KIANGOLA


I made this widget at MyFlashFetish.com.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Ministra da Cultura " Africa "

A ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, deixa hoje o país com destino a capital da Argélia, onde vai participar na II Sessão da Conferência dos responsáveis culturais africanos, a realizar-se de 19 á 23 deste mês.
A decorrer sob o lema “Harmonização e Coordenação das Políticas, Programas e Actividades Culturais”, o evento servirá para os ministros da Cultura avaliarem os recentes desenvolvimentos em matéria de cultura no actual contexto.
Em foco estará ainda a examinação dos instrumentos fundamentais da política cultural e os documentos da estratégia da Carta Africana e do Plano de Acção de Dakar, Senegal, para as indústrias culturais.
Os ministros da Cultura africanos vão igualmente analisar o projecto de interligação entre a cultura e a educação.
Em declarações à Angop, a ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, informou que a delegação angolana ao evento procurará bater-se para que haja maior interacção e comunicação entre os países africanos, tendo em conta a resolução dos grandes problemas culturais, nomeadamente ligados à identidade cultural, que afectam o continente.
A intenção, segundo Rosa Cruz e Silva, é procurar clarificar os africanos, particularmente os que vivem na diáspora, sobre o valor da cultura africana.
O encontro será antecedido de uma reunião de peritos, que vai passar em revista o Relatório de Situação sobre a implementação das Decisões da 1ª Sessão da Conferência da UA dos Ministros da Cultura e Análise do Quadro de Política cultural para África.
Os peritos vão ainda analisar o Plano de Acção de Nairobi, o Relatório sobre a organização do Festival Cultural Pan-africano, bem como o Seguimento da decisão da Cimeira da UA de 2003 sobre o estabelecimento da Comissão do Cinema, incluindo a Cimeira do Cinema Africano: "A Declaração de Tswane".

Sem comentários: