KIANGOLA


I made this widget at MyFlashFetish.com.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Ciência e Tecnologia " PC "


O Ministério da Ciência e Tecnologia lançou, terça-feira, em Luanda, os Portais de Conhecimento e do Investigador, bem como apresentou o Mapa Etno-Escultural de Angola.

O lançamento destes dois portais consta dos desafios iniciados há 11 anos pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. O público pode ter acesso aos mesmos através do endereço electrónico www.portalconhecimento.gov.ao.

A implementação do Portal do Conhecimento, que possui sistemas que permitem o registo de trabalhos de investigação e a divulgação de trabalhos de fim curso, teses de licenciaturas, doutoramentos.

É um portal que permitirá aos estudantes obter informações académicas e científicas e estará ligado a especialistas do ramo de ciência e tecnologia.

O portal é um projecto de integração do Governo e a área académica com o objectivo de se construir uma sociedade informada, fazendo ainda parte dos projectos elaborados pelas empresas nacionais, visando o apetrechamento do Arquivo Histórico de Angola.
O portal servirá também para aproximar os investigadores entre si, independentemente da sua localização geográfica, criando um fórum de discussão entre eles, a biblioteca de obras que permitirá ao meio académico uma pesquisa mais aprofundada.

Segundo o titular o ministro da Ciência e Tecnologia, João Baptista Ngadagina, o Mapa Etno-Escultural abrange um conjunto sócio escultural das figurais dos povos de Angola, caracterizado pela distribuição desequilibrada dos seus objectos esculturais.

Salientou haver pouca documentação e informação científica, sendo, portanto, prioridade o levantamento das infra-estruturas existente, a determinação do quadro legal de apoios as actividades de investigações, a criação de programas e projectos de desenvolvimento, como avaliação dos resultados.

Entre as prioridades do ministério, de acordo com o governante, consta a contribuição para o combate a fome e a redução da pobreza, com a criação, no país, de laboratórios de referência no domínio da saúde e controlo dos alimentos.

Adiantou que vai se propôr ao Governo Central a criação do fundo de desenvolvimento Cientifico e tecnológico e a criação do prémio de investigação científica. Perspectiva ainda a inovação tecnológica, por formas a continuar a formação e especialização dos investigadores e técnicos e nacionais.

A fonte salientou que o ministério vai estabelecer e assinar protocolos decolaboração cientifica com as universidades existentes no país e com alguns institutos de investigação científica.

Presenciaram o lançamento o ministro da Saúde, Ruben Sicato, o secretario do Estado para o Ensino Superior, Adão de Nascimento, a vice-ministra das Pesca, Victória Barros, entre outras individualidades.

Sem comentários: