KIANGOLA


I made this widget at MyFlashFetish.com.

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Top 10 Kiangola

O Top KIANGOLA da as pessoas(principalmente aquelas que vivem no estrangeiro) a oportunidade de saberem e fazerem o download das 10 musicas que mais tocam em Angola no momento. Sendo assim aqui vai a lista por ordem de audiência:


1- do milindro - Agre g

2- Mentalidade - Afromen

3- Karga - Big nelo

4- proprio mwangolé -rei helder feat yuri da cunha

5- Presta Atenção - Perola

6- libera o lar - Yuri da cunha

7- ta vé ne - Jd e Bruno m

8- nga musenge - Calabeto

9- sensual - Master jack

10- voce nao acreditou - Damasio

Falando com CFKAPPA " O futuro... "

Quem é CFKAPPA?
Cfkappa é um jovem estudante, Mestre de Cerimónia, Escritor e Tenista de 16 anos de idade, residente no Bairro Maianga

Porque o Nome CFKAPPA?
O nome CFKAPPA surge das iniciais do meu nome: Cláudio Fernando Kiala (CFK) e o resto (APPA) foi só para dar mais ênfase ao nome

Muita gente tem questionado a tua verdadeira idade, consequente da capacidade intelectual que de um tempo atrás tens demonstrado. Sentes-te incomodado com tal facto?
Não me sinto incomodado com isso, muito pelo contrário, isso prova que sou muito diferente de muitos jovens da minha faixa etária. Dado o ambiente em que vivo, consigo pensar muito além de um jovem de 16 anos e isso faz de mim um jovem diferente daquilo que se está habituado a ver.

Fale-nos um pouco da Mixtape de C a X?
A mixtape de C à X é um projecto de carácter promocional, a ideia surgiu do meu manager numa altura em que a eu estava a participar numa música do X da Questão. O facto de termos a mesma linha de pensamento e partilharmos da mesma label, além de uma amizade que já vem de muito tempo, faz com que haja uma harmonia quando interpretamos juntos uma música e fez com que este projecto viesse à luz.

Para quando o Lançamento do álbum de CFKAPPA ?
Não há data prevista, mas tudo indica que sairá ainda este ano.

Achas que já conseguiste ocupar um espaço dentro do hip hop angolano fazendo o que muitos não fazem?
Eu acho que já consegui conquistar sim um espaço no hip hop nacional, pode até ser pequeno, mas já conquistei algo. O passo a seguir agora é ocupar mais territórios, ou seja, conquistar um espaço maior, porque sinto que ainda não atingi boa parte deste publico.

O que tens a dizer sobre a onda de beefs que ultimamente assola a nossa musica em especial o rap?
Resumo essa Tsunami em uma só palvra. Desnecessária.
É inutil rappers estarem aos beefs porque não gostam do trabalho do outro. Cada um faz o seu trabalho independentemente do que o outro faz. Ninguém tem de estar a usar o hip hop para desabafar beefs para outro rapper

Consideras – te um raper de beefs ?

Não. Quando comecei a cantar, parecia-me mais a um mc de batalha, embora ainda não tenha perdido esta característica, mas os beefs não nos levam a lado nenhum. Embora por vezes o ego de rapper fala mais alto.

Quais são as tuas fontes de inspiração e preferências musicais ?
Kanye West, Bob da Rage Sense, The Game, Azagaia e Mukadaff

Ultimas Palavras ?
"A intenção não é ser o primeiro ou o décimo, ou talvez encontrar o melhor ou o péssimo; Trata-se do acréscimo à história do hip hop, de versos que orgulham a existencia do mesmo, eu sou o Cfkappa e eu sou esse Hip Hop" .

Aqui vão alguns sons de CFKAPPA para Downloadearem ya:

Cfkappa - Kappa

Cfkappa - Pedofilo de rimas

Cfkappa & X da Questão - Connosco não

CMC Cfkappa - Swagger Like Us

Cfkappa - 48 barras


Enquete Musical

Eis-me aqui novamente.
Sem duvida nenhuma que 2008 foi um ano bastante fértil em termos de musicalização em Angola, fazendo-se sair muitos discos,uns bons outros nem tanto assim, mas a verdade é que da pra ver que cada ano que passa a musica angolana cresce mais e mais.
É de louvar o intercâmbio que se tem feito entre músicos angolanos e estrangeiros, mostrando assim que a união faz a força e que todo mundo na vida aprende com todo mundo.

Nota:Estou bastante satisfeito em saber que o nosso Kuduro no Brasil está a se fazer sentir como nunca se fez, atravez do programa "Hoje Em Dia da Record Internacional. parabéns aos brasileiros por valorizarem o que é nosso ( de todos ), da mesma maneira que os angolanos valorizam a musica brasileira.
Outra grande nota que me deixo feliz hoje particularmente,foi o facto de ter visto no canal 2 da televisão publica de Angola mais propriamente no programa "tchilar", o astro da musica mundial Wyclef Jean cantar e tocar batuque com um grupo de meninas jovens adolescentes angolanas na sua maior parte vinda de centros de acolhimento do pais, que fazem parte de um projecto da artista plástica angolana Marcela Costa. Facto para dizer que a musica une povos e povos. Bem Haja.

Rectrospectivando a ultima enquete :
Qual o Balanço da musica angolana em 2008?

Positivo 9 (64%)

Medio 3 (21%)

Podia Ser Melhor 2 (14%)

Negativo 0 (0%)

OBS: Já Em Curso a nova enquete.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Ultimas " 24 horas "

Agradecimento
O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, agradeceu, em Beijing, todo o apoio da China e as suas instituições financeiras ao governo angolano para reconstruir o que foi destruído pela guerra.

Cooperação
Um acordo quadro de cooperação entre as Repúblicas de Angola e da China e outro de cooperação económica entre os dois Governos foram rubricados em Beijing.

Cancro
Duzentos e oito novos casos de vários tipos de cancros foram diagnosticados no Instituto de Oncologia.

Devastação
Manadas de elefantes estão a devorar as culturas agrícolas no município de Buco Zau, pondo em risco a segurança alimentar das populações.

Formação
Oito mil e sessenta e quatro jovens foram formados de 1998 a 2008, no Centro Polivalente de Formação Profissional, tutelado pelo Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (Inefop).

Artes
O pintor e escultor angolano Tomás Ana “Etona” afirmou, em Luanda, haver ausência de um efectivo mercado das artes plásticas no país pela realidade actual desta modalidade artística em Angola.


Atletismo
Cerca de mil participantes, entre os quais atletas de cinco países, estão inscritos para a 53ª edição da corrida São Silvestre, que se disputa no próximo dia 31, em Luanda.

Futebol
O Petro de Luanda e o 1º de Agosto apuraram-se para as meias-finais da presente edição do campeonato nacional de juniores masculinos, que decorre na província do Huambo.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Dos Santos " Em Beijing "

O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, desembarca hoje às 19 horas locais (12h00 em Angola) no terminal especial do aeroporto internacional de Beijing, para iniciar uma visita oficial a República Popular da China.
Acompanhado da esposa, Ana Paula dos Santos, o Chefe de Estado angolano permanecerá na capital chinesa até ao dia 19 do corrente mês.
A agenda do estadista angolano não tem previsto para hoje a realização de qualquer actividade oficial nesta deslocação inserida no “âmbito das relações de amizade e cooperação existentes entre os dois países”, segundo os serviços de apoio ao Presidente da República.
O aprofundamento da cooperação, nos mais variados domínios, dominará o encontro privado que José Eduardo dos Santos terá com o seu homólogo chinês, Hu Jintao, no último dia da visita e será selado nas conversações oficiais entre delegações dos países, previstas para quarta-feira, que culminarão com a assinatura de documentos.
Entre estes documentos, segundo soube a Angop de fonte ligada a delegação presidencial, figuram o acordo geral de cooperação, outros no domínio das finanças e da defesa, respectivamente.
Os sectores dos transportes, no tocante a aviação civil, e o da cultura igualmente serão visados na subscrição destes documentos.
José Eduardo dos Santos, segundo o programa oficial desta sua deslocação a China, visitará na quinta-feira o museu de desenvolvimento de Beijing e uma exposição do plano Manster. Na sexta-feira, o Chefe de Estado angolano terá encontros com o Presidente da Assembleia Popular da China, Wu Bangguo, e com o Primeiro-ministro Wen Jiabao.
A República de Angola desenvolve um programa de reconstrução nacional financiado pela China, num valor estimado em mais de cinco mil milhões de dólares, para áreas ligadas a recuperação de infra-estruturas e os dois países pretendem estreitar a cooperação nos domínios dos sectores das finanças, transportes, educação, cultura e saúde.
Esta é a segunda viagem de José Eduardo dos Santos à China neste ano 2008, onde já esteve no início de Agosto na abertura dos jogos olímpicos do verão, tendo se avistado com o Presidente da China, Hu Jintao.
Integram a delegação presidencial os ministros das relações exteriores, Assunção dos Anjos, das finanças, Severin de Morais, dos transportes, Augusto Tomás, entre outras personalidades.
Situada na Ásia a China é subdividida em 23 províncias, cinco regiões autónomas, e quatro cidades administrativas.

Ultimas " 24 horas "

Visita
O Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, deixou o país com destino à República Popular da China, onde vai efectuar uma visita oficial para o reforço da cooperação.

Parlamento
A Assembleia Nacional aprovou, por unanimidade, o projecto de Lei que cria a Comissão Constitucional, órgão encarregue da elaboração da futura Constituição do país.

Endiama
A empresa nacional de diamantes de Angola "ENDIAMA-EP" procede, no próximo dia 17 do mês em curso, em Luanda, ao lançamento oficial de uma campanha de promoção e divulgação da Cimeira Mundial do Diamante, a realizar-se em Angola no ano 2009.

Apelo
A ministra angolana do Ambiente, Fátima Jardim, apelou à conjugação de esforços conjuntos das nações do mundo com vista ao ajustamento das políticas de combate às alterações climáticas e o não adiamento dos compromissos plasmados no Protocolo de Kyoto de redução das emissões de gases.

Telecomunicações
A empresa pública de telefonia - Angola Telecom, foi proclamada, em Brazzaville, República do Congo, melhor operadora de rede fixa em telecomunicações na zona da África Central.

Reedificação
O Instituo Superior de Ensino Militar (ISEM) passará brevemente a designar-se Instituto Superior de Guerra (ISG), no quadro do processo de reedificação nas Forças Armadas Angolanas, anunciou o chefe do Estado Maior General adjunto das FAA, general Geraldo Sachipengo Nunda.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Justino " Trabalho de Equipa "

O Presidente da Federação Angolana de Futebol (FAF), Justino Fernandes, defendeu sábado, a necessidade da existência de uma equipa de trabalho coesa para o desenvolvimento da modalidade no país. O dirigente federativo, que lidera no seu terceiro mandato consecutivo a direcção da FAF, teceu estas considerações no acto de tomada de posse do novo elenco responsável pelo futebol no país. Justino Fernandes recordou a presença dos ''Palancas Negras'' no campeonato do mundo da Alemanha'2006, a vitória conquistada na organização do Campeonato Africano das Nações (CAN'2010), assim como a participação na copa continental deste ano no Ghana. Acrescentou que “temos um desafio principal que é fazer um CAN exemplar, que sua excelência o Presidente da República orientou-nos para que fizéssemos e, para que isso possa acontecer, de uma forma realística e coerente, é necessário que tenhamos os pés bem assentos no chão e que chamemos as pessoas que realmente querem ajudar a desenvolver as diferentes tarefas’’. O futebol jovem também mereceu destaque na intervenção de Justino Fernandes, coincidindo com o início hoje dos campeonatos de juvenis e de juniores a decorrerem nas províncias de Malanje e do Huambo, respectivamente. No novo elenco da FAF destaca-se a inclusão de Osvaldo Saturnino de Oliveira ''Jesus'', antigo jogador do Petro Atlético de Luanda e da selecção nacional, que no pleito de 2004 concorreu com o actual presidente do órgão para o ocupar a presidência de direcção. Manuel Vicente vai continuar na presidência da Mesa da Assembleia, assim como Augusto da Silva ''Alvarito'', como secretário-geral. O acto contou com as presenças destacáveis do vice-ministro dos Desportos, Albino da Conceição, para além de Armando Augusto Machado (antigo presidente da FAF).

Governadora " HIV "

A governadora da província do Bié, Cândida Celeste da Silva, manifestou-se sábado, preocupada com o aumento nos últimos tempos de casos de HIV/Sida e outras doenças sexualmente transmissíveis (dts), nesta circunscrição.
A governadora fez estas considerações durante o encontro realizado com a juventude da província, numa cerimónia promovida pela direcção da Juventude e desporto nesta região, que serviu igualmente para auscultar as inquietações da camada juvenil.
Sem revelar números, Cândida Celeste da Silva, convidou a sociedade biena e não só, no sentido de colaborar seriamente no combate destas enfermidades.
Para além do Sida, Cândida Celeste da Silva, exortou ainda a polícia nacional, instituições religiosas, associações juvenis e autoridades tradicionais, no sentido de reforçarem a sensibilização da juventude na redução do uso excessivo do álcool e outras drogas.
Disse que a redução no consumo de bebidas alcoólicas e estupefacientes diversos, vai contribuir positivamente na diminuição da delinquência, prostituição e outros males.
Manifestou-se ainda disponível em trabalhar com todos estratos da sociedade da província e não só, na implementação de acções que ajudem a evitar o alastramento do HIV/Sida, combate do alcoolismo entre outros actos maléficos.
Entretanto, o director da saúde na região, José Augusto Gonçalves, sublinhou que, este ano, mais de 900 seropositivos foram diagnósticos nos diversos centros de testagem e aconselhamento voluntário (CTV) concentrados na província.
Foram ainda distribuídos neste ano, segundo a fonte, mais de seis milhões de preservativos com o objectivo de prevenir o aumento do HIV/Sida e outras patologias transmissíveis sexualmente (dts).

Tv Zimbo " Nova Tv "

A primeira televisão privada de Angola, TV Zimbo, foi esta noite apresentada no Bairro Talatona, em Luanda, pelo seu director executivo, José Silva Pedro, a qual será transmitida em canal aberto. Pertencente ao grupo “MediaNova” a TV Zimbo representa um investimento que reforça a sua posição no panorama dos media angolanos, a qual assume-se como um projecto sofisticado e inovador no panorama da comunicação social do país. A sua programação privilegia o entretenimento, a ficção e os programas informativos, com uma aposta forte na informação e no jornalismo de referência. Com 200 quadros, maioritariamente angolanos, a estação conta na sua direcção de informação com 60 jornalistas formados em Portugal e no Centro de Formação de Jornalistas, em Luanda, assim como quadros oriundos da Televisão Pública de Angola (TPA). A área de informação, de acordo com o seu director, conta com profissionais com capacidade de trabalhar em 49 línguas e com tecnologia de ponta, visando o exercício de um jornalismo credível, com qualidade internacional. A estação conta com dois estúdios para os programas informativos, sendo um destinado à emissão dos jornais da tarde e da noite, espaços nobres, enquanto que os programas de entretenimento serão produzidos num estúdio com 740 metros quadrados. O nome da estação de televisão (Zimbo) inspira-se nas raízes de Angola e nas tradições africanas. O Zimbo é uma concha de rara beleza que se encontrava nas praias angolanas e que devido a sua raridade e perfeição foi usada no século XVI como moeda, até ter sido substituído por contas. O período experimental prolonga-se até Março de 2009, data até a qual será alargada a cobertura do sinal aberto a todo o país, bem como a abertura dos centros de produção de Cabinda, Huambo, Benguela e Huíla. A emissão pode ser vista a partir de domingo às 17h30 no canal 5 da TV Cabo e, na região de Luanda, em UHF, canal 45, sendo também disponibilizado nos pacotes da Multichoice.

Ultimas " 24 horas "

Encerramento
A governadora da província de Luanda, Francisca do Espírito Santo, deslocou-se à igreja Assembleia de Deus Pentecostal - Templo Sede Ebenezer -, nesta cidade, onde encerrou a sexta conferência do departamento de senhoras daquela congregação eclesiástica.

Reinauguração
O ministro da Assistência e Reinserção Social, João Baptista Kussumua, reinaugurou no município do Kuito, província do Bié, novas infra-estruturas de impacto social, no âmbito do programa de reconstrução nacional.

Basquetebol
O ASA derrotou o Swallows do Togo, por 92-50, em partida da terceira jornada da taça dos clubes campeões africanos em basquetebol sénior masculino, que decorre em Sousse (Tunísia).

Matrículas
A governadora da província de Luanda, Francisca do Espírito Santo, anunciou que as crianças com idade para frequentar a iniciação e a primeira classe podem ser matriculadas sem as suas cédulas de nascimento.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Selecção Nacional " Reviravolta "

A selecção nacional de futebol efectua esta tarde o primeiro treino em terras zambianas, onde se encontra desde quinta-feira para defrontar, sábado, os “Chipolopolo”, em jogo da segunda “mão” do apuramento ao campeonato africano para atletas que actuam nos seus países CHAN.

Para esta partida, a realizar na cidade de Kitwe, a partir das 12 horas locais (13 em Angola), os angolanos vêem-se na obrigação de vencer para continuar em prova, uma vez que estão em desvantagem de 0-1 do primeiro encontro, em Luanda.

Nos seus pronunciamentos à imprensa, o técnico dos “Palancas Negras”, Mabi de Almeida, tem falado da pretensão de vencer, defendo maior atitude defensiva e ofensiva e entrosamento em relação aos jogos anteriores.

Por sua vez, os aficionados da modalidade tornam-se cada vez mais exigentes no que concerne a apresentação de bom futebol e obtenção de resultados positivos, tendo algumas vozes (inclusive de dirigentes desportivos) defendido para o jogo com a Zâmbia uma equipa lançada ao ataque para superar a desvantagem.

A primeira edição do CHAN vai decorrer de 29 de Fevereiro a Março de 2009, na Cote d’Ivoire.

Ultimas " 24 horas "

Inauguração
O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, inaugurou o Instituto Superior de Serviços Sociais de Angola (ISSSA), localizado na comuna do Benfica, município da Samba.

CLOD
O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, inaugurou, no município de Viana, em Luanda, o primeiro Centro de Logística e Distribuição (CLOD) que permitirá armazenar e escoar produtos nacionais às lojas da rede Nosso Super.

Audiência
O primeiro-ministro, António Paulo Kassoma, concedeu uma audiência ao embaixador da Noruega em Angola, Jon Vea, com quem debateu o reforço da cooperação nos domínios dos petróleos e pescas entre os dois países.

Cooperação
O primeiro-ministro, António Paulo Kassoma, abordou com o embaixador do Reino de Marrocos, Abdellah Attelhad, as perspectivas de reforço da cooperação nas áreas das Pescas, Turismo e Formação de Quadros em 2009.

Reconhecimento
O ministro da Saúde, José Van-dúnem, reconheceu o empenho da empresa petrolífera Esso Exploration Angola (Block 15), em colaboração com o governo angolano, na melhoria de vida da criança angolana, trabalhando para uma melhor qualidade na assistência médica.

Massificação formativa
O ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, defendeu a necessidade da massificação formativa e extensão do basquetebol por todo país, como garantia segura da manutenção das conquistas internacionais, com destaque para o continente africano.

Melhoria
O primeiro-ministro angolano, António Paulo Kassoma, disse que o Centro de Logística e Distribuição de bens (CLOD), inaugurado pelo chefe de Estado, vai contribuir para a melhoria do sistema de abastecimento alimentar às populações.

Destaque
O ministro da Administração do Território, Virgílio de Fontes Pereira, destacou o esforço do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, no projecto de construção de cerca de um milhão de habitações no país.

Projectos
Onze projectos destinados a consciencialização cívica, promoção da cidadania, informação às populações e de apoio institucional a agentes não estatais estão em curso no país, com vista a contribuir para o aumento da sua democratização, anunciou o embaixador e chefe da Comissão Europeia em Angola, João Gabriel Ferreira.

TAAG
A transportadora aérea nacional (TAAG) encerrou a rota que ligava Luanda a Addis Abeba, capital etíope, por razões operacionais, confirmou uma fonte da companhia.

Intenção
O embaixador não residente do Chile em Angola, Cláudio Herrera, manifestou, durante uma audiência com o ministro das Relações Exteriores, Assunção dos Anjos, a intenção do seu país aumentar a importação de petróleo angolano.

Pesca artesanal
O Instituto de Desenvolvimento da Pesca Artesanal (IPA) vai manter, em 2009, a aposta na renovação da frota pesqueira do país e colocar à disposição dos pescadores mil embarcações, informou o director da instituição, Agostinho Caholo.

Angop
O embaixador do Estado de Israel em Angola, Sangui Karni, destacou, em Luanda, o sistema de organização e profissionalismo patenteado pela Agência Angola Press (Angop) no seu trabalho de recolha, tratamento e distribuição de informações noticiosas no país e no estrangeiro.

?? " ?? "


Dji " Tafinha "


quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Big Nelo " Karga dia 13 "

O músico Big Nelo realiza no dia 13 deste mês(Sabado) no Cine Karl Marx, em Luanda, o seu primeiro show ao vivo, depois de se ter lançado numa carreira a solo à margem do grupo SSP. A informação foi avançada hoje, terça-feira, à Angop, pelo próprio autor que diz tratar-se de um espectáculo onde procurará mostrar aos fãs o resultado do trabalho desenvolvido à margem do grupo SSP do qual é um dos integrantes. “É um show em que a principal dominante será os temas do maxi single Karga e do CD Momentos. Haverá muita carga no Cine Karl Marx, muita música e muita animação para os fãs”, disse. Segundo ele, serão quase três horas de espectáculo, numa casa onde espera colocar perto de três mil espectadores. O espectáculo, a ter início às 20horas, contará, entre outros, com as participações de Jeff Brown, companheiro no grupo SSP, e dos artistas Cage One, Leokeny e JD, ambos integrantes do projecto B-26. A realização do show está sob responsabilidade da produtora LSProduções, enquanto a realização é da Step Models e da B-26. Editado na África do Sul, este trabalho, que antecede ao seu próximo disco a ser publicado em princípio de 2009, traz sete temas, nos quais o artista, como já é habitual, privilegiou o "R&B", Rap e o Soul music. Notabilizado no mundo da música pelo grupo SSP nos anos de 1990, Big Nelo tem já no mercado o CD "Momentos", o seu primeiro disco a solo, colocado no mercado em 2007.

Dias Rodrigues " Picante Vol 3 "

O DJ angolano Dias Rodrigues vai vender e autografar domingo (dia 14), na portaria do Cine Atlântico, em Luanda o seu mais recente disco intitulado “Picante volume III”.
Em declarações terça-feira, à Angop, Dias Rodrigues, referiu que o álbum com 15 faixas musicais, traz os estilos Kizomba, Semba e Rumba, tendo para o efeito convidado cantores nacionais e internacionais.
Segundo o autor, o álbum que será vendido ao preço de 1000 Kwanzas foi produzido por Dias Rodrigues, com participação dos DJs Manya e Ângelo, enquanto que a edição e distribuição está a cargo da LS produções.
“Neste disco, uma sequência dos anteriores que está ser já uma marca Dias Rodrigues (DR) procurei trabalhar de forma a agradar todos os extractos da sociedade, desde os jovens até aos mais velhos”, fez saber.
Frisou que existe no disco versões de música de Urbano de Castro, Clara Monteiro e Teta Lágrimas, acrescentado que “todos aqueles que queiram obter os discos “Picante I e Picante II” podem também aproveitar na ocasião”.
Participaram no “Picante volume III”, os cantores Helvio, Ary, Cristo, Emma, Yola e Jorge Semedo, Carlos Burity, Nicol Ananás, Legalize, Clara Monteiro, Pérola Heavy C e o guineense Micas Cabral (vocalista do grupo Tabancas Jazz).
Dias Correia Rodrigues, natural de Luanda, técnico de som do grupo Rádio Nacional de Angola, funcionando no canal Rádio Cinco e DJ é autor de dois discos, “Picante I” (2003) e Picante volume II”, (2005). Começou a tocar em 1990.

Ultimas " 24 horas "

Aprovação
O Conselho de Ministros aprovou os programas provinciais para 2009, que constituem um dos instrumentos para a concretização do Plano Nacional, visando o desenvolvimento local com base nas potencialidades existentes.

Exortação
O presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, exortou a sociedade civil angolana no sentido de continuar a ser parceira privilegiada do Governo na promoção, defesa e observância dos direitos humanos.

Homenagem
Uma coroa de flores foi depositada na estátua do primeiro Presidente do MPLA, António Agostinho Neto, no Largo da Independência, pelo primeiro-secretário deste partido em Luanda, Bento Bento, no quadro do 52º aniversário da organização.

Entrepostos
O Conselho de Ministros aprovou a construção de entrepostos frigoríficos nas províncias do Zaire, Bengo, Luanda, Lundas Norte e Sul, Kwanza Sul, Malanje, Kwanza Norte, Moxico, Bié, Huambo e Uíge.

Direitos humanos
A Coordenadora residente em Angola do sistema das Nações Unidas, Jocelline Bazile-Finley, considerou que os direitos humanos são o principal desafio de um país democrático.

Donativo
Quarenta e sete jovens seropositivos do município do Rangel, em Luanda, beneficiaram de um donativo da selecção nacional de honras “Palancas Negras”, composto por sacos de fuba de milho, arroz, caixas de leite e óleo de cozinha.

Disponibilidade
O Banco de Desenvolvimento de Angola está disponível para apoiar projectos empresariais para a exploração e o aproveitamento do mel e arroz, desde que os empresários interessados apresentem programas bem estruturados.

Garantia
O MPLA garante que vai continuar a ser o principal impulsionador das reformas e do aperfeiçoamento do sistema democrático, garantir a estabilidade, segurança e a confiança do povo, visando o desenvolvimento do país e a melhoria da qualidade de vida dos angolanos, fazendo de Angola "uma terra boa para se viver”.

Parqueamento
Os automobilistas e motociclistas da cidade de Luanda contam com um novo parque de estacionamento público, construído pelo governo da província junto ao Instituto Normal de Educação Física (INEF), no município da Maianga, em funcionamento desde o princípio deste mês.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

ULTIMAS 24 HORAS

Audiência
O presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, concedeu, em Luanda, uma audiência a embaixadora da Zâmbia em Angola, Mariana Nsingo, durante a qual analisou aspectos inerentes ao reforço das relações de amizade e de cooperação entre os dois países vizinhos.

Cooperação
O governo australiano está interessado em reforçar as relações de cooperação com Angola em diversos domínios, informou, em Luanda, o embaixador da Austrália no país, John Coutney.

Satisfação
O secretario de Estado para o Ensino Superior, Adão do Nascimento, disse, em Ondjiva, estar satisfeito com as condições criadas pelo governo provincial do Cunene para implementação do ensino universitário na região.

Acesso à justiça
A Juíza Conselheira do Tribunal Supremo, Joaquina do Nascimento, considerou a efectivação do acesso á justiça um factor imprescindível para a defesa dos direitos dos cidadãos, promovendo assim a afirmação da pessoa e a sua dignidade.

Habitação
A região leste do país, nomeadamente as províncias do Moxico, Lunda Norte e Lunda Sul, irá beneficiar de 28 mil habitações de carácter social, afirmou, na cidade do Dundo, província da Lunda Norte, o ministro do Urbanismo e Habitação, Diakumpuna Sita José.

Código de estrada
O novo Código de Estrada, já aprovado e publicado no Diário da República nº182 - I série do corrente ano, poderá entrar em vigor em Abril de 2009, informou o comandante geral da Polícia Nacional, comissário geral Ambrósio de Lemos.

Parlamentares
A presidente da 9ª comissão da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, afirmou que entre as várias tarefas dos grupos parlamentares, o zelo pela administração eficaz da justiça afigura-se como uma das principais.

Ambiente
A exploração de rocha calcária para as obras de protecção costeira da Chicala, em Luanda, contempla a reposição de terra no local de onde é retirado o material para o fabrico dos esporões de contenção das ondas do mar, a fim de se assegurar a preservação do meio ambiente.

Formação
O chefe do Estado-Maior adjunto do Exército, general Lúcio do Amaral, considerou fundamental o curso de defesa nacional para jovens, já que a juventude demonstra que compreende a importância deste mecanismo de protecção do país.

Modernização
O ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, anunciou a modernização de 163 estações de correios em todo o país, no quadro de actualização dos serviços do sector.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Petro " 12ª vez "

A equipa sénior feminina de andebol do Petro de Luanda sagrou-se na noite de sábado campeã africana de clubes pela 12ª vez consecutiva, ao vencer o TKC dos Camarões, por 31-19, na final da prova realizada na cidade marroquina de Casablanca. Para além das petrolíferas, Angola esteve representada na taça continental com as formações masculinas do 1º de Agosto (3º classificado) e Kabuscorp (7º).

Sayovo " No Brasil "

O velocista José Sayovo Armando participará no próximo dia 14 no "Meeting Internacional da Caixa do Brasil", a disputar-se na cidade do Rio de Janeiro, na especialidade de 100 metros para deficientes visuais (t11), confirmou hoje à Angop, em Luanda, o técnico do atleta.
José Manuel, que falava à margem da disputa da VIII edição da "Taça Lwini", terminada hoje, no estádio 22 de Junho, disse que parte quarta-feira para o local da competição juntamente com o triplo medalha de prata nos jogos paralímpicos de Pequim (China), nos 100, 200 e 400 metros.
Explicou que para o Meeting são convidados os actuais melhores atletas adaptados do mundo e que José Sayovo estará presente pela segunda vez, depois da conquista de uma medalha de prata na edição passada, em 2007.
Acrescentou que o convite enviado ao Comité Paralímpico Angolano, foi extensivo a velocista Evalina Alexandre, mas a organização da prova decidiu por não realizar a especialidade de 100 metros na classe feminina para atletas com deficiência visual parcial, classe t12 e t13.
Quanto aos objectivos na competição, José Manuel disse que Angola vai participar apenas para honrar o convite da organização visto que depois dos jogos paralímpicos de Pequim, apenas trabalharam durante três semanas visando a próxima época desportiva.
"Não vamos propositadamente para disputar medalhas, mas é claro que o atleta tem ambições pessoais, pelo que não está fora de hipótese a subida ao podium", frisou.
O grande destaque deste Meetting será a prova de 100 metros da classe T11, onde os grandes favoritos são o angolano José Sayovo e o brasileiro Lucas Prado, que venceu os 100, 200 e 400 metros nos jogos paralímpicos de Pequim em Setembro deste ano.

Ultimas " 24 horas "

Convívio
Militantes do MPLA enquadrados nos comités de acção do município do Rangel, em Luanda, conviveram, no Centro Recreativo Kilamba, no âmbito das festividades do 52º aniversário da fundação deste partido, a assinalar-se a 10 de Dezembro.

Taça Lwini
O fundista Cândido Cândido, da província de Malanje, venceu a VIII edição da "Taça Lwini", colocando fim ao reinado de sete anos de José Sayendo, do Namibe, na classe para deficientes motor (t46).

Atletismo
O velocista José Sayovo Armando participará no próximo dia 14 no "Meeting Internacional da Caixa do Brasil", a disputar-se na cidade do Rio de Janeiro, na especialidade de 100 metros para deficientes visuais (t11), confirmou à Angop, em Luanda, o técnico do atleta.

Bicicletas
A Federação Angolana de Ciclismo procedeu, em Luanda, a entrega de 40 bicicletas aos clubes filiais de ciclismo da capital, no âmbito da massificação da modalidade.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Petro " DeuGosto "

Com uma exibição de alto nível, o Petro de Luanda venceu ontem, no pavilhão do Rio Seco o 1º de Agosto por 94-82, no primeiro clássico da XXXI edição do Campeonato Nacional de basquetebol sénior masculino.
A partida, que serviu de acerto à primeira jornada da competição, uma vez que, na altura os "militares", campeões nacionais, se encontravam engajados nas preliminares da Taça de África dos Clubes Campeões, foi dominada pelos "petrolíferos", sobretudo no último quarto onde venceram por 16 pontos (26-10).
O extremo-poste do Petro Heshimu Evans (EUA) não jogou por problemas administrativos.
Os três primeiros períodos foram disputados de forma equilibrada, mas com o Petro de Luanda sempre em vantagem, numa noite em que apenas Olímpio Cipriano (autor de 33 pontos) esteve em evidência do lado dos anfitriões. Nas hostes "tricolor" destacou-se o colectivo, porém com uma nota à parte para o veterano Victor de Carvalho (17 pontos).
Na primeira parte o jogo foi disputado com muita intensidade, com os dois treinadores, ainda no primeiro quarto, a substituírem a equipa inicial, mostrando a sua variedade de opções.
Com uma sequência de empates (2-2, 10-10, 13-13, 22-22, 25-25) os pupilos de Ginguba terminaram o período inicial vencendo por 28-26. O 1º de Agosto, com Lutonda de início, ao contrário do que se esperava, demonstrava já alguma quebra física.
No quarto seguinte o equilíbrio manteve-se, mas com os "militares" sempre atrás do resultado. Nesta etapa os "petrolíferos" venciam por 11 pontos de diferença (38-49), mas deixaram o adversário reduzir e fixar o resultado ao intervalo em 50-47.
No terceiro período o Petro Luanda, novamente, entrou melhor, com destaque para os reforços Paulo Santana, Frederick Gentry e Roberto Fortes. O primeiro deu conta do recado e conseguiu "ofuscar" a ausência do base principal Milton Barros, criando muitas dificuldades na linha defensiva dos "rubro-negros".
Com sete pontos cada, Fortes e Gentry ajudaram a sua equipa a manter a vantagem durante o referido quarto. Nos "militares" Olímpio Cipriano, sozinho, "remava contra maré", os 12 pontos marcados impediram que o adversário ampliasse para mais de quatro pontos de vantagem no final do quarto (68-72).
No último período o 1º de Agosto equilibrou nos primeiros cinco minutos, mas quebrou fisicamente nos sete que faltavam e, com muitos erros defensivos, foi superado pelo Petro de Luanda que marcou 26 pontos contra 10.
Bem organizados defensivamente, os "petrolíferos" foram superiores ao seu adversário e alcançaram a quarta vitória no Campeonato Nacional, em igual número de jogos, somando oito pontos na primeira posição.

Burity " Apela "

O ministro da Educação, António Burity da Silva, apelou terça-feira em Wako Kungo, Kwanza Sul, aos pais e encarregados de educação a se interessarem mais com o que os educandos fazem na escola, argumentando ser a melhoria do ensino uma responsabilidade de todos e não apenas do seu sector e dos professores.
O governante fez este apelo quando discursava na primeira Conferência Nacional sobre Comissões de Pais e Encarregados de Educação (CPEE), que decorre até ao dia 4 na referida circunscrição.
Destacou ser, neste contexto, de "crucial importância" o papel dos pais e encarregados de educação no sucesso escolar dos seus educandos, não só através do apoio moral e material, mas, acima de tudo, na responsabilização destes face à importância da escola e do estudo.
Para o ministro Buriry da Silva, só quando as famílias participam é que conseguem saber o que se passa realmente na escola, dos professores que faltam, se os filhos vão ou não à escola e quando não há aprendizagem significativa.
Por outro lado, ressaltou que para o êxito da dinamização das CPEE dever-se-á reforçar a sensibilização de todos os pais e encarregados de educação para a importância de um acompanhamento próximo da vida escolar dos filhos, como factor essencial para o seu sucesso.
"A escola não levará certamente a bom porto a sua tarefa, sem o apoio e colaboração dos pais e encarregados de educação", enfatizou o titular da Educação, considerando ser preciso ter-se a consciência de que "estando todos no mesmo barco, este não sairá do seu lugar, ou limitar-se-á a navegar em círculos, se não remarmos todos na mesma direcção".
Para tal, evocou, impõe-se a articulação da educação da família, dos pais e encarregados de educação, com o trabalho da escola, o que torna imprescindível que os parceiros nessa tarefa, a CPEE, e não só conheçam esse trabalho, o sintam e adoptem como seu.

Ultimas " 24 horas "

Satisfação
O ministro da Administração do Território, Virgílio de Fontes Pereira, congratulou-se com o desempenho da administração municipal do Kilamba Kiaxi na resolução de alguns problemas da comunidade.

Importadores
Importadores nacionais e estrangeiros sugeriram, em Luanda, a administração do Porto Comercial de Luanda um maior investimento em máquinas e infra-estruturas, assim como a introdução de meios electrónicos para eliminar o excessivo congestionamento de contentores nos terminais portuários e de navios no largo da costa marítima.

Apelo
O ministro da Educação, António Burity da Silva, apelou, no Wako Kungo, Kwanza Sul, os pais e encarregados de educação a se interessarem mais com o que os educandos fazem na escola, argumentando ser a melhoria do ensino uma responsabilidade de todos e não apenas do seu sector e dos professores.

Denúncia
A denúncia de casos de violação contra as mulheres foi apontado pela coordenadora do Fórum de Mulheres Jornalistas, Josefa Lamberga, como meio eficaz para o combate tenaz ao problema.

Reabilitação
A reabilitação e sinalização das estradas inter-provínciais tem permitido a redução do tempo de viagem da operadora de transporte de passageiros SGO para o interior do país, além de proporcionar uma viagem mais cómoda e segura aos viajantes.

Livros
Os leitores luandenses compraram em Novembro, nas principais livrarias da capital, livros de diversas temáticas, com destaque para os de literatura, direito, economia e política.

Coca Cola
A Coca Cola, com pelo menos mil contentores, é um dos grandes importadores do país com mais mercadorias por desalfandegar no recinto do Porto de Luanda, informou o Presidente do Conselho de Administração, Sílvio Vinhas.

Relações
O director da Direcção África e Médio Oriente do Ministério das Relações Exteriores, Nelson Cosme, considerou, em Luanda, excelentes as relações entre as Repúblicas de Angola e de Cabo Verde.

Educação familiar
A deputada da bancada parlamentar do MPLA, Isabel Dalas, considerou, em Luanda, que a educação dentro de uma família determina a evolução e a auto-realização do homem dentro de uma sociedade.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Can 2010 " Inauguração Dia 11 "

Os estádios em construção nas províncias de Luanda, Huíla, Benguela e Cabinda para albergar a Taça Africana das Nações em Futebol, que o país vai organizar em 2010, serão inaugurados a 11 de Novembro de 2009, dia da independência de Angola.

Em entrevista exclusiva hoje à Angop, o director de informação, publicidade e marketing do Comité Organizador do Campeonato das Nações (COCAN), Manuel Mariano, explicou que os campos serão inaugurados com a realização de um torneio que poderá ser de âmbito nacional ou internacional, possibilidades a serem estudadas.

Explicou que a ideia é enquadrar a abertura das infra-estruturas as festividades da independência nacional com um programa extensivo aos quatro campos.

O COCAN pretende que a realização do torneio sirva de teste relativamente ao funcionamento dos estádios, cuja conclusão e entrega à organização do CAN-2010 está prevista para 30 de Outubro de 2009.

Quanto aos prazos estabelecidos pela Confederação Africana de Futebol (CAF) e pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) para entrega das infra-estruturas, Manuel Mariano afirmou que os mesmos estão a ser cumpridos.

Dos quatro estádios o da capital do país terá maior capacidade com 50 mil lugares, para um universo de 4,5 milhões de habitantes.

Localizado no Bairro da Camama, no município do Kilamba Kiaxi, possui 2080 lugares para Vips, 400 para portadores de deficiências, 120 no camarote presidencial e 200 na tribuna de imprensa.

O estádio da província de Benguela é o segundo com capacidade para 35 mil espectadores, entre uma população estimada em 1,9 milhões de habitantes.

Situado no bairro Nossa Senhora da Graça, o campo possui 308 lugares vips, 60 para portadores de deficiências e 154 na tribuna de imprensa.

O recinto da Huíla, no Bairro do Chiolo, terá capacidade para 20 mil espectadores para uma população estimada em 2,6 milhões. Possuirá 200 lugares vips, 65 para deficientes e 200 para a tribuna de imprensa.

O de Cabinda, na zona do Chiazi, terá capacidade para 20 mil assistentes entre os 350 mil habitantes, 204 lugares vips, 68 para deficientes e 104 na tribuna de imprensa.

Ultimas " 24 horas "

Audiência
O presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, recebeu, em Kampala (Uganda), em audiência uma delegação parlamentar da República da Guiné-Equatorial, com a qual abordou o estado da cooperação bilateral.

Recomendação
A 31ª conferência da União Parlamentar Africana (UPA), realizada em Kampala, Uganda, recomendou a necessidade de maior atenção ao sector da agricultura como forma de combate a fome e a pobreza.

Regresso
O presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, regressou ao país, depois de ter participado na 31ª conferência da União Parlamentar Africana (UPA), realizada em Kampala.

Estádios
Os estádios em construção nas províncias de Luanda, Huíla, Benguela e Cabinda para albergar a Taça Africana das Nações em Futebol, que o país vai organizar em 2010, serão inaugurados a 11 de Novembro de 2009, dia da independência de Angola.

Direitos
Os direitos de transmissão televisiva da XXVII edição da Taça Africana das Nações que Angola vai organizar em 2010, estão reservados à Agência de Telecomunicações "Sportfive", informou o director de informação, publicidade e marketing do Comité organizador do evento (COCAN), Manuel Mariano.

Cultura
A ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, defendeu, na província de Benguela, a necessidade de se prestar maior atenção às crianças que manifestam dotes artísticos, indicando que o futuro da música e de outras artes culturais vai depender da formação das crianças que se pode fazer actualmente.

Parque de estacionamento
Um parque de estacionamento público de cinco pisos, com capacidade para 200 veículos, está a ser erguido na Marginal de Luanda, por detrás do Ministério dos Petróleos, no município da Ingombota, no âmbito de um programa do Governo angolano para colmatar a falta de locais de estacionamento de viaturas e contribuir para a fluidez do trânsito.

Unidades cerâmicas
Catorze unidades cerâmicas para o fabrico de tijolos, telhas, azulejos, mosaicos e loiça sanitária vão ser construídas em 2009 no país, segundo informou à Angop o director geral da Unicerâmica, Artur da Silva Mota.

SIDA
O ministro da Reinserção Social, João Baptista Kussumua, disse que o Governo está a envidar esforços no sentido de conseguir efectivamente reduzir os indices de VIH/Sida que afectam o país.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

1 zero " Na Cidadela !!! "

Sorte diferente a do seu antecessor marcou a estreia de Mabi de Almeida, que domingo perdeu com a Zâmbia, dias depois da sua promoção a técnico principal, em substituição do mais bem sucedido treinador à frente dos “Palancas Negras”, Oliveira Gonçalves. Desde Novembro de 2004, quando assumiu a selecção de Angola, Oliveira Gonçalves obteve feitos inéditos que o guindaram numa referência a nível nacional e africano. Dois apuramentos à Taça das Nações (Egipto-2006 e Ghana-2008) e presença inédita num campeonato do mundo "Alemanha-2006" vão estar sempre presente na memória do novo treinador, cuja estreia, no mesmo recinto, contrastou com a vitória sobre o Tchad em 2004. Com efeito, numa altura em que havia o risco de eliminação nas preliminares para o mundial germânico, devido à derrota de 1-3 frente ao Tchad, em Djamena, ainda sob liderança do brasileiro Ismael Kurtz, Oliveira Gonçalves virou a história da eliminatória na Cidadela. Um triunfo de 2-0 foi quanto bastou para o resgate dos níveis de confiança, factor que propiciou o início de um ciclo de quatro anos, onde se elevou muito alto a fasquia do futebol nacional no contexto africano e mundial. Ainda que o novo "timoneiro" tenha acompanhado todo o percurso de Oliveira Gonçalves, na condição de adjunto, presumindo-se por isso que tenha apreendido bem a lição, não será fácil para Mabi de Almeida manter o prestígio granjeado. Entre os feitos do anterior líder dos Palancas Negras destaca-se a participação no campeonato do mundo da Alemanha e no Africano do Ghana em Janeiro deste ano, onde Angola chegou aos quartos-de-final pela primeira vez na sua história no CAN. Colocada no grupo D, com sede na cidade de Tamale, as honras desafiaram o mundo contrariando o favoritismo da África do Sul, do Senegal e da Tunísia com exibições espectaculares. No final, ficou-se com a sensação de que, com um pouco mais de experiência, a sorte poderia ter sido outra. Ao apurar-se à segunda fase do CAN-2008 diante de equipas com condições e estruturas mais sólidas (empate a um golo com África do Sul e a zero com Tunísia, depois da vitória sobre Senegal por 3-1), tendo sido derrotada apenas na segunda fase pelo Egipto, por 1-2, Angola ganhou o estatuto de “grande” quando até então era mero participante. A responsabilidade pela valorização do futebol nacional é atribuída a Oliveira Gonçalves, despedido recentemente pela FAF pela sequência de resultados negativos, marcados pela eliminação da corrida para o mundial de 2010 na África do Sul. Portanto, este é o “fardo” do novo seleccionador nacional; uma herança de resultados positivos, que terá de manter ou melhorar, entre vários condicionalismos, sendo o principal de ordem organizativa, por parte do órgão reitor do futebol angolano.

Cruz e Silva " Festival da Canção Infantil "

A ministra da Cultura, Rosa da Cruz e Silva, deslocou-se hoje, segunda-feira, à província de Benguela, onde vai proceder a abertura do segundo Festival Nacional da Canção Infantil.
Em breves declarações a Angop, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, momentos antes de embarcar para Benguela, Rosa da Cruz disse que a realização do festival se insere no programa Nacional Cultural das comemorações trigésimo terceiro aniversario da independência nacional, celebrado a 11 de Novembro último.
Referiu que a par do Festival, vai reunir-se com quadros do Ministério da Cultura na província, para avaliar o funcionamento do sector.
Rosa da Cruz e Silva, que se faz acompanhar de técnicos do Instituto Nacional do Património Cultural para os Monumentos Edificados, vai visitar os museus de Arqueologia de Benguela e de Etnografia do Lobito.
O regresso da ministra e da delegação que a acompanha está previsto para terça-feira, à tarde.

O livro " O saber não ocupa lugar "

O director do Instituto Nacional do Livro e do disco, António Fonseca, disse hoje, em Luanda, que a sociedade angolana começa, novamente, a despontar o interesse pelos livros como via de educação dos seus educandos.

António Fonseca, que falava durante a realização da quinta Tenda das Letras, no município do Kilamba Kiaxi, salientou que compareceram durante os cinco eventos culturais, muitas famílias angolanas, sobretudo crianças acompanhadas de seus pais.

Salientou que, hoje, tenta-se corrigir alguns défices que causaram a mudança de comportamento no seio da sociedade, e, nesta perspectiva, a instituição fez renascer o Programa do Jardim Infantil, que durante muitos anos foi uma fonte de surgimento de leitores.

“Nesta nova etapa do renascimento do livro infantil, os resultados foram muito positivos, e é objectivo levar também estes eventos a outras partes do país”.

Para António Fonseca, os meios de comunicação continuam a ser grande influência na promoção do livro, na leitura e no surgimento de novos leitores, como parceiros social.

De acordo com o escritor, espera-se pela aprovação da política do livro e da leitura, que de algum modo irá contribuir de maneira substancial, para que este ocupa definitivamente o seu lugar.

“Seria desejável que cada novo ou velho empreendimento habitacional integrasse um centro cultural ou uma biblioteca e que surgissem nos meios de Comunicação Social programas gratuitos para difusão dos livros, assim o livro seria um veículo cada vez mais importante na educação e informação técnica de cada individuo”, frisou.

Face ao objectivo de aproximar o cidadão do livro, António Fonseca, frisou que, na quadra festiva, realizar-se-á a tenda das Letras do Natal, onde serão ofertados alguns livros.

Ultimas " 24 horas "

Audiência
O presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, concedeu audiência a uma delegação da República Democrática do Congo, no cumprimento da derradeira etapa da sua participação na 31ª conferência da União Parlamentar Africana (UPA).

Felicitações
O ministro do Interior, Roberto Leal Monteiro "Ngongo", felicitou, numa mensagem, o Serviço Nacional de Bombeiros pela passagem de mais um aniversário.

Compromisso
O ministro do Interior, Roberto Leal Monteiro "Ngongo", reiterou, em Luanda, o compromisso do seu pelouro dotar o Serviço de Bombeiros de infra-estruturas e condições materiais de trabalho digno, para o fortalecimento deste órgão que tem por missão a prevenção e extinção de incêndios e outras calamidades naturais.

Cultura
A ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, solicitou, em Luanda, aos jovens cineastas angolanos a terem o Festival Internacional de Cinema de Luanda (FICLuanda) como um incentivo à dinamização do sector e a produção de películas de longa e curta metragens.

Assistência Social
O Governo angolano controla e assiste a nível do país 226 mil 597 pessoas idosas nas comunidades em situações de vulnerabilidade, sendo 123 mil 761 mulheres e 102 mil 836 homens, além de 14 lares de assistência que albergam um total de mil e56 idosos.

Redução da pobreza
O presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, ressaltou as acções do Governo angolano para a redução da pobreza, durante a sessão plenária da Conferência da União Parlamentar Africana, realizada em Kampala, República do Uganda.

Derrota
A selecção nacional de futebol perdeu diante da sua congénere zambiana, por 0-1, em partida da primeira mão do apuramento ao campeonato africano destinado aos atletas que actuam nos seus países, a decorrer de 29 de Fevereiro a sete de Março de 2009, na Côte d'Ivoire.

Pretensão
A República Democrática do Congo pretende que Angola participe na missão de paz da ONU para a resolução do conflito armado que assola a zona Leste do país desde Agosto último.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

ULTIMAS 24 HORAS

Posição
O ministro das Finanças, Severin de Morais, defendeu, na cidade do Huambo, a necessidade do país ter um sector privado mais forte e capaz de atender a demanda da sociedade em bens de consumo e em serviços.

Visita
O ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, visitou as instalações do Luanda-rádio, órgão adstrito ao INACOM, no município de Cacuaco, norte de Luanda, para se inteirar do seu funcionamento.

Anúncio
O secretário de Estado para o Ensino Superior, Adão do Nascimento, anunciou, na cidade do Huambo, o envio, nos próximos cinco anos, de mil bolseiros para a República de Cuba.

Saúde
O ministro da Saúde, José Ván-Dunem, disse, em Luanda, que o Primeiro Congresso Nacional de Hematologia reveste-se de grande importância por procurar encontrar soluções para o combate a doenças relacionadas com o sangue.

Emprego
O Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA) empregou, este ano, 142 novos especialistas em agronomia e agro-industrial para reforçar o seu potencial humano nas áreas de extensão rural, anunciou o director geral adjunto para a área técnica da instituição, Miguel Pereira.

Pertinência
O vice-governador da província para área técnica do Kwanza Sul, Milu Tonga, considerou pertinente a realização do Seminário sobre “A qualidade dos materiais de construção em Angola”, numa altura em que o país passa por um processo de reconstrução das sua infra-estruturas.

Doença
A directora Nacional do Instituto Nacional de Luta Contra a Sida, Dulcelina Serrano, disse que o número de pessoas identificadas com VIH/Sida tem estado a aumentar.

Hematologia
Cerca de 500 profissionais da área de saúde, entre médicos, patologistas e clínicos gerais, participam, na Escola Nacional de Administração, em Luanda, no 1º Congresso Nacional de Hematologia.

Fomento habitacional
O ministro do Urbanismo e Habitação, Diankumpuna Sita José, considerou a política de fomento habitacional do Governo como uma importante componente do processo de desenvolvimento social e económico do país.

Apelo
A vice-ministra da Família e Promoção da Mulher, Paula da Silva Sacramento, apelou as mulheres no sentido de quebrarem o silêncio de forma a diminuir os casos de violência no género que se registam no país.

Formação
Profissionais de vários órgãos públicos de Comunicação Social de Angola que frequentam uma formação em língua inglesa em Joanesburgo, África do Sul, concluíram as duas primeiras etapas do ciclo, com duração de dez meses.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Mabi de Almeida " Novo Treinador "

Vinte e quatro anos depois se estrear como treinador, no 1º de Maio de Benguela, Mabi de Almeida chega hoje ao cargo de seleccionador nacional dos “Palancas Negras”, num período em que o objectivo é, no mínimo, qualificar Angola para as meias-finais da Taça das Nações em futebol no país em 2010. Licenciado em Educação Física na Alemanha, Mabi de Almeida ingressou no departamento das selecções nacionais da Federação Angolana de Futebol (FAF) em 2001. A sua trajectória como técnico trilha quase que os mesmos caminhos que o seu antecessor, Oliveira Gonçalves, com quem conquistou em 2001 (na condição de adjunto) o campeonato Africano de sub20, na Etiópia. No mesmo ano, o novo técnico principal ajudou a orientar a estreia dos “Palanquinhas” no campeonato do mundo disputado na Argentina. Em 2006, Mabi de Almeida, que já treinou o Sonangol do Namibe e o Sporting de Cabinda, participou no projecto que levou à qualificação inédita de Angola para o campeonato do mundo Alemanha2006. Em Janeiro deste ano, o técnico de 45 anos e natural da província de Benguela, coadjuvou a liderança do combinado nacional no campeonato africano das nações (CAN2008) no Ghana, onde se alcançou os quartos-de-final.
Após o afastamento de Oliveira Gonçalves, assume o "onze" nacional na condição de interino. Sob seu comando os “Palancas Negras” venceram o Níger, por 3-1, em jogo da última jornada do Grupo 3 de apuramento ao Mundial2010, e no dia 19 empataram sem golos com a Venezuela para a data FIFA. Domingo, o estádio nacional da Cidadela vai testemunhar a sua estreia como técnico principal no confronto diante da Zâmbia, para a derradeira eliminatória para a Taça das Nações (CHAN), reservada a jogadores que actuam nos campeonatos domésticos em 2009, na Côte d'Ivoire.

Feira do Livro " Infanto-Juvenil "

O Largo da Tourada, localizado na comuna do Kassequel, Maianga, em Luanda, vai acolher, no próximo sábado, a partir das 09 horas, uma feira de livro e de literatura infanto-juvenil sob o lema “toda criança a vida”.
A actividade enquadra-se nas jornadas comemorativas em torno do 20 de Novembro, data dedicada a Convenção dos Direitos da Criança e visa chamar a atenção da sociedade sobre os problemas das crianças angolanas.
Promovida pelo projecto "Ler é um Hábito", o evento, segundo dissa hoje à Angop a sua responsável, Maria Aline, será preenchido com exposições de fotos retratando o dia-a-dia das crianças angolanas e um convívio com petizes provenientes de diversas instituições sociais e de centros infantis.
Esta será a segunda actividade de género, depois de uma outra ter sido realizada em Luanda em 2007.
A Convenção dos Direitos da Criança foi adoptada pela Assembleia Geral nas Nações Unidas em 20 de Novembro de 1989.

Plano Nacional " Derrame de Petróleo "

O Conselho de Ministros aprovou quarta-feira o Plano Nacional de Contingência Contra Derrames de Petróleo no Mar, que visa dotar o país de um sistema nacional e de um banco de dados que identifique e actualize, de forma clara, as áreas de maior risco ambiental ou socioeconómico.
O sistema nacional de prontidão e resposta contra derrames de petróleo define a responsabilidade das instituições do Governo a nível nacional, provincial e local, a localização do equipamento, de materiais e pessoas a mobilizar.
Indica também as organizações nacionais e internacionais com as quais se deve estabelecer acordos de cooperação, para a optimização do uso dos recursos em caso de emergência.
O Conselho de Ministros, cuja sessão foi orientada pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, apreciou a proposta de Programa Nacional de Gestão Ambiental e recomendou a sua actualização, para aprovação.
O Programa Nacional de Gestão Ambiental estabelece as responsabilidades dos diversos órgãos do Governo, dos agentes não estatais e dos cidadãos para uma gestão sustentável, e define os sub-programas que facilitam a reconstrução do país através da integração e conciliação dos aspectos ambientais em todos os programas e planos gerais e sectoriais de desenvolvimento económico e social.
A reunião do Governo teve como objectivo a análise de documentos dos ministérios do Ambiente, dos Petróleos, das Finanças, da Economia, da Agricultura, das Pescas, Relações Exteriores e da Administração do Território.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

ULTIMAS 24 HORAS

Cimeira
O Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, ao discursar na cerimónia de abertura da II cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Comissão do Golfo da Guiné, no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda, destacou a importância estratégica da região.


África Unida
O Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, disse que os conjuntos sub-regionais e regionais constituem os elos essenciais de uma África unida, integrada, solidária, pelo que é necessário continuar a colocar os "nossos recursos ao serviço do desenvolvimento económico e do progresso social dos nossos respectivos povos".


Preocupação
O Secretário Executivo da Comissão do Golfo da Guiné, Carlos Gomes, manifestou preocupação pelo impacto que a crise financeira mundial possa ter nas economias dos Estados membros.


Desafios futuros
O presidente cessante da Comissão do Golfo da Guiné, Omar Bongo, disse esperar que os Estados membros continuem a fazer o aproveitamento dos seus recursos naturais disponíveis para responder, com eficácia, os desafios futuros.


Esforços
Os esforços do chefe de Estado do Gabão, Omar Bongo, presidente cessante da Comissão do Golfo da Guiné, para conferir conteúdo à organização, foram enaltecidos por José Eduardo dos Santos.


Função
Os efectivos globais da função pública tiveram um crescimento de 27, 7 porcento de 2002 a 2007, anunciou, em Luanda, o ministro da Administração Pública Emprego e Segurança Social, António Pitra Neto.


Diplomas
Oficiais, marinheiros e trabalhadores civis da Marinha de Guerra Angolana (MGA) receberam diplomas de reconhecimento internacional do curso de línguas, no âmbito da cooperação com a França.


Presidência
O Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, foi eleito presidente da Comissão do Golfo da Guiné, no termo da II Cimeira ordinária ocorrida em Luanda.


Emprego
O Governo angolano prevê criar 320 mil postos de trabalho em 2009 com o objectivo de reduzir a fome, pobreza e a miséria extrema, disse o ministro da Economia, Manuel Júnior.


Projecto
Um projecto de massificação e desenvolvimento do atletismo, da autoria do fundista angolano João N’tyamba, foi apresentado, em Luanda, ao Ministério da Juventude e Desportos (MJD).

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Angola " Bioetanol "

Com a existência da comissão nacional multisectorial, integrando os ministérios dos Petróleos (coordenador), da Indústria, do Planeamento, das Finanças e de Ciências e Tecnologia, e a Secretária de Estado de Energias e Águas e a Empresa Sonangol, Angola prepara-se para, nos próximos tempos, produzir o bioetanol, com base no fomento do cultivo de cana de açucar.
De acordo com a deputada Emília Carlota Celestino Dias, que falava hoje quarta-feira em entrevista à Angop, à margem dos trabalhos da Conferência Internacional sobre Biocombustíveis, que decorre na cidade brasileira de de São Paulo, a comissão nacional estará a criar condições para o arranque do processo de produção da cana-de-açucar e do bioetanol no país,o que deverá passar, necessariamente, pela existência de uma legislação afim.
Para a deputada Emília Celestino Dias, que ocupa o cargo de segunda secretária da Assembleia Nacional, "ao elaborar-se a lei sobre os biocombustíveis, dever-se-á ter como base a observância dos princípios orientadores nomeadamente as "leis base do ambiente tais como a lei nº 5/98 de 19 de Junho e a lei nº 9/04 de 9 de Novembro, assim como a resolução nº 15/03 de 22 de Julho, sobre a estratégia de combate à pobreza.
O processo do cultivo de cana de açúcar terá como objectivo central assegurar a integração económica das famílias camponesas, mediante a produção de matérias-primas capazes de atender parte das necessidades energéticas nacionais, a partir do bioetanol, e, simultâneamente, preservar o meio ambiente.
Entre os benefícios apontados com a produção de biocombustíveis, desta-se a possibilidade da oferta de milhares de empregos directos à população, a redução de gases que danificam o meio ambiente, o aumento das áreas cultiváveis, para além da cana-de- açúcar constituir uma fonte renovável de energia natural, ao contrário de energias fósseis.
"O parlamento angolano, considerando os benefícios apontados na produção dos biocombustíveis, desde que respeite os princípios orientadores e salvaguarde os interesses nacionais é de opinião favarável", disse a deputada Emília Carlota Celestino Dias.
A conferência, aberta segunda-feira, prossegue hoje com debates sobre os temas "Os biocombustíveis e a Inovação", "Pesquisas e Desenvolvimento" e "Oportunidades para a Ciência e Tecnologia". Nas sessões de terça-feira, os especialistas dissertaram sobre os "Biocombustíveis e Mudança de Clima, Emissões de Gases e o Efeito Estufa, a Mudança do Uso da Terra e Ciclo de Vida de cada Tipo Combustível".

Partidos Politicos " Extinção "

Os partidos políticos que obtiveram menos de 0,5 porcento dos votos válidos nas eleições legislativas de 05 de Setembro último poderão ser declarados extintos proximamente, conforme estabelece a Lei Eleitoral, revelou quarta-feira, em conferência de imprensa, o procurador geral da República, João Maria de Sousa.
Segundo o magistrado, o Ministério Público deu entrada terça-feira, no Cartório do Tribunal Constitucional (TC), o requerimento formal para apreciação do dossier, que abrange 22 formações, cinco das quais concorreram isoladamente e as restante em diferentes coligações.
Da lista constam os partidos Liberal Democrático (PLD), de Apoio Democrático e Progresso de Angola (PADEPA), da Aliança, Juventude, Operária e Camponesa de Angola (PAJOCA) e Renovador Democrático (PRD) e a Frente para a Democracia (FPD), aspirantes no pleito na condição de singulares.
No que a coligações se refere, está visado o Fórum Fraternal Angolano (FOFAC), constituído pelos partidos Angolano Conservador do Povo (PACOPO), Democrático dos Trabalhadores (PDT) e Juvenil da Social Democracia (PRESA/PJSD), assim como a Frente Nacional de Desenvolvimento Democrático de Angola (FNDDA).
A lista inscreve também os partidos da Unificação Democrática de Angola (UDA), Angolano Liberal (PAL), Movimento de Defesa dos Interesses dos Angolanos-Partido da Consciência nacional (MDIA/ PCN), Nacional Ecológico de Angola (PNEA) e a Convenção Nacional Democrática de Angola (CNDA), aliados na Angola Democrática (AD-Coligação).
Completam o leque os partidos Aliança Nacional Democrática (AND), Democrático Unificado de Angola(PDUA), Nacional Independente de Angola (PNIA), Angolano para Unidade Democracia e Progresso (PAUDP), de Convenção Democrática e Progresso (PCDP), a União Nacional Democrática (USD), da Comunidade Socialista de Angola (PCSA), o Movimento Democrático de Angola (MDA) e o Centro Democrático Social (CDS), concorrentes pela coligação Plataforma Política Eleitoral (PPE).
Na oportunidade, o procurador geral da República explicou que a extinção de qualquer força política que não atinge 0,5 porcento dos votos validados só pode ocorrer por via judicial, posto que "qualquer outra modalidade será apenas uma manobra".
João Maria de Sousa alertou que as decisões a pronunciar sobre a matéria, pelo Tribunal Constitucional, não serão passíveis de recurso, assegurando que os líderes e membros das organizações em questão, em princípio, serão livres de constituir novos partidos, com siglas diferentes.
De acordo com a Lei vigente, todas as formações políticas que não alcancem o mínimo de 0,5 por cento dos votos válidamente expresso nas eleições legislativas são extintas, para cuja execução deve requerer a Procuradoria Geral da República, o Presidente daAssembleia Nacional ou qualquer Partido Político, legalmente constituído.
Em entrevista recente à Angop, o presidente do Tribunal Constitucional ressaltara a inerência das citadas entidades requererem a aplicação do plasmado, pois a sua aplicabilidade "não é automática", em conformidade com o disposto.
Na oportunidade ressaltara a condição em que se encontravam as 22 agremiações políticas agora visadas, além de algumas iniciativas da Procuradoria Geral da República que, ao pedir informações sobre os partidos participantes no pretérito pleito eleitoral e os resultados obtidos, indiciava intenção em mover acções concorrentes à aplicação da legislação em vigor.
O juiz Rui Ferreira explicara que a extinção de qualquer partido político significa o encerrar a sua actividade, no entanto, não determina "qualquer restrição à capacidade de gozo de direitos políticos dos antigos dirigentes e, ou, dos seus membros, podendo estes surgirem integrados em outros projectos partidários.

Selecção " Empate a Zero "

A Selecção Nacional de Futebol sénior masculino empatou sem golos com a sua similar da Venezuela, na madrugada de hoje, quinta-feira, em jogo amistoso decorrido no estádio de La Carolina, em Barinas.
Disputado debaixo de chuva, o encontro serviu de preparação aos venezuelanos, tendo em vista a campanha de apuramento ao Mundial da África do Sul, em 2010, enquanto os angolanos aproveitaram a última data FIFA do ano para projectarem o Campeonato Africano das Nações, que Angola acolhe no mesmo ano.
Marco Airosa, lateral direito da Selecção Nacional, foi expulso no período de compensação, por acumulação de cartões amarelos.
Os "Palancas Negras" disputaram esse histórico jogo sem três das suas principais unidades: o extremo-direito Zé Kalanga, do Dínamo de Bucareste da Roménia, por lesão, e de Flávio e Gilberto, dispensados devido a um jogo decisivo do seu clube, o Al Ahly do Egipto, para o campeonato local, marcado para o próximo fim-de-semana.

Ultimas " 24 horas "

Intenção
Com a existência da comissão nacional multisectorial, integrando os ministérios dos Petróleos (coordenador), da Indústria, do Planeamento, das Finanças e de Ciências e Tecnologia, e a Secretária de Estado de Energias e Águas e a Empresa Sonangol, Angola prepara-se para, nos próximos tempos, produzir o bioetanol, com base no fomento do cultivo de cana de açucar.

Atribuição
A 53ª edição da corrida São Silvestre já tem verba atribuída pelo Ministério da Juventude e Desportos e que se encontra na Federação Angolana de Atletismo.

Proposta
O deputado à Assembleia Nacional Gustavo da Conceição defendeu a necessidade de um maior investimento nos escalões de formação e a profissionalização do desporto como factores preponderantes ao seu sólido desenvolvimento no país.

Cimeira
Uma delegação chefiada pelo embaixador na Côte d’Ivoire, Gilberto Buta Lutucuta, e pelo vice-ministro dos Petróleos, José Gualter Remédios Inocêncio, participa, em Yamoussoukro, na Primeira Cimeira das Minas e da Energia da África de Oeste.

Formação
Habuba Soleiman, um dos três membros da comissão de inspecção da Confederação Africana de Futebol (CAF), vai administrar um seminário, no Centro de Imprensa Aníbal de Melo, aos efectivos do comité organizador do CAN.

Fórum
Angola vai participar no quarto Fórum sobre Estratégia de Gestão Integrada de Recursos Hídricos das organizações ambientais e da sociedade civil da Comunidade de Desenvolvimento dos Países da África Austral (SADC), a decorrer em Lilongwe, capital da República do Malawi, de 25 a 27 deste mês.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Angola venezuela " Partida Inedita "

A partida inédita entre as selecções nacionais de Angola e da Venezuela disputa-se hoje na cidade venezuelana de Barinas, a partir das 20 horas locais (1:30 no país), em jogo amistoso referente a última data FIFA.
O combinado nacional desembarcou terça-feira no período vespertino em Caracas, capital da Venezuela, proveniente de Lisboa (Portugal), para um jogo que marcará o início da preparação visando a Taça das Nações que Angola vai organizar em 2010.
Para este primeiro desafio na história futebolística de ambos os países, os Palancas Negras” não contarão com o extremo-direito Zé Kalanga, do Dínamo de Bucareste da Roménia, por lesão, e de Flávio e Gilberto, que domingo ajudaram o Al Ahly do Egipto a vencer a Liga dos Clubes Campeões de África.
Constituição do grupo liderado por Mabi de Almeida: Lamá, Yamba Asha, Nelo, Santana, Jamuana, Love, Locó, Amaro, Capoco, Jamba, Job, Minguito, Mateus Galiano, Marco Airosa, Caly, Dedé, André Macanga, Manucho e Djalma.

Intercambio" Angola Brasil "

Obras literárias e musicais de angolanos estarão em exposição, a partir do dia 20 deste mês, no Estado da Bahia, no Brasil, no âmbito da Semana da Consciência Negra, avançou hoje, terça-feira, em Luanda, a escritora Isabel Ferreira. Isabel Ferreira, responsável pela ida ao Brasil do material cultural angolano, adiantou que a participação de Angola neste evento, de 15 dias, surge a convite da Fundação Pedro Calmom. O certame terá obras dos escritores Conceição Cristóvão, Celestina Fernandes, António Gonçalves, Kangimbo Ananas, Jacinto de Lemos, e dos músicos Matias Damásio, Maya Cool, grupo Kalibrados, entre outros. Para a concretização desta iniciativa, de acordo com ela, a LS Produções disponibilizou-se para colocar à disposição discos e livros, sem, no entanto, especificar a quantidade. Isabel Ferreira acrescentou que a participação neste evento, em que procederá igualmente ao lançamento do seu mais recente título "O guardador de Memórias", visa promover ainda mais a cultura angolana e reforçar o intercâmbio entre angolanos e brasileiros. O Dia da Consciência Negra é celebrado a 20 de Novembro no Brasil e é dedicado a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro a escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594). Algumas entidades, como o Movimento Negro (o maior do género no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da sua inferiorização perante a sociedade. Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra. O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado os seus eventos nos últimos anos. A semana dentro da qual está o dia 20 de Novembro também recebe o nome de Semana da Consciência Negra.

Cruz e Silva " Fluxos Culturais "

A ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, afirmou terça-feira, em Luanda, que as consequências dos fluxos culturais emitidos pelos países desenvolvidos impõe aos intervenientes da cultura o estudo aprofundado desta dinâmica por forma a responder as exigências da globalização. Rosa Cruz e Silva fez este pronunciamento quando procedia à abertura do seminário sobre “Gestão e Administração das Indústrias Culturais e Instruções Culturais”, na Liga Africana de Apoio e Solidariedade com os Povos (LAASP). Segundo a ministra, os contextos em que se age devem levar a que, cada vez mais, quer os funcionários públicos, agentes económicos da cultura, quer os jornalistas estejam dotados do estudo e das ferramentas necessárias para serem indivíduos activos no processo de globalização. “Pensamos que toda a atenção é pouca no sentido de se desenvolverem acções formativas regulares dos técnicos e funcionários, de gestores e empresários culturais e dos demais agentes por forma que possam responder aos desafios da actualidade, quer no plano nacional, quer no internacional”, referiu. Rosa Cruz e Silva informou que o seminário iniciado hoje contempla um conteúdo programático essencial no domínio da gestão e administração cultural em que os seus participantes vão poder dotar-se de preciosos conhecimentos para a sua actividade quotidiana. Os inscritos neste seminário que termina quarta-feira, indicou a ministra, poderão obter capacidades relativas à elaboração de projectos culturais, da gestão de instituições culturais, da legislação cultural bem como aperceber-se do enquadramento da suas acções no contexto da execução da política cultural angolana. São prelectores do seminário, promovido pelo Ministério da Cultura e destinado a agentes culturais, criadores e jornalistas, o economista e director-geral do Instituto Nacional do Livro e do Disco (INALD), António Fonseca, o Director Nacional dos Direitos de Autor e Conexos, Pinto Baptista. Fazem ainda parte como prelectores os directores dos gabinetes Jurídico e do Estudo, Planeamento e Estatística do Mincult, Aguinaldo Cristóvão e Afonso Valentim, respectivamente.

Ultimas " 24 horas "

Contribuições
Associações de economistas, industriais, mulheres empresárias e sindicatos apresentaram, em Luanda, a V Comissão de Economia e Finanças da Assembleia Nacional, contribuições e sugestões ao Plano Nacional e Orçamento Geral do Estado (OGE) para o ano 2009.

Intenção
A República do Vietname tenciona durante o próximo ano alargar a cooperação nos domínios da indústria, comércio, investimento e agricultura.

Destaque
O ministro do Urbanismo e Habitação, Sita José, destacou a necessidade de uma acção global e concertada entre as instituições públicas na urbanização das cidades angolanas.

Contributo
O ministro angolano da Agricultura, Afonso Pedro Canga, disse, em Gaberone, Botswana, que Angola tem dado o seu maior contributo para garantir a segurança alimentar da região Austral do continente africano, no âmbito da Comunidade de Desenvolvimento da Africa Austral.

Convênio
O Tribunal de Contas de Angola assinou dois convénios de cooperação técnica com a instituição congénere do Estado de Santa Catarina (Brasil) e o Instituto Brasileiro "Rui Barbosa".

Conferência
O presidente do Tribunal Constitucional (TC) de Angola, Rui Ferreira, viajou para a cidade de Brasília, Brasil, onde vai participar numa conferência preparatória para a institucionalização da organização dos Tribunais Constitucionais dos Estados membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Reclamações
A Provedoria de Justiça recebe diariamente entre 20 a 25 reclamações de cidadãos, revelou à Angop, em Luanda, o consultor de imprensa, Manuel Bartolomeu da Costa.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Lilas " Noyas Sagradas "

O músico angolano Puto Lilas tem desde ontem, domingo, no mercado discográfico nacional, o disco "Noyas Sagradas", lançado no cine Atlântico, em Luanda.
"Noyas Sagradas", de acordo com o artista, é um disco que tem muito a ver com Deus, pois o cantor diz contar com a bênção divina.
"É um disco que tem muito a ver com o Senhor e que vem para mostrar ao público o que tenho produzido ao longo da minha carreira", disse em entrevista à Angop.
Produzido à base de kuduro, semba, tarraxinha, kilapanga, traz mensagens de amor, paz e fraternidade entre os angolanos.
Sem avançar números quanto às cópias produzidas, Puto Lilas adiantou que a sua intenção é espalhar a sua música por todo o mercado nacional.
O disco contou com as participações de Cristo, Família Lilas e Ricardo

Kalibrados " Cartas na Mesa "

O grupo hip-hop angolano Kalibrados comercializou até às 18:00 de ontem (domingo), na portaria do Cine Atlântico, em Luanda, 14 mil cópias do seu novo álbum, indicam dados oficiais fornecidos pela produção do quarteto.
Falando à Angop, num breve balanço sobre a primeira sessão de venda e assinatura de autógrafos de "Cartas na Mesa", segundo CD do grupo, a responsável pela promoção e marketing do disco, Karina Barbosa, disse terem restado apenas mil, das 15 mil unidades levadas àquela portaria.
Esses exemplares, informou, podem ser igualmente vendidos esta noite num dos restaurantes da Ilha de Luanda, onde os Kalibrados contam marcar presença para dar seguimento à sessão de assinatura de autógrafos iniciada às 7:30, no Atlântico. As restantes 10 mil unidades do produto, que não foram levadas àquele cine, serão encaminhadas às casas de disco de Luanda e às demais províncias do país, disse.
Por outro lado, Karina Barbosa anunciou a realização de um show de apresentação do CD à imprensa e patrocinadores, marcada para 26 deste mês, na Casa 70, em Luanda.
Com 15 músicas, o álbum gravado em Luanda entre 2007 e 2008 foi misturado nos estúdios Ground Zero, em Portugal, tendo sido masterizado em Paris, França.
Produzido à base do rap e soul music, "Cartas na Mesa" é já considerado um êxito, a julgar pelo sucesso alcançado pelo single "Bambribam" nas rádios e discotecas.
O disco conta com as participações de Virgul, Edmásia, Anselmo Ralph, Nacobeta, MC Bolingo, Lawilca, Dino, Nelson Freitas, Nice G e Kanda.
O grupo, constituído por quatro pessoas, tem no mercado, desde 2005, o disco "Negócio Fechado", com 14 faixas musicais.