KIANGOLA


I made this widget at MyFlashFetish.com.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Burity " Apela "

O ministro da Educação, António Burity da Silva, apelou terça-feira em Wako Kungo, Kwanza Sul, aos pais e encarregados de educação a se interessarem mais com o que os educandos fazem na escola, argumentando ser a melhoria do ensino uma responsabilidade de todos e não apenas do seu sector e dos professores.
O governante fez este apelo quando discursava na primeira Conferência Nacional sobre Comissões de Pais e Encarregados de Educação (CPEE), que decorre até ao dia 4 na referida circunscrição.
Destacou ser, neste contexto, de "crucial importância" o papel dos pais e encarregados de educação no sucesso escolar dos seus educandos, não só através do apoio moral e material, mas, acima de tudo, na responsabilização destes face à importância da escola e do estudo.
Para o ministro Buriry da Silva, só quando as famílias participam é que conseguem saber o que se passa realmente na escola, dos professores que faltam, se os filhos vão ou não à escola e quando não há aprendizagem significativa.
Por outro lado, ressaltou que para o êxito da dinamização das CPEE dever-se-á reforçar a sensibilização de todos os pais e encarregados de educação para a importância de um acompanhamento próximo da vida escolar dos filhos, como factor essencial para o seu sucesso.
"A escola não levará certamente a bom porto a sua tarefa, sem o apoio e colaboração dos pais e encarregados de educação", enfatizou o titular da Educação, considerando ser preciso ter-se a consciência de que "estando todos no mesmo barco, este não sairá do seu lugar, ou limitar-se-á a navegar em círculos, se não remarmos todos na mesma direcção".
Para tal, evocou, impõe-se a articulação da educação da família, dos pais e encarregados de educação, com o trabalho da escola, o que torna imprescindível que os parceiros nessa tarefa, a CPEE, e não só conheçam esse trabalho, o sintam e adoptem como seu.

Sem comentários: