KIANGOLA


I made this widget at MyFlashFetish.com.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Nações unidas " Ban Ki-Moon "


O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, felicitou segunda-feira, em Nova Iorque, o Governo de Angola por ter organizado com sucesso as recentes eleições legislativas no país, bem como os angolanos pela afluência em massa às urnas.
O sentimento de Ban Ki-Moon foi manifestado durante um encontro com o ministro das Relações Exteriores, João Bernardo de Miranda, que está desde domingo em Nova Iorque para participar, a partir de hoje (terça-feira), na 63ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, em representação do Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos.
A audiência também versou sobre questões da segurança regional na África Austral, mormente a situação no Zimbabwe, Lesotho e Malawi, assim como as implicações que poderão advir da actual conjuntura na África do Sul, onde o presidente Thabo Mbeki apresentou a demissão do cargo.
Ban Ki-Moon manifestou igualmente satisfação pelo desempenho de Angola durante a presidência do Órgão de Coordenação Política de Defesa e Segurança da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e exprimiu o desejo de o país participar nas operações de manutenção de paz.
Ainda na segunda-feira, o ministro João Miranda participou numa reunião de concertação entre os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), que se centrou na necessidade da revitalização do grupo, já que sucessivas vezes o Conselho de Ministros deste fórum não conseguiu se reunir.
Por esta razão, durante o encontro, promovido por Angola, o chefe da diplomacia angolana apelou ao franco engajamento de todos os membros para que os PALOP retomem o seu dinamismo e possam manter o protagonismo que os caracterizou, dentro da irmandade e solidariedade entre os cinco países.
Para o efeito, ficou acordada a realização, em Luanda, na segunda quinzena do próximo mês de Novembro, de uma sessão ministerial para marcar essa vontade expressa por todos no sentido da revitalização dos PALOP.
A agenda do governante angolano abarcou também a sua participação numa reunião do Conselho de Paz e Segurança da União Africana, convocada especialmente para se debruçar sobre o Sudão, relativamente à questão do processo judicial que impende sobre o presidente Omar el-Bashir e a moratória que a UA solicitou ao Conselho de Segurança em relação à prossecução do mandato judicial.
Outros assuntos aflorados no encontro foram a questão do golpe de estado registado na Mauritânia e a suspensão deste país da União Africana até que a normalidade democrática seja restabelecida, bem como a situação na Somália.
Integram a delegação angolana aos trabalhos da Assembleia Geral os embaixadores Ismael Gaspar Martins, representante permanente de Angola junto da ONU, Arcanjo do Nascimento, representante permanente de Angola junto do escritório da ONU em Genebra, Manuel Augusto, chefe da Missão Diplomática angolana junto da União Africana, Alves Primo, embaixador no Ghana, e o embaixador Tete António, da missão permanente de Angola junto da ONU.
Fazem igualmente parte da comitiva, os embaixadores Virgílio Faria, director da direcção das Organizações Internacionais do Mirex, Nelson Cosme, da direcção África e Médio Oriente, Dombele Mbala Bernardo, assessor do ministro das Relações Exteriores e outros altos funcionários do pelouro.

Sem comentários: