KIANGOLA


I made this widget at MyFlashFetish.com.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

ANGOLA ASSUME " OPEP "

A República de Angola vai assumir a presidência rotativa da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP), a partir de Janeiro de 2009, na sequência da nomeação, quinta-feira, do seu ministro dos Petróleos, Desidério Costa.
A nomeação aconteceu na assembleia ministerial da organização, encerrada na madrugada de quarta-feira, na sua sede, em Viena, Áustria.
O governante angolano terá como vice-presidente Galo Chiriboga, ministro das Minas e Energia do Equador.
Em declarações à Angop, Desidério Costa disse que "este é um anúncio que ajuda a projectar política e economicamente o nosso país e é isso que nós pretendemos: colocar Angola no seu devido lugar".
O ministro ressaltou ainda o facto de a notícia chegar num momento muito especial para Angola, que acaba de sair de eleições legislativas.
A República de Angola foi admitida em Dezembro de 2006 como membro de pleno direito da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), durante a 43ª Conferência extraordinária da instituição, que decorreu em Abuja, na Nigéria.
É, actualmente, a origem de cinco porcento das importações petrolíferas norte-americanas (496 mil barris diários) e, no primeiro trimestre deste ano, foi o principal fornecedor de petróleo à China, ultrapassando a Arábia Saudita, graças a um aumento de 55 porcento nas suas exportações para o país asiático.
Presentemente, é o maior produtor de petróleo em África, depois de ter ultrapassado a Nigéria.
Esta é a primeira vez que Angola assume a presidência da organização.
A OPEP volta a reunir-se em Assembleia extraordinária, em Dezembro, na Argélia, já sem a presença da Idonésia, que anunciou a sua saída da organização, por se ter tornado importador de petróleo.

Sem comentários: