KIANGOLA


I made this widget at MyFlashFetish.com.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Pedroto " Muito Obrigado "

Ao bater na corrida o seu mais directo opositor, o treinador do Santos FC, Mário Calado, o técnico português Bernardino Pedroto no Petro de Luanda desde 2007 confirmou ser, em 2008, o “papa títulos” da história do Campeonato Nacional de Futebol da I divisão.
Com este campeonato conquistado, Pedroto soma quatro a nível do Girabola. O primeiro foi em 2002 pelo Atlético Sport Aviação (ASA), clube no qual permaneceu até 2006.
Estreou-se em 2002, com vitória em Angola e nos dois anos seguintes repetiu a proeza, ao serviço dos aviadores. Nas edições de 2005 e 2006 classificou-se, respectivamente, em segundo e quinto lugar.
Ainda como técnico do ASA, o português venceu quatro Supertaças, designadamente em 2003, 2004, 2005 e 2006, números que, além de enriquecerem o seu palmarés, o permitem liderar a lista dos treinadores com mais títulos na competição, disputada entre o campeão e o vencedor da Taça.
Já em 2007, o antigo jogador do Benfica de Lisboa veio a assinar contrato de duas épocas com a equipa mais titulada do Girabola (14), com a qual se sagrou campeão nacional antecipado na presente temporada, depois do terceiro lugar no ano passado.
Rendida às qualidades do lusitano de 55 anos de idade, a direcção do Petro de Luanda decidiu confiar novamente os destinos da equipa ao “papa títulos” da prova interna até 1010.
Com essa renovação, Pedroto tem as premissas criadas para fazer igualmente história com o clube do Catetão, nas competições doméstica e continental.
Agora, Bernardino Pedroto aumenta a distância em relação ao mais directo perseguidor: Mário Calado, que conta apenas com dois títulos, sendo o primeiro com o 1º de Agosto (1996) e o segundo (2005) à frente do Sagrada Esperança.
Não obstante a diferença, Calado continua a ser o treinador com mais probabilidades de superar essa marca, por ser o único com dois campeonatos ganhos no activo. Dos técnicos com apenas um troféu no Girabola, o holandês Johannes Brouwer é o único a exercer a função em Angola.
Nascido aos 19 de Outubro de 1953 em Portugal, António Carlos Bernardino Pedroto começou a ter paixão pelo futebol aos 12 anos de idade. Inscreveu-se mais tarde na escola do Sport Lisboa e Benfica, onde fez toda a formação até chegar aos seniores para conquistar a Superliga (hoje Liga Sagres) na temporada 1972/1973.
A sua faceta como jogador foi ainda marcada por passagens ao Marítimo, Portimonense e Vitória de Guimarães, clube com o qual participou em três edições da Taça Uefa (1977, 1978 e 1980).
Enquanto isso, como treinador, Pedroto tem uma larga experiência. Iniciou a carreira no Selves FC, onde ficou mais de duas épocas, assumindo logo a seguir o comando técnico do Vitória do Guimarães (quatro temporadas). Posteriormente assinou pelo Varzim, Portimonense, Campomaiorense e Moreirense (Portugal).
Antes de ganhar o presente Girabola, o técnico conquistou em 2005 a Taça de Angola, ainda no comando dos aviadores.
Embora Mário Calado seja o treinador com mais probabilidades de atingir a marca de Bernardino Pedroto, o memorável técnico brasileiro António Clemente é o segundo com mais títulos ganhos: venceu três campeonatos (1982, 1987 e 1988) ao serviço do Petro de Luanda.

Sem comentários: