A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) procedeu quarta-feira a divulgação dos últimos resultados provisórios das eleições legislativas 2008, que confirmam a vitória do MPLA com 4.520.453 votos, correspondendo a 81.76 porcento.
Os dados, colhidos às 22h40 minutos de terça-feira, pelo Centro Nacional de Escrutínio, atribuem a UNITA 572.523 votos, que correspondem a 10.36 porcento, ocupando a segunda posição na preferência do eleitorado angolano. Na terceira posição está o PRS, com 173.546, representando 3.14 porcento.
Seis dias depois dos angolanos em idade eleitoral terem acorrido em massa às assembleias de voto distribuídas por todo país, num acto considerado pela comunidade internacional de livre, justo e transparente, a CNE encerrou a divulgação provisória dos dados às primeiras horas da manhã de hoje, quarta-feira, numa actividade que reuniu jornalistas nacionais e internacionais no Centro de Imprensa Aníbal de Mello, na capital angolana.
Dominando em todas as províncias, o MPLA, com o seu programa de governação, conseguiu convencer os eleitores, facto que o levou a não dar qualquer hipótese aos demais concorrentes.
Cabinda, Lunda Norte e Lunda Sul foram as únicas províncias onde o MPLA teve dificuldades, batendo-se, pela conquista dos votos, com a UNITA e o PRS, respectivamente.
Com este resultado, o MPLA prepara-se para dirigir, por mais quatro anos, os destinos do país, com a legitimação popular.
Neste momento, a CNE procede a contagem dos votos depositados nas urnas especiais e estuda-se os mecanismos para os votos reclamados antes da divulgação definitiva dos resultados.