá contribuir de maneira substancial, para que este ocupa definitivamente o seu lugar.

“Seria desejável que cada novo ou velho empreendimento habitacional integrasse um centro cultural ou uma biblioteca e que surgissem nos meios de Comunicação Social programas gratuitos para difusão dos livros, assim o livro seria um veículo cada vez mais importante na educação e informação técnica de cada individuo”, frisou.

Face ao objectivo de aproximar o cidadão do livro, António Fonseca, frisou que, na quadra festiva, realizar-se-á a tenda das Letras do Natal, onde serão ofertados alguns livros.

Sem comentários: