KIANGOLA


I made this widget at MyFlashFetish.com.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Ultimas " 24 horas "

Visita
O Presidente cubano, Raul Modesto Castro Rúz, chegou a capital angolana, iniciando uma visita oficial de 48 horas a Angola, a convite do seu homólogo José Eduardo dos Santos. À sua chegada, no aeroporto internacional 4 de Fevereiro, Raul Castro recebeu cumprimentos de boas vindas do primeiro-ministro angolano, António Paulo Kassoma.

Disponibilidade
O ministro da Agricultura, Afonso Pedro Canga, reiterou a disponibilidade do Governo continuar a trabalhar com a Confederação das Associações e Cooperativas Agro-Pecuárias de Angola "Unaca-Confederação".

Anúncio
Angola terá brevemente centros públicos e privados de arbitragem, no âmbito da aposta do Governo de implementação de mecanismo céleres de resolução de conflitos, anunciou o vice-ministro da Justiça, João Alves Monteiro.

Reunião
Os ministros do Turismo dos países que integram o projecto Okavango-Zambeze, uma das maiores iniciativas turísticas transfronteiriças que visa interligar cinco dos 14 países da SADC, encontram-se já em Angola para participar numa reunião destinada a abordar o desenvolvimento do plano.

Consideração
O decano do Instituto Superior de Ciências de Educação de Luanda, Daniel Mingas, considerou que a unificação da ortografia da Língua Portuguesa permitirá uma maior afirmação do idioma no contexto internacional e facilitará o processo de ensino e aprendizagem.

CAN2010
O Campeonato Africano das Nações em futebol, a realizar-se em 2010 no país, será uma “montra” para os atletas nacionais demonstrarem as suas potencialidades e obterem bons contratos com clubes estrangeiros, considerou a ministra da Ciência e Tecnologia, Cândida Teixeira.

Actualização
O bastonário da Ordem dos Advogados de Angola (OAA), Inglês Pinto, defendeu a necessidade de actualização da Lei Geral de Trabalho, com vista a adequar-se à nova realidade político-social e económica do país.

Assistência logística
Grande parte das companhias aéreas nacionais e estrangeiras que operaram em Angola são assistidas, em termos de serviços de catering, (abastecimento logístico) pela empresa Maboque.

Demolição
O Governo da Província de Luanda realizou uma operação de demolição de construções precárias, erguidas de forma anárquica no perímetro da Camama um e dois, município do Kilamba Kiaxi.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Ultimas " 24 horas "

CPLP
O ministro angolano das Relações Exteriores, Assunção dos Anjos, deixou Luanda com destino a Cidade da Praia, Cabo Verde, a fim de participar na XIVª reunião ordinária do Conselho de Ministros da Comunidades dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Missiva
Uma mensagem do Presidente da República Socialista do Vietnam, Nguyen Minh Triet, ao seu homólogo angolano, José Eduardo dos Santos, foi entregue (domingo), em Luanda.

Angola/Vietname
A assinatura de um Processo Verbal das Conversações entre as delegações de Angola e do Vietname, marca uma nova era na cooperação histórica entre os dois países, disse em Luanda a vice-ministra das Relações Exteriores, Exalgina Gamboa.

Filda 2009
A Feira Internacional de Luanda (FIL), organizadora da Filda2009, homenageou o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, pela forma abnegada como tem conduzido o país, rumo ao desenvolvimento sustentável.

Julgamento
Vinte e quatro processos de natureza diversa foram julgados, durante o primeiro trimestre de 2009, na segunda secção da sala de trabalho do Tribunal Provincial de Luanda.

Cooperação
A conselheira comercial da embaixada da Suécia em Angola, Sandra Dias dos Santos Skogar, disse, em Luanda, ser seu “o compromisso de divulgar” no seu país a Feira Internacional de Luanda (Filda), que por esta altura do ano se realiza na capital angolana.

Tecnologia
A infrasat, empresa do grupo Angola Telecom, apresentou, em Luanda, a sua unidade móvel concebida para assegurar situações críticas e pontuais no domínio das tecnologias de comunicação.

Conferência
A V conferência internacional sobre VIH/Sida inicia, em Cape Town, África do sul, com a presença de mais de cinco mil delegados provenientes de todo mundo.

Conquista
A Agência Angola Press (Angop) conquistou, em Luanda, um prémio "Leão de Ouro", na categoria de imprensa, na 26ª edição da Feira Internacional de Luanda "FILDA 2009", pela excelência em cobertura jornalística dos factos que marcaram o evento e, muito particularmente, por realçar a importância do dinâmico processo de crescimento económico de Angola.

Jogos da Lusofonia
Angola conquistou a medalha de ouro do torneio de basquetebol sénior masculino dos II Jogos da Lusofonia, ao bater na final Cabo Verde por 106-64. Ao intervalo, os angolanos detinham uma vantagem de 47-30.

Taça da Confederação
O Santos FC iniciou da melhor forma a presença na fase de grupos da Taça da Confederação em futebol, ao receber e vencer o ENPPI do Egipto, por 1-0, na partida da primeira jornada do grupo B disputada no estádio dos Coqueiros em Luanda.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

B-26 " Cage e Jd Foraaaaaaa "

Agora é oficial, Big Nelo pronunciou-se sobre a saida de Cage One e JD da B-26, já não é fofoca de ouvir dizer, a label que tem como C.E.O. o lendário Big Nelo ficou notavelmente reduzida, Cage One e JD já não fazem parte da produtora.
Parálem da nossa fonte pertencente a staff da B-26, o próprio Big Nelo falou-nos em entrevista sobre o que se passa com a sua produtura. Cage One e JD manifestaram-se descontentes em deterimento do empenho que C.E.O. da a sua carreira pessoal, facto que no seu entender os coloca na posição de enteados. A nossa fonte revelou-nos que Cage e JD solicitaram reunião com Big Nelo para definir-se regras, o que não chegou a aconteceu já que o C.E.O. continua em fase de divulgação do seu álbum no interior e exterior do pais.Antes mesmo de estar oficialmente confirmada por parte da B-26 a saida de Cage One, o "puto" deixou escapar numa entrevista a Tv Zimbo (televisão privada de Angola) que abandonou a label num clima de paz e que persite a amizade entre ele e o kota, questionado sobre qual é o motivo que o leva a abandonar a B-26, este respondeu que o puto cresceu e agora pretende ser "kota", ter atitudes de adulto, caminhar com os próprios pés e seguir em frente, "Big Nelo é foi e sempre será seu kota, mas chegou o momento em que o filho sai de casa para começar a vida como homem crescido". - disse; É dado certo que as declarações de Cage One a imprensa confirmam a mudança de camarim, só não sabemos se é para melhor, já que no show de Anselmo Ralph a B-26 (Big Nelo e Leokeny) mantinham o status no camarote vip e Cage One dividia espaço com dezenas de outros artistas.
Algumas actitudes alimentaram as especulações sobre a saida de Cage One e JD a Label antes mesmo da confirmação oficial, o facto de que as quatro últimas actuações da B-26, reuniam-se em palco apenas Big Nelo e Leokeny, respectivamente nas provincias do Namibe, Benguela e em Luanda no show da operadora movel Unitel e no show de Anselmo Ralph.Para dar credibilidade ao que aqui noticiamos procuramos pelo Big Nelo em Lisboa, lugar onde se encontra para uma temporada de shows, que sem truques abertamente nos falou as seguintes perguntas:
BLOG: Big Nelo, Cage One e JD continuam na B-26 ou não?
BIG NELO: Não! já não fazem parte. A B-26 não é um grupo é uma produtora tal como a Sony, artistas entram e saiem.
BLOG: eles tomaram iniciativa de se afastarem ou foram afastados?
BIG NELO: chegamos a uma conclusão, que neste momento não da.
BLOG: Fale-nos agora sobre a sua temporada de show em Portugal, palalém do Show do Yuri da Cunha" o que compromissos tem agendado?Big Nelo: ja fiz um show no algarve e tenho outros por Portugal e vou assinar com a vidisco para a distribuição do cd aqui na Tuga.
BLOG: do pessoal que já ouviu o teu disco em Portugal, qual é o calor que recebe?BIG NELO: Até agora só criticas possitivas.. o karga é o maior sucesso cáBLOG: Ainda é cedo para se falar sobre um show de Big Nelo em LUANDA como tradicionalmente acontece depois de um lançamento do disco?BIG NELO: Outubro ou Novembro, vou deixar o album tocar mais um pouco
BLOG: Recebemos a informação que tiraram-te de Portugal para cantar no show da Blue um dia antes e voltou a Portugal no dia seguinte é verdade isso?BIG NELO: ya é verdade.

Ultimas " 24 Horas "

Constituição
A Comissão Constitucional discutiu, de forma inconclusiva, uma proposta de Lei que prorroga o prazo actual para a conclusão global dos trabalhos de elaboração da futura Constituição

Não-Alinhados
O primeiro-ministro, António Paulo Kassoma, esta já em Sharm El Sheikh (Egipto), para participar na XV Cimeira de Chefes de Estado e de Governo do Movimento dos Países Não Alinhados, a decorrer na quarta e quinta-feira.

Memorando
Um memorando de entendimento com vista a ajudar a infância, avaliado em cinco milhões de euros, foi rubricado entre o Ministério da Saúde e a Fundação Eni, adstrita a empresa italiana multinacional dos petróleos (ENI).

Cimeira
O director para a África e Médio Oriente do Ministério das Relações Exteriores, Nelson Cosme, declarou em Sharm El Sheikh (Egipto), que decorre "um processo de revitalização" do Movimento dos Países Não-Alinhados para que possa influenciar acto na tomada de decisões mundiais.

Filda/2009
A governadora da província de Luanda, Francisca do Espírito Santo, considerou na capital do país, o agro-negócio como um segmento de actividade de extrema importância para desenvolvimento económico e social do país, por proporcionar alimentos e gerar empregos.

Feira
A operadora de telefonia móvel Movicel apresentou na Feira Internacional de Luanda (Filda)/2009 novos produtos e serviços, visando proporcionar novas opções de comunicações aos usuários da rede 91.

Filda
Ministro da Economia, Manuel Nunes Júnior, em representação do presidente da República, José Eduardo dos Santos, inaugurou a 26ª edição da Feira Internacional de Luanda (Filda), evento que conta com a presença de 680 expositores de 28 países.

Eleições
Kinshasa acolhe a décima primeira conferência geral anual do Fórum das comissões eleitorais dos países membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Preocupação
A governadora de Luanda, Francisca do Espírito Santo afirmou que o problema de abastecimento de energia eléctrica na periferia de Luanda, é uma grande preocupação dos governos central e local.

Oferta
O governo da província de Luanda (GPL) entregou 10 esquadras móveis e 12 motos para o patrulhamento nas praias dos municípios da Samba, Ingombota e Cacuaco.

Promoção da Mulher
A ministra da Família e Promoção da Mulher (Minfamu), Genoveva Lino, informou em Luanda, que o governo angolano prevê intensificar os programas tendentes a desencorajar o uso da violência nos lares, promovendo acções que levem as pessoas a interpretar melhor esses fenómenos.

Bié
O secretário provincial da Igreja Evangélica dos Irmãos em Angola (IEIA), no Bié, pastor Bernardo Capeio Adelino, apelou à população desta localidade no sentido de ajudar o Governo angolano a resgatar os valores morais e éticos, por sinal muitos dos quais perdidos.

Lusofonia
O atleta angolano Cândido conquistou uma medalha de Ouro nos 400 metros para deficientes motores em masculinos, na prova de demonstração disputada segunda-feira no estádio Universitário, em Lisboa.

terça-feira, 14 de julho de 2009

FALANDO COM Dj SAMURAI " O MADTAPES "


Quem é o Samurai?
Samurai é apenas um eterno amante da cultura Hip Hop. Paixão esta que se reflete através da minha criatividade no design, na fotografia, nos vídeos que realizo, nas mixtapes, nos pratos, nos beats, no blog, na editora Mad Tapes etc.


Como é que foi a tua inserção no Hip Hop?
Era ainda puto quando por volta de 1985 surgiu cá nos cinemas o filme “Breakdance” com o Turbo e Ozone. Nesta mesma altura manos como Paulo Kumba e outros já apareciam também na TPA a breakar. Adorei a cena, mas ainda não sabia que fazia parte da cultura Hip Hop.
Em 86 fui viver para Portugal e foi por volta de 1990 que comecei a inteirar-me mais sobre a cultura. Devia ter uns 13 anos quando um colega da escola falou-me do programa “Yo! MTV Raps” com o Ed Lover, Dr Dre e Fab Five Freddy. Como o velho tinha acabado de instalar a parabólica no cubico, fiquei ligado ao programa religiosamente, gravava tudo em cassetes VHS e quando acabasse o programa revia as tapes repetidamente até a próxima exibição do Yo!. Nomes como Eric B & Rakim, Public Enemy, Kool Moe Dee, LL Cool J, EPMD, Run Dmc, Krs One e depois mais tarde, nomes como Black Moon, Gangstarr, A Tribe Called Quest, De La Soul, House of Pain, Onyx, Wu Tang, Cypress Hill, Nas, Big L, B.I.G etc, foram as primeiras influências musicais que tive dentro do movimento. Epá só sei que fiquei viciado na cena para sempre, e para agravar mais o vício, me passaram os filmes “Wild Style” e “Style Wars”, aí foi o fim, Hip Hop na veia até hoje.
Ainda em Portugal por esta altura (90s) comecei a “graffitar” com um mano em Vale de Milhaços/Corroios (Margem Sul de Lisboa), onde eu morava e estudava. Fomos os pioneiros naquela zona.
Mais tarde, junto com os manos que jogavam basket comigo, decidimos formar um grupo de Rap com o nome “Red Rasta”. Éramos cinco, no mic tínhamos o Salo, o Eric, outros dois manos que já não me lembro dos nomes, e eu atrás dos pratos e nos beats. Fizemos alguns sons que ainda chegaram de passar no programa do Marinho. Estamos a falar mais ou menos na altura em que saíu o “Rapublica” (1994). Lembro-me ainda de na altura termos atuado num espetáculo na “Escola Secundária de Linda-a-Velha” e o D-Mars ter ficado malaike com a nossa presença em palco, e de nos ter convidado para uma session no estúdio dele.
Estava tudo a correr bem com o grupo e de repente o meu velho decide regressar a Angola…fiquei f*** na altura porque já tinha a minha life bem orientada por lá, e Angola pouco me dizia. Hoje não me arrependo…valeu kota!!.
Basicamente foi assim que entrei no Hip Hop e na música Rap.

Quando cheguei cá na banda, o primeiro mano que conheci foi o Mondelane, hoje conhecido como ANKH. Foi ele o responsável por me apresentar todos os boys do movimento na altura, manos como o Afro Kett, MavyMan, Negro Guailla, Kool Klever, Yannick, Mumú (RIP), Rapper Toy, Whiteshadow Killah hoje conhecido como Ikonoklasta, NK, os manos da Ebony Squad, SSP e outros, também não eram muitos.
Como já era DJ na altura, comecei a tocar nos famosos meetings que a malta tinha. E foi assim que entrei no movimento local.
Lembro-me das andanças como o meu boy Mavy Man pela cidade a procura de cassetes e CDs de Hip Hop, das colecções do Rapper Toy e do Whiteshadow, estes manos tinham música, do “Verdades de Arquivo” dos Consciência dAfrica, da Boom Bap Squad, do Big Nelo atrás de mim para por o meu “Benz” no clip deles, de alguns niggas reclamarem dos meus sets por serem muito agressivos e dos manos da Ebony ficarem malucos quando tocasse Onyx nas festas…epá são bue de momentos, se começar a falar de todos nunca mais acabo…mas foram dias em que posso afirmar ter vivido Hip Hop.

Sendo uma pessoa com um curriculum invejável no hip hop angolano como é que o vê ontem e hoje?
Antes as cenas faziam-se por amor a camisola, havia poucos interesses senão o Hip Hop em si, como arte e cultura. Poucos tinham pressa em lançar, o próprio Yannick é o maior exemplo disso, o mano na altura era DJ, nas calmas, aprendeu a arte de escrever e rappar e quando se sentiu pronto, lançou o seu primeiro álbum somente em 2008 e foi o maior sucesso de todos os tempos na história do Hip Hop angolano.

Hoje todo o mundo quer aparecer, já ninguém aceita esperar e aperfeiçoar primeiro a arte, parece que o mundo vai acabar amanhã. Quase todos tem um “home studio” em casa e gravar uma maquete é muito menos complicado que antigamente. Então a maioria desta nova geração só quer saber em lançar e aparecer, basta o patrocínio de um tio e boom, portaria marcada…saturaram tanto o mercado e não foi a atoa que o termo “bater na rocha” apareceu.

Mas claro, a evolução e inevitável e concerteza temos muitos aspectos positivos relativos ao movimento atual. Hoje o mercado é muito maior, já há mais saída das nossas obras musicais, mais consumidores, temos melhores estúdios, mais produtores, mais realizadores e videos no mercado, designers, sites, blogs, o graffiti tecnicamente evoluiu bastante com a chegada do SPENT e da Baw Crew. Temos poucos B-boys, mas já apresentam um nível superior aos b-boys da velha escola.
A sociedade já respeita mais o Hip Hop, as rádios e televisão já passam mais Rap nos seus programas, basicamente a grande diferença entre o Hip Hop de ontem e o de hoje é o mercado em si, que hoje apresenta uma maior abertura e um maior volume de negócios.



Sobre os bifes que tem existido atualmente entre alguns rapers o que tem a dizer?
Desde que a cena não saia fora Hip Hop, tasse bem. O verdadeiro MC está consciente que se trata de confrontos verbais apenas. As batalhas líricas nas ruas e nos espetáculos, os disses nas tracks, tudo isto já vem desde o surgimento do Hip Hop no Bronx, é parte da essência. O que houve entre o BIG e o Tupac pouco teve haver com o Hip Hop.
Não podemos limitar o MC, Rap é liberdade de expressão mano.

Fala-nos um pouco sobre a Madtapes(Surgimento,desenvolvimento,projectos,trabalhos futuros).

Após o lançamento da minha primeira mixtape, e a primeira mixtape feita em Angola entitulada “Ruas de Luanda” em 1999, comecei a espalhar umas cassetes (daí o nome de Mad Tapes) com um conteúdo mais underground, naquela de dar a conhecer aos cambas o mundo subterrâneo, a cassetes vinham mesmo como o nome “Mad Tapes” Vol.01, Vol.02, etc. Saíram vários volumes, os últimos já com algumas tracks nacionais.


Lá para 2001 decido criar uma editora independente com o objetivo de pôr fora artistas locais. Neste mesmo ano sai assim “Carnes” dos Hemoglobina, o primeiro álbum independente/underground feito em Angola e com o selo Mad Tapes.
Daí adiante, em termos discográficos lançamos:

02) Ishing (Samurai e Raf Tag) – “A Ciphra da Lua Negra” 2002
03) Bob da Rage Sense – “Underground Konsciente” 2002
04) Afro Kett – Boom Bap (single) 2003
05) Bob da Rage Sense – “Bobinagem” 2004
06) Afro Kett – “Sente o Mambo” 2004
07) Kool Klever – “Kooltivar” (single) 2004
08) Absolutos – “Em Peso” 2005
09) DJI Tafinha – “Noites em Branco” 2005
10) DJ Samurai – “O Último Samurai” A Mixtape 2006
11) Raf Tag – “Demonocracia” 2007
12) Kid Mc – “Caminhos” 2008




Fora da área discográfica a Mad Tapes organizou o primeiro “Workshop” de Hip Hop em Angola (2001), onde foram debatidos vários temas relacionados com a cultura Hip Hop e onde também juntos estiveram presentes (por via de demonstrações) os quatro elementos principais deste movimento, ou seja, o Mcing, o Djing, o Graffwriting e o B-Boying.

A Mad Tapes também esteve envolvida em dois programas de rádio de grande popularidade no seio do movimento, são eles o “ Da Bomb Diggy” e o “Nike Repz” na LAC.

Outro projecto que a label está envolvida desde 2005 é o blog online da “Mad Tapes” (http://madtapes.blogspot.com/), que além de publicar cenas relativas a editora e sneakers, também tem apoiado bastante o movimento nacional.

Para 2009, estou a ver se arranjo tempo para gravar a mixtape “O Último Samurai” parte II. Para sair lá para o fim do ano.
O Kid está neste momento a preparar uma mixtape que lançaremos também este ano, e o mesmo já está a escrever letras e a escolher beats para o próximo álbum.
Há projetos interessantes de merchadising também a sair em 2009.

Fora da Mad Tapes o que tem feito?
Bem, eu formei-me em “Comunicação Visual”, portanto quando não estou envolvido com a música e a editora Mad Tapes, estou virado para os meus trabalhos nas áreas da fotografia, vídeo e design. Quase sempre com projetos ligados ao Hip Hop. No fim acaba tudo por interligar-se.
Profissionalmente trabalho como “Director de Produção” numa agência de publicidade.

Como é que foi trabalhar com rappers de boa qualidade na sua primeira mixtape da série “O Ultimo Samurai”?
São manos que um gajo já conhece há certo tempo, uns mais novos outros mais kotas. Houve uma consideração e respeito mútuo entre os artistas e a minha pessoa, e para mim, isso é o mais importante.
Foi uma experiência bem positiva, juntar tanto talento na X10 (Valeu D.H.) e ouvir diferentes flows, punchs, disses, etc. Este ano tenho que juntar o peeps novamente.

O que podemos saber sobre a 2ª mixtape?
Mais maturidade e menos brincadeira. Houve alguns MC´s que brincaram na mixtape, este ano não há chances. Quero fazer a merda mais fodida que já saíu neste mercado. Aguardem!!!

Qual é a tua visao sobre o rap under e o comercial cá na banda?
Sinceramente já ando farto desta conversa. Para mim há Hip Hop, há bons mcs e fracos MCs, tanto no underground como no mainstream. Todos promovem e comercializam as suas obras.
O Kid Mc, por exemplo, foi mais bem sucedido comercialmente que muitos MCs ditos ou considerados comerciais.
A diferença destes dois universos verifica-se mais na temática e sonoridade. Na maioria dos casos e obviamente, o rap dito comercial tem maior aceitação pela sociedade e os órgãos de comunicação (TV, jornais, radio, revistas etc.) que pouco entendem sobre a verdadeira essência do Hip Hop e optam por produtos mais rapidamente processados, consumíveis e compatíveis com o sistema.
O underground por sua vez já se apresenta na maioria dos casos mais intervecionista e inconformista perante o sistema atual, tanto pelo seu conteúdo lírico como pela sua sonoridade. Ora isto incomoda bastante aqueles que preferem uma sociedade que aceita as coisas como são. Esta forma de fazer Hip Hop é considerada Underground por não ter a mesma exposição e aceitação que o rap comercial.
Mas tudo isto é relativo e pluralista. Temos casos de artistas underground que conseguem alcançar o mainstream e aceitação pela sociedade em geral, e de artistas comerciais que continuam no anonimato e sem afirmação nenhuma no mercado.
Já fui muito radical neste assunto, mas hoje vejo esta linha divisória muito fina e transparente, pois admiro artistas tanto do movimento under como do mainstream. Identifico-me claramente mais pelo Underground por ter mais significado com o meu estilo de vida e estado de espírito e por estar mais ligado a essência do Hip Hop.
Mas não condeno o movimento comercial ou mainstream, condeno sim a falta de skill, ignorância e arrogância de fracos mcs tanto no mainstream como no underground. É difícil acreditar mas há gajos no movimento que nem sabem o que é um "Break Beat".

Quais as tuas fontes de inspiração no Hip Hop?
A sua essência. Fazer cenas novas, mas sem esquecer os fundamentos. Tenho sempre o passado como referência para criar projetos inovadores. Não é bem inspiração, diz-se que inspiração é para amadores, tem mais haver com referência e tendências que formam o teu universo cultural.


Sente-se realizado no Hip Hop?
Há sempre elementos novos dentro do movimento, sejam eles novos Mcs, novos produtores, novos Graffwriters, novos albums e produtos, etc. Por isso ainda tenho muita cena para lançar e mostrar via Mad Tapes e não só, acho que ainda é muito cedo para me sentir realizado se bem que já estou nesta cena há muito tempo.

Ultimas considerações (abraços, Kandandus,aviso,publicidade).
Um abraço a todos os manos que continuam firmes e com garra no Hip Hop e a todos aqueles que continuam a apoiar a Mad Tapes. Sem vocês tudo isto não seria possível. Obrigado mesmo.

One
Samurai
Para Mais Informações Acesse http://www.madtapes.blogspot.com/

Ultimas " 24 Horas "

Reunião
O Primeiro-Ministro, António Paulo Kassoma, orientou, em Luanda, a sessão do comité interministerial do Sector Social, que apreciou o relatório sobre a política nacional de saúde, do desenvolvimento sanitário e das contas nacionais de saúde.

Não Alinhados
Ministros das Relações Exteriores dos países membros do Movimento dos Não Alinhados reuniram-se, nesta segunda-feira, em Sharm El Sheikh, (Egipto), para preparar a XV Cimeira de Chefes de Estados e de Governo da organização, marcada para 15 e 16 deste mês.

Pretensão
Militantes do MPLA em Luanda querem que José Eduardo dos Santos apresente a sua recandidatura ao cargo de presidente do partido, durante o VI congresso, a realizar-se de 7 a 10 de Dezembro.

Diplomacia
O Primeiro-Ministro, António Paulo Kassoma, recebeu, em Luanda, o titular da pasta da Agricultura de Portugal, Jaime Silva, tendo avaliado o grau de cooperação bilateral e perspectivado as vias para o seu incremento.

Egipto
O ministro dos Negócios Estrangeiros do Egipto, Ahmed Aboul Gheit, defendeu em Sharm El Sheikh a reformulação de uma nova ordem internacional baseada no multilateralismo e na democracia nas relações entre os estados.

Filda
Vinte e oito empresas e 680 expositores vão participar na 26ª edição da Feira Internacional de Luanda (Filda) que inicia terça-feira, em Luanda, com destaque para o regresso da Suécia e a estreia dos Emirados Árabes Unidos.

Exoneração
A governadora de Luanda, Francisca do Espírito Santo exonerou o director geral do Hospital Geral de Luanda, Mateus Neto, na sequência do acto de violação a uma paciente ocorrida sábado naquela unidade sanitária.

Efeméride
As actividades comemorativas ao dia 31 de Julho, dia da Mulher Africana a nível do país, foram abertas sábado (dia 11), em Luanda, em acto presidido pela ministra da Família e Promoção da Mulher, Genoveva Lino.

Investimento
Noventa por cento das acções do Instituto do Coração, em Luanda foram compradas este mês pela empresa internacional Malo Clinic, que quer melhorar o atendimento de pacientes com problemas cardiovasculares e dentários.

CAN2010
O Comité Organizador do Campeonato Africano das Nações (COCAN) vai abordar, no habitual encontro com a imprensa, a visita que os inspectores da Confederação Africana de Futebol (CAF) efectuaram ao país, disse a Angop fonte oficial.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Ultimas " 24 Horas "

Crime
A exclusão social é um factor que potencia o aumento do índice de criminalidade no país, comentou recentemente, em exclusivo à Angop, em Luanda, o bastonário da Ordem dos Advogados de Angola (OAA), Inglês Pinto.

Justiça
O grau de dificuldade na implementação de acordos nos vários ramos da Justiça, assinados com a República da Namíbia, estão desde hoje, quinta-feira, a ser a ser analisados pelos peritos de ambos os países.

CAN2010
O hino do Campeonato Africano das Nações em Futebol, que o país albergará de 10 a 31 de Janeiro de 2010, volta ao estúdio para melhoramentos por orientação do Comissão Ministerial de Monitorização do evento continental, liderado pelo primeiro-ministro de Angola, António Paulo Kassoma.

Media
O Conselheiro da União de Jornalistas Africanos, Ahmed Haggag, defendeu, na cidade do Cairo a criação de uma cadeia de televisão que retrate assuntos de interesse dos países da União Africana e Liga Árabe.

Conselho
O conselho nacional da Ordem dos Advogados de Angola (OAA), reunido na sua primeira sessão ordinária, recomenda a todos os operadores de justiça a actuarem com maior profissionalismo nos estritos marcos legais e ético-deontológicos como garantia da realização da justiça e segurança jurídica dos cidadãos em paz.

Incidente
O embaixador do Brasil em Angola, Afonso Cardoso, disse hoje à imprensa que até ao momento aguarda informações das autoridades do seu país sobre as razões que estiveram na base do repatriamento de 22 angolanos, impedidos de entrar pelos serviços migratórios.

Resultados
O ministro angolano da Defesa, Kundi Paihama, considerou hoje de extremamente positivos os resultados da 11ª reunião de ministros da Defesa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizada em Luanda de 26 a 28 deste mês.

Expansão
O grupo Castle investiu USD 200 milhões na edificação da fábrica de cerveja Nocal, localizada em Bom Jesus, província do Bengo, na perspectiva de expandir a sua actividade no país, informou hoje, em Luanda, o director geral da Companhia União de Cervejas de Angola (CUCA), Bernard Coulais.

Mensagem
O presidente da República, José Eduardo dos Santos, enviou hoje uma mensagem ao seu homólogo sul-africano, Jacobe Zuma.

Deslocação
Uma delegação do Ministério do Urbanismo e Habitação, chefiada pelo titular da pasta, José dos Santos Ferreira, deslocou-se hoje, quinta-feira, a província do Uíge para realizar, de 28 a 29 deste mês, um seminário sobre “Reservas Fundiárias“.

Avaliação
A ministra da Energia, Emanuela Veira Lopes, trabalha desde hoje, quinta-feira, na cidade do Luena, província do Moxico, onde vai, em dois dias, avaliar as necessidades da província no sector que dirige.

Calamidades
Um manual de gestão de calamidades e desastres naturais, dirigido a alunos do ensino básico e médio, está a ser elaborado, em Luanda, por técnicos da Protecção Civil e do Ministério da Educação, no âmbito das estratégias de inserção desta matéria nas escolas ao nível do país.

Futebol
Com as estreias entre os convocados de Kumaca e Mingo Sanda, a Federação Angolana de Futebol (FAF) divulgou oficialmente hoje a lista de jogadores para o encontro particular de 13 de Junho frente à Guiné Conacry.


Polidesporto
O presidente do comité de organização de competições da Confederação Africana de Andebol (CAHB), o angolano Pedro Godinho, apontou hoje, em Luanda, aspectos culturais e fortes ligações à família, como factores impeditivos a projecção e desenvolvimento da mulher desportista do continente.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Bangão " Novo Albúm "

Já sem hipóteses de publicar o novo álbum a 28 de Maio, como pretendia inicialmente, o músico angolano Bangão prometeu quarta-feira passada, em Luanda, tudo fazer para tirar o produto entre Junho e Julho próximos, satisfazendo, deste modo, as solicitações dos fãs que o querem ver de volta às bancas. Em declarações à Angop, o autor de "Fofucho" explicou que atrasos na entrega de alguns temas, por parte de produtores convidados, esteve na base da não edição atempada do trabalho, algo que julga ser possível concretizar em dois meses. "Era para 28 de Maio, mas, devido ao atraso de alguns músicos que não acabaram as suas produções, vamos esperar para Junho. Não vou dar datas concretas, mas garanto que nesse período o disco está aí fora", explicou o artista. Bangão informou que o seu novo CD terá como título "Estou de Volta", e dele participaram perto de 28 músicos, saídos de diferentes bandas musicais do país. Com 16 temas, a obra trará uma variedade rítmica, com particular enfoque para os seus três géneros de eleição: semba, kilapanga e rumba. De igual modo, o músico incluiu o bolero e baladas, numa diversidade melódica que acredita poder agradar os fãs. "Nesse disco, eu vou mudar um pouco, dando mais profundidade à investigação. Fui procurar um pouco do mais fundo da nossa cultura, para trazer um disco mais maduro que o anterior, “Cuidado”, esclareceu Bangão, que se desculpou ao público por não ter conseguido publicar a obra nas duas datas inicialmente prometidas.

Mundial 2010 " Em análise "

O secretário-geral da federação Angolana de Basquetebol (FAB), António Celestino “Tony” Sofrimento, afirmou hoje à Angop que a realização do campeonato do mundo na África do Sul em 2010 constitui oportunidade para contrariar algumas análises subjectivas ligadas ao desenvolvimento do continente e quanto a capacidade de realizar tarefas com elevado grau de complexidade. Para ele, o primeiro evento do género a realizar-se em solo africano servirá de exposição em relação a capacidade dos africanos nas diferentes vertentes da vida, seja no âmbito social, económico e político. O dirigente desportivo, que falava por ocasião do dia de África, assinalado segunda-feira, apontou como vantagens sociais o combate à criminalidade e o aumento de postos de empregos. No plano político, serão dadas provas de que o continente continua num processo onde as liberdades são aceites, enquanto as vantagens económicas passam melhoria nas infra-estruturas. Tony Sofrimento afirmou que os ganhos serão incomensuráveis para todos os estados africanos, mas particularizou o caso do anfitrião do evento (África do Sul) tendo em conta alguns problemas com que ainda se debate a nível da integração social das populações decorrentes do extinto regime do apartheid. “As desigualdades sociais na África do Sul são muito grandes, e agora com a realização deste evento, e com a abertura do país ao mundo nos últimos anos, eu penso que será muito bom para todo o continente”, frisou. O também secretário da FIBA - África para a zona VI referiu que Angola terá responsabilidades acrescidas em todo o processo da organização do evento na terra de Jacob Zuma pela proximidade de ambos os países e porque será o anfitrião do Campeonato Africano das Nações no início de 2010. “A realização do CAN2010 em Angola é algo real que vai ser concretizado e estará na boca e nos olhos do mundo, porque será a antecâmara para o campeonato mundial”, afirmou o também membro da Comissão Técnica da FIBA – África. António Sofrimento referiu que o evento africano a disputar-se de 10 a 31 de Janeiro nas províncias de Luanda, Benguela, Cabinda e Huíla terá dupla vantagem porque as infra-estruturas poderão ser utilizadas pelos mundialistas, fundamentalmente nas localidades com climas similares ao da África do Sul.

Ultimas " 24 horas "

Capacidade
O Governo angolano defende o reforço da capacidade da Comissão da União Africana (UA) em meios materiais, humanos e financeiros, sem contudo transformá-la numa autoridade supra-nacional, declarou o ministro das Relações Exteriores, Assunção dos Anjos.

Desarmamento
A Comissão Nacional de Desarmamento das pessoas ilegalmente portadoras de armas recolheu desde o início do processo de entrega voluntária, em 2008, 55 mil e 754 armas de fogo, 204 mil e 270 munições e 15 mil e 781 explosivos, informou o segundo comandante da Polícia Nacional, Paulo de Almeida.

Dia de África
O presidente da Comissão da União Africana (UA), Jean Ping, realçou a iniciativa de Angola acolher as celebrações centrais do Dia de África, indicando que o gesto marca uma nova era na história da organização.

Emprego
O vice- ministro das Obras Públicas, Joanes André, afirmou que mais de 200 mil pessoas encontram-se empregadas em empresas envolvidas no processo de reconstrução e reabilitação das infra-estruturas em Angola.

Crise Financeira
A crise financeira mundial teve impacto na economia angolana pelo facto de o preço do petróleo, principal produto de exportação, ter baixado de 145 para 40 dólares norte-americanos, declarou o representante do Banco Mundial em Angola.

Divulgação
O presidente da Comissão da União Africana (UA), Jean Ping, defendeu, em Luanda, a necessidade da divulgação, em universidades do continente africano, da experiência de Angola em termos de promoção da paz e reconciliação nacional.

Satisfação
O ministro das Relações Exteriores, Assunção dos Anjos, manifestou-se satisfeito com os resultados do Colóquio sobre “Paz, Reconciliação e Reconstrução no Continente Africano”, indicando que o balanço é positivo porque foram cumpridos os objectivos que motivaram a realização do evento e ultrapassadas as expectativas.

Girabola
Um golo de Buá, aos sete minutos, foi suficiente para o Santos FC vencer, no Estádio Municipal dos Coqueiros, em Luanda, o Interclube, em partida da 13ª e última jornada da primeira volta do Campeonato Nacional de futebol da I divisão, Girabola.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Basquetebol " Novo Treinador "

O seleccionador nacional sénior masculino de basquetebol será apresentado hoje, às 18 horas, em conferência de imprensa, na sede da Federação Angolana da modalidade (FAB), apurou a Angop de fonte federativa.
De acordo com a fonte, além do técnico estarão presentes os dois adjuntos.
O treinador, a ser anunciado, vai defender o título africano na 25ª edição da Taça de África das Nações (Afrobasket2009) a ter lugar na Líbia de 05 a 15 de Agosto.
Na edição anterior, disputada em 2007 em Angola, a selecção nacional conquistou o IX título continental. Na ocasião, Alberto de Carvalho "Ginguba" era o seleccionador.

Basquetebol " 79 anos "

O basquetebol angolano, modalidade cheia de sucessos além fronteiras, celebra ontem 79 anos de existência, desde que no longínquo ano de 1930 foi lançada a primeira bola ao ar no país.

Ainda sob o jugo colonial, o país, mais precisamente Luanda, viu nascer de um recinto areal (para a prática de futebol) a modalidade que viria a ser um dos seus principais “símbolos” de expressão e reconhecimento no contexto das nações.

Reza a história que a introdução desta modalidade no mosaico desportivo nacional em que o atletismo, remo, futebol e a vela já se faziam sentir se deveu a Pina Cabral, oficial do exército português e professor de educação física do Liceu Salvador Correia, em comissão de serviço no então território ultramarino de Angola.

Dados disponíveis na Federação Angolana de Basquetebol (FAB) atestam ser este professor que em 18 de Maio de 1930 organizou, no Stadium do Ferrovia Atlético Clube, a primeira partida de basquetebol no país entre as equipas do Sporting Clube de Luanda e a Associação Académica do Liceu Central Salvador Correia, a qual registou o "placard" de 8-5, favorável aos “leoninos”.

O jogo inseriu-se nas comemorações do 10º aniversário dos sportinguistas e cada cesto contou apenas um ponto.

No entanto, referem ainda os registos, o importante passo de Pina Cabral não foi suficientemente largo para lançar definitivamente a modalidade, uma vez que após a partida entre “leoninos” e “estudantes” só se voltaria a jogar basquetebol no território nacional passados seis meses. A resistência dos clubes em abrir as portas à “bola ao cesto” era grande.

Na altura, quase ninguém queria ceder à tentação do basquetebol, pois existiam somente três equipas (as duas a cima citadas e o Clube Atlético de Luanda), até que dois anos mais tarde (1932) aderia a modalidade o Sport Lisboa e Luanda (que posteriormente veio a designar-se Sport Luanda e Benfica).

De acordo com os dados, só em finais da década de 1950 é que esse desporto se afirmou no então território ultramarino de Angola, com o início de disputa de campeonatos regulares, tanto a nível distrital (agora provincial) quanto provincial (hoje nacional), ganhando uma vitalidade tal que em 1969 o Benfica de Luanda sagrou-se campeão metropolitano, o mesmo que dizer campeonato de Portugal. Foi a partir de 1963 que o campeonato português passou a integrar os campeões dos territórios coloniais de Angola e de Moçambique.

Quando Pina Cabral lançou as primeiras "sementes à terra", jamais se imaginou que décadas depois Angola seria elevada à condição de principal referência do basquetebol africano (nove títulos continentais) e 12ª do ranking mundial, com presença regular em jogos olímpicos e mundiais desde 1986, quando se estreou no Mundial de Espanha.

No âmbito da efeméride, a Federação Angolana de Basquetebol (FAB) tem agendada uma série de actividades, com realce para um torneio internacional feminino na província da Huíla, em que participarão, além da selecção anfitriã, as formações de Portugal, África do Sul e República Democrática do Congo (RDC).

A prova está prevista para o período compreendido entre os dias 20 e 22.

Ultimas " 24 horas "

Audiência
O presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, em Luanda, com um grupo de 14 embaixadores de países africanos acreditados em Angola, com os quais tratou assuntos ligados à integração do continente.

Esclarecimento
O Governo vai investir 500 milhões de kwanzas em programas de massificação de modalidades desportivas e de promoção e apoio ao desporto de alto rendimento, contrariamente ao um bilião oitocentos e oitenta e quatro milhões trezentos e trinta e quatro mil e cento e cinquenta kwanzas noticiados na semana finda pela imprensa.

Protecção
O ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, garantiu que a instituição que dirige vai gizar e estabelecer políticas coerentes para proteger as crianças e adolescentes dos perigos e ameaças postas nos espaços virtuais.

Comunicações
Pelo menos sete milhões e 500 mil cidadãos residentes em Angola são utilizadores de telemóvel e aproximadamente 200 mil são usuários de telefones fixo, informou à Angop o director do Instituto Nacional das Comunicações, Domingos Pedro António.

Saúde
Os ministros da Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa assinaram, em Estoril Portugal, o plano estratégico de cooperação no domínio da saúde, que deve ser implementado entre 2009-2012.

Família
A ministra da Família e Promoção da Mulher, Genoveva da Conceição Lino, cumpre um programa de trabalho de ajuda e controlo às estruturas do sector, que inclui contactos com as autoridades e as comunidades locais para falar de assuntos ligados a mulher e a família no geral.

OPEP
O presidente da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), Botelho de Vasconcelos, considerou que a deliberação da conferência dos ministros de petróleo da OPEP, em Oran (Argélia), realizada em Dezembro de 2008, tem sido eficaz, ajudando a reduzir consideravelmente o desequilíbrio que existia entre a procura e a oferta no mercado do crude.

Visita
Deputados da 7ª Comissão da Assembleia Nacional visitaram o Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), tendo abordado com a direcção questões inerentes aos problemas laborais da instituição e dos pensionistas.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Ultimas " 24 horas "

Cooperação
O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, analisou com o ministro da Energia dos Emirados Árabes Unidos, Mohamed Dahen, as perspectivas de cooperação com esta Nação.

Meios
O primeiro-ministro, António Paulo Kassoma, procedeu a entrega de vários meios para terraplenagem e reparação de vias secundárias e terciárias da província do Huambo.

Desminagem
Quatrocentos milhões e 891 mil e 647 metros quadrados foram desminados desde 1996, no âmbito dos esforços do Governo angolano de garantir a livre circulação de pessoas e bens e o desenvolvimento, informou o coordenador da Comissão Executiva de Desminagem, João Baptista Kussumua.

Estratégia
O ministro da Saúde, José Van-Dunem defendeu a necessidade se de implementar uma estratégia moderna e acelerada de formação de profissionais para que ao nível do país sejam diagnosticados e tratados os casos precoces de cancro, com maior realce do colo uterino.

Família
A ministra da Família e Promoção da Mulher, Genoveva Lino, afirmou, em Cabinda, que o Conselho da Família, realizado no Centro Cultural Chiloango, constituiu uma oportunidade para uma profunda reflexão sobre as questões da actualidade nas relações familiares.

Inauguração
O primeiro Centro de Empreendedorismo do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP) foi inaugurado no município do Cazenga, em Luanda, pelo ministro da Administração Pública, Emprego e Segurança Social, Pitra Neto.

Reunião
O primeiro-ministro, António Paulo Kassoma, reuniu-se com os membros do Conselho da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), dos quais recebeu garantias de apoio ao processo de reconstrução e desenvolvimento de Angola.

Investidores
A emissão de Bilhetes de Tesouro indexado ao Índice de Preços ao Consumidor da cidade de Luanda está a ser equacionada pelo Governo angolano para atrair os investidores em moeda nacional, que deixaram de encontrar uma oportunidade de negócio na aplicação em obrigações de curto prazo.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Ultimas " 24 horas "

Encontro 
Os presidentes de Angola, José Eduardo dos Santos, e de Cabo Verde, Pedro Pires, abordaram, em Luanda, questões atinentes à cooperação bilateral e a conjuntura política africana, com realce para a situação vigente na Guiné-Bissau. 

Afirmação 
O Presidente de Cabo Verde, Pedro Pires, afirmou, em Luanda, que Angola é um parceiro importante para o seu país e que a crise económica financeira não vai afectar os investimentos em curso em ambos os Estados. 

Cooperação 
Angola e a Rússia deverão definir, durante a visita que o ministro angolano da Relações Exteriores, Assunção do Anjos, efectuar ao país europeu, estratégias para implementação dos acordos de cooperação existentes entre ambos. 

Transportes 
O ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomas, defendeu, no Lubango, província da Huíla, a adopção de novos modelos de gestão e de reformas nos Caminhos-de-Ferro de Angola, para obter ganhos significativos de produtividade e aumento de indicadores de eficácia económica a nível do sector ferroviário no país. 

Conflitos 

Os conflitos armados intra e inter-estados continuam a perigar e a retardar o desenvolvimento dos países africanos, refere um relatório do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), apresentado em Dakar, Senegal, no quadro das suas sessões anuais de balanço. 

Nosso Centro 
Um novo empreendimento designado "Nosso Centro" foi lançado em Luanda, na perspectiva de descentralização de serviços públicos, privados e de comércio, para atender a população residente na zona da Gamek (Morro Bento) e arredores. 

Produtores 

Alguns produtores musicais e audiovisuais da capital do país consideraram que o mercado, nos últimos tempos, está a abrir-se para os seus produtos, fruto da dinâmica actual do país. 

Treinador 
A imprensa egípcia anunciou a contratação do técnico português do Al Ahly, Manuel José, por parte da Federação Angolana de Futebol (FAF) para orientar os Palancas Negras. 

Afirmação 

O reitor da Universidade Agostinho Neto, João Teta, disse, no Egipto, que o engajamento no desenvolvimento do continente africano não pode perder de vista a contínua necessidade do envolvimento das lideranças políticas.


segunda-feira, 11 de maio de 2009

A ministra angolana da cultura, Rosa Cruz e Silva, efectua hoje, em Luanda, uma visita de constatação a cinco produtoras audiovisuais.
De acordo com uma nota de imprensa a que a Angop teve acesso ontem (domingo), das produtoras a serem visitadas contam a B. Max, "Dread Locks”, Eduardo Paim, Rádio Vial e a Óscar Gil.


Durante a visita, a ministra vai abordar juntamente com os responsáveis desses agentes culturais o funcionamento das mesmas e o actual momento em que se encontram as empresas produtoras de imagens e sons.

Patricia Faria " Baza Baza

A cantora angolana Patrícia Faria apresentou e autografou ontem (domingo), no Largo da Independência, em Luanda, o seu segundo disco a solo, intitulado “Baza” ao preço de mil kwanzas. O momento serviu ainda para a artista manter alguma conversa com os fãs e medir o seu nível de popularidade, uma vez que esteve ausente durante cinco anos, apôs ter editado o seu primeiro CD intitulado “Eme Kia”. Na ocasião, Patrícia Faria mostrou-se emocionada e disse à Angop que o “Baza” representa o desabrochar de uma nova etapa da sua vida, tendo em conta o nível de produção da obra. Segundo ela, este disco apresenta uma “Patrícia melhor preparada artisticamente e mais consciente de todo o trabalho a realizar em prol do desenvolvimento da música angolana”. Por seu turno, o manager da cantora, Humberto Jorge, escusou-se em dizer o número de discos postos a venda, mas acredita que hoje poderão ser vendidas mais de 20 mil cópias. O disco, com 13 faixas musicais teve a participação de músicos angolanos e estrangeiros, com realce para o cantor português Luís Represas que interpretou com a artista o tema "Kimbemba". Paulo Flores, Yuri da Cunha e Sandokan são outros artistas que acompanharam a autora de “Baza”. Paty Faria, como é também conhecida, entrou para o mundo da música aos 6 anos de idade, tornando-se um dos mais simpáticos elementos do grupo "As Gingas do Maculusso".

Petro " Travado "

Após nove vitórias consecutivas, o Petro de Luanda foi incapaz de evitar a primeira derrota diante do Kabuscorp do Palanca, por 0-1, em jogo da 11ª jornada do Girabola2009, disputado hoje, no Estádio da Cidadela.
O tento solitário da partida, que ditou o desaire dos campeões nacionais, contou com a mestria e eficiência do capitão Mbiyavanga Kapela, aos 38 minutos, num forte remate de fora da área, sem hipóteses de defesa do guardião Papy.
Inicialmente foram os tri-colores a tomar as rédeas da partida. Em resposta, o Kabuscorp equilibrou as acções ofensivas. Apesar do ascendente do Petro, o desafio tomou carácter mais equilibrado.
Nesta toada, em virtude de uma jogada combinada dos integrantes do Bairro Palanca, Mbiyavanga, num sentido de oportunidade surpreendeu o reduto mais recuado do seu adversário, inaugurando o marcador, para delírio da sua claque.
Volvidos quatro minutos, o juiz do encontro deixou passar uma bola mão de um defesa do Kabuscorp, que a ser sancionado poderia dar outro cariz à história da contenda. No mesmo período, o médio Lamy não conseguiu transformar o seu posicionamento vantajoso em golo para os adversários dos petrolíferos.
Com este resultado, o jogo chegou ao intervalo. No reatamento, tal como na abertura, foram os comandados do treinador português Bernardino Pedroto a dar o primeiro sinal de perigo, prontamente rechaçada pelos defensores da equipa orientada interinamente pelo antigo jogador José Mutorose “Baba”.
Aos 55 minutos, com objectivo de melhor lutar contra o resultado negativo, o Petro operou alterações no seu plantel, com entradas de Wanga e Cassoma, nos lugares de Moussa e o lesionado Etha. Ainda, Day Day rendeu Renato Campos.
O Kabuscorp respondeu com entrada de Dadi, Pitchu e Yano, nos postos de Mbiyavanga, Adolfo e Zinho, numa verdadeira intenção de preservar o resultado.
Desta feita, até ao apito final do árbitro Venâncio Daniel, o Petro, que não conhecia o sabor da derrota, saiu da Cidadela sem os três pontos da jornada.
Embora derrotados, os petrolíferos mantêm-se na liderança do campeonato, com 28 pontos, ao passo que a equipa do Palanca subiu para o 10º lugar, agora com 12.

Dos Santos " Em Luanda "

O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, regressou hoje (sábado) a tarde em Luanda, proveniente da África do Sul, onde testemunhou, em Pretória, a cerimónia de tomada de posse do novo Chefe de Estado sul-africano, Jacob Zuma.

A sua chegada no aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, José Eduardo dos Santos foi recebido pelos presidentes da Assembleia Nacional e do Tribunal Supremo, respectivamente, Fernando da Piedade Dias dos Santos e Cristiano André, assim como pelo Primeiro-Ministro, António Paulo Kassoma e membros do Governo.

José Eduardo dos Santos deslocou-se à África do Sul a convite formulado pelas autoridades sul-africanas para testemunhar a cerimónia de investidura de Jacob Zuma.

Jacob Zuma, eleito Presidente da República e Chefe do Executivo a seis deste mês pelo parlamento saído do pleito de 22 de Abril último, por 277 votos a favor e 47 contra, torna-se no terceiro estadista sul africano eleito na era pós-apartheid.

Dagosto " Campeão Antecipado "

O 1º de Agosto sagrou, antecipadamente, campeão da 31ª edição do campeonato nacional de basquetebol sénior masculino, ao vencer sabado, no pavilhão do Rio Seco, o Petro de Luanda, por 93-79, em partida da terceira volta da última fase da prova “final four”. Os "militares" comandaram toda partida, tendo sido somente igualados no marcador a sete minutos do fim (74-74), mas a eficácia no seu jogo exterior veio ao decima e com dois triplos consecutivos Armando Costa e Francisco Jordão começaram a "desenhar" a conquista do 15º título, embora faltam três jornadas para o termo do campeonato. O d’Agosto soma 18 pontos, seguido do Petro com 13, ASA e Libolo, com 12 cada.

Ultimas " 24 horas "

Regresso
O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, regressou a Luanda, proveniente da África do Sul, onde testemunhou, em Pretória, a cerimónia de tomada de posse do novo Chefe de Estado sul-africano, Jacob Zuma.

Cooperação
Os governos de Angola e da África do Sul pretendem, no decurso deste ano, "impulsionar e dar uma nova dinâmica ao processo de cooperação bilateral no domínio económico", de acordo com fonte oficial.

Relações
O delegado da União Europeia (UE), João Gabriel Ferreira, realçou em Luanda, o nível de diálogo e, consequentemente, as relações entre Angola e esta organização, bem como com cada um dos seus estados membros de modo particular.

Desporto
A priorização das modalidades e actuação de Angola nas instituições desportivas internacionais foram abordadas, em Luanda, pelo vice-ministro da Juventude e Desportos, Albino da Conceição.

Transportes
Mais 75 autocarros de transporte público vão entrar em circulação, em Luanda, visando pôr cobro ao deficit de meios rolantes que as operadoras da capital apresentam, informou o director provincial dos transportes, Amadeu Campos.

Obras
O ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, advertiu a empreiteira de construção civil Brick by Brick, que está a reabilitar o aeroporto 17 de Setembro, em Benguela, a cumprir com o prazo de entrega da obra marcada para Outubro deste ano.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Petro " 12ª Supertaça "

A equipa sénior feminina de andebol do Petro de Luanda conquistou terça-feira, em Cotonou, no Benin, a edição 2009 da Supertaça africana "Babacar Fall", ao vencer na final o TKC dos Camarões, por 33-26. A partida, disputada no pavilhão L’amitié, registava ao intervalo o resultado de 17-10 favorável a equipa angolana. Anteriormente disputada a duas “mãos”, a Supertaça Babacar Fall, jogada entre os vencedores da Taça de África dos Clubes Campeões e o da Taça das Taças, passou a ter um só encontro na final, por decisão da Confederação Africana de Andebol (CAHB). O Petro foi o vencedor da taça dos campeões e da taça das taças e o TKC dos Camarões a formação vencida em ambas as provas. A supertaça africana de andebol denomina-se Babacar Fall em memoria ao falecido presidente da CAHB, que assim se chamou. Esta é a 12ª supertaça conquistada pelas petrolíferas.

Ultimas " 24 horas "

Conferência
Angola vai participar, no Palácio das Nações, em Genebra (Suíça), na Conferência Parlamentar sobre a Crise Económica Mundial, com uma delegação chefiada pela segunda vice-presidente do Parlamento, Joana Lina.

Gripe A
As autoridades angolanas estão empenhadas em tomar medidas para enfrentar uma eventual propagação da gripe A, que já contaminou 1.516 pessoas em 22 países, com 30 óbitos.

Elogio
O chefe do Estado Maior das Forças de Defesa da Swazilândia, tenente-general Subanto Dlamini, elogiou , em Manzini, o Governo de Angola pelo éxito alcançado na realização, em Luanda, do exercício Mapex (exercício no mapa) de 22 a 28 de Fevereiro passado. Afirmação

Violência doméstica
A presidente do Grupo de Mulheres Parlamentares da Assembleia Nacional e deputada da bancada parlamentar do MPLA, Cesaltina Major, afirmou que a aprovação da Lei contra a violência doméstica vai coibir crimes do género, assegurando, assim, as condições para o exercício efectivo do direito à vida.

Telecomunicações
O ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, destacou, na cidade do Sumbe, província do Kwanza Sul, que o sector deve assegurar a expansão das infra-estruturas de suporte à oferta de serviços diversificados de informação e comunicação.

Esclarecimento
O responsável da divisão para África Austral do Ministério dos Negócios Estrangeiro da Alemanha, Wolfgag Monig, foi esclarecido sobre o papel da 9ª Comissão da Assembleia Nacional no auxílio aos cidadãos no que toca as questões de direitos humanos, reclamações e petições, durante um encontro com responsáveis da mesma.

Obras
O vice-ministro das Obras Pública, Joanes André, considerou, na cidade do Luango (Huíla), "histórica", em termos de obras de engenharia, a edificação em 18 meses dos quatro estádios que vão acolher o Campeonato Africano das Nações, que o país organiza em 2010.

Aldeia Nova
O director do projecto Aldeia Nova, José Cerqueira, defendeu a necessidade de ocorrer no país uma revolução agrícola que faça com que a população deixe de praticar a agricultura de subsistência.

Girabola
O 1º de Agosto venceu o Desportivo da Huila, por 3-0, em partida de encerramento da 10ª jornada do Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão, Girabola, disputada no Estádio da Cidadela, em Luanda.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Ultimas " 24 horas "

Audiência
Questões ligadas á cooperação política e económica entre as repúblicas de Angola e do Congo dominaram o encontro realizado, em Luanda, entre o primeiro-ministro, António Paulo Kassoma, e o embaixador congolês, Jean-Baptiste Dzangue.

Despedida
O primeiro-ministro, António Paulo Kassoma, recebeu, em Luanda, cumprimentos de despedida do embaixador da Itália em Angola, Torquato Cardille, com quem analisou a cooperação entre os dois países durante os últimos quatro anos.

Afirmação

O ministro da Economia, Manuel Nunes Júnior, afirmou que um dos grandes desafios do Governo, para os próximos anos é promover um país económica e socialmente próspero.

Meio rural
O ministro da Economia, Manuel Nunes Júnior, manifestou a necessidade de se reordenar o meio rural, tendo em conta a sua densidade populacional, bem como promover a agricultura por ser a principal alavanca para o desenvolvimento da economia rural.

Memorando
A ministra da Energia, Manuela Vieira Lopes e o vice-presidente para Estratégias de Negócios da empresa norueguesa "Hydro Aluminium", Arvid Moss, assinaram, em Luanda, um memorando de entendimento relativo ao desenvolvimento de indústrias electro-intensivas em Angola.

Saúde
O ministro da Saúde, José Van-Dúnem, defendeu a necessidade de criação de postos de informação nos municípios para esclarecer as pessoas sobre “gripe A”, as medidas de prevenção e como se manifesta.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Dagosto " A todo gás "

A terceira volta do Campeonato Nacional sénior masculinos de basquetebol começa a ser disputada hoje com os jogos Petro de Luanda - ASA e 1º de Agosto - Recreativo do Libolo. No Rio Seco, os "militares" são favoritos a vitória, possuem um plantel de longe superior ao do adversário embora estes tenham equilibrados os desafios entre ambas. O facto de se encontrarem a meio caminho da revalidação do título também joga a favor dos "rubro-negros" que necessitam apenas de vencer todos encontros da terceira volta para erguerem o troféu. Já a formação do Kwanza Sul parece estar cómoda com a posição que ocupa (4º) nesta sua estreia no Nacional sénior. Sem o treinador principal Alberto de Carvalho “Ginguba”, por motivos de saúde, o Petro de Luanda venceu o Libolo, numa partida em que se mostrou muita atitude, e perdeu com o 1º de Agosto. Embora a equipa técnica tenham afirmado a intenção de continuar a “lutar” para reconquistar a taça, os “tricolores” parecem conformados com a disputa do segundo posto.
Por isso o confronto com o ASA, no pavilhão principal da Cidadela às 19 horas, será decisivo para ambos. Perspectiva-se um desafio equilibrado.

FAB " Jean e Miguel "

O antigo poste da selecção nacional Jean Jacques da Conceição e o base Miguel Lutonda são apontados como as principais referências do basquetebol angolano, em vésperas do dia nacional da modalidade, que se assinala a 18 de Maio. Em declarações à Angop, o secretário-geral da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Tony Sofrimento, afirmou que os dois atletas durante muito tempo se destacaram mais em relação a outros na selecção e nos seus clubes. Descreveu Jean Jacques como um jogador que sabia conjugar a força e a técnica apesar da baixa estatura comparativamente a muitos adversários, realçando a sua capacidade de liderança dentro e fora do campo e o poder anímico que evidenciava. Quanto a Lutonda, salientou, entre outros, a sua habilidade e inteligência na quadra de jogos. Além destes, Tony Sofrimento indicou como referência o extremo do 1º de Agosto Olímpio Cipriano e o antigo capitão da selecção nacional Gustavo da Conceição, nos quais diz reconhecer qualidades. Regozijou-se pelo facto de Cipriano ter se adaptado cedo no clube “militar” e na selecção, conjuntos em que encontrou atletas maturos e com certa experiência a nível nacional e internacional, ao passo que sobre Gustavo falou do papel de líder que sempre desempenhou e o seu estilo de jogar, caracterizado por grande visão e conversão de pontos em “ganchos”. "Gustavo não conquistou nenhum título africano, mas foi um dos principais homens, conjuntamente com Paulo Murias, que construiu um fio de jogo, quer a nível técnico quer mental, que germinou os troféus conquistados actualmente", sublinhou. Por sua vez, o antigo campeão africano júnior Agostinho Matamba também elegeu Jean Jacques da Conceição e Miguel Lutonda como maiores "estrelas" da modalidade no país pela forma exitosa como representaram o "cinco" nacional e não só. "Jean Jacques é de longe a principal figura do nosso basquetebol; liderou a selecção e sempre representou com brio o país nas equipas estrangeiras que representou. O Lutonda a mesma coisa", defendeu o actual médico da selecção, para quem António Guimarães está também entre os melhores. Nuno Teixeira, director técnico da FAB, também coloca Jean Jacques entre os grandes nomes com José Carlos Guimarães e Ângelo Victoriano, apontando os troféus continentais como prova da importância dos mesmos no basquetebol angolano.

Ultimas " 24 horas "

Exortação
O presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, exortou os Meios de Comunicação Social a apresentarem as duas versões dos factos que divulgarem, em salvaguarda do princípio do contraditório noticioso.

Produção
Um projecto avícola destinado a produção de frangos e ovos será implementado, a partir do segundo semestre deste ano, nas províncias de Malanje, Kwanza Norte e Uíge, pelo Ministério da Agricultura, com vista o aumento da produção e da oferta destes bens no mercado.

Deputados
Os deputados da sexta e nona comissões da Assembleia Nacional defenderam a necessidade de promoção do diálogo inter-activo e a divulgação de notícias diversificadas nas comunidades rurais.

Conferência
Uma delegação chefiada pelo vice-ministro do Ambiente, Syanga Abílio, participa, em Genebra, República Helvética da Suiça, na 4ª Conferência dos Estados membros da Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes.

Estádio
A edificação do estádio da província da Huíla que vai acolher uma das fases do Campeonato Africano das Nações, que Angola organiza em 2010, entrou na fase de colocação de estruturas metálicas que sustentarão a cobertura das duas bancadas da infra-estrutura.

SADC
A Décima Sétima Conferência do Sub-Comité de Operações Interestatal de Defesa e Segurança da SADC decorre em Nanzine, Suazilândia, tendo iniciado com adopção da agenda de trabalhos.

Acordo
O director Nacional de Investigação e Inspecção das Autoridades Económicas de Angola, José Alexandre Canela, disse que as análises da qualidade dos medicamentos no país eram directas e físicas por falta de laboratório.

Girabola
O 1º de Maio de Benguela venceu o Kabuscorp do Palanca por 3-2, em partida da 10ª jornada do campeonato nacional de futebol da primeira divisão, disputado no estádio dos Coqueiros.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Homenagem " Liceu Vieira Dias "

O director da agência Angola África Fashion, Gil Costa, afirmou sexta-feira passada, em Luanda, que a gala de homenagem ao nacionalista Liceu Vieira Dias ultrapassou as expectativas, razão porque está já a pensar na gravação de um disco e DVD com os temas de referência do ex-integrante dos Ngola Ritmos. Falando à Angop, à margem da Gala de reconhecimento ao artista, realizada no Cine Tropical, o promotor informou que, além do material fonográfico, a sua empresa está determinada em publicar, ainda este ano, um livro com as memórias de "mestre" Liceu. "Não queremos ficar por cá. O nosso projecto é extenso e começa com essa gala. Agora temos a responsabilidade do CD, DVD e do livro que já estamos a trabalhar", disse, anunciando que estão a estudar formas de levar o elenco que participou da gala a França, onde o disco deve ser editado. A acontecer, os músicos partem dia dez deste mês. "Nós pensamos homenagear outros artistas no futuro. Mas o nosso projecto, no momento, é ainda extenso a Liceu Vieira Dias. Agora estamos com a responsabilidade do CD, DVD e livro, onde vamos relatar a vida e obra dele".

Afrotaças " Santos Continua.. "

O Santos FC goleou ontem, no Estádio dos Coqueiros, em Luanda, o Union de Douala dos Camarões, por 4-0, em partida da segunda mão da penúltima eliminatória de acesso à fase de grupos da Taça da Confederação e garantiu a continuidade na prova continental.

Depois de ter conseguido empate nos Camarões (1-1), com golo na altura de Manucho Barros, o único "sobrevivente" angolano nesta competição confirmou a passagem através dos tentos aos 16 segundos de Ekouala (auto-golo), Manucho, aos sete, Milex (43') e Chinho (56').

Em face disso, o Santos FC tem mais uma eliminatória para a fase derradeira. A equipa de Mário Calado deverá defrontar uma das formações afastadas do acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, onde o destaque recai para o desaire do detentor do título (Al Ahly do Egipto) e do
finalista vencido (Cotonsport dos Camarões).

O Recreativo do Libolo, apesar da goleada aplicada hoje ao ES Setif da Argélia (5-1), ficou pelo caminho, já que na primeira mão dos oitavos-de-final da Taça da Confederação perdeu por 0-4.

O 1º de Agosto, vice-campeão nacional, foi afastado pelo Al Hilal do Sudão, ao perder por 0-2, em desafio da segunda mão dos oitavos-de-final das eliminatórias de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões africanos de futebol. Na primeira mão, os "militares" venceram em Luanda por 3-1. A equipa angolana vai disputar a última eliminatória de acesso à fase de grupos da Taça da Confederação, prova em que apenas o Santos FC sobreviveu, em função do afastamento neste domingo do Recreativo do Libolo.
O Petro de Luanda, campeão nacional, foi o primeiro a ser eliminado das Afrotaças, ao sucumbir diante dos congoleses democráticos do TP Mazembe de Lubumbashi, por 0-3 e 1-2.

Ultimas " 24 horas "

Regulamentação
A solicitação da pensão de reforma, por velhice, está já regulamentada com a publicação, no Diário da República nº60, I Série, de 1 de Abril, do despacho para o efeito do primeiro-ministro, António Paulo Kassoma.

Cultura
A cantora Ary conquistou a simpatia do público bieno no primeiro espectáculo músico-cultural promovido pela Refriango e inserido no projecto "Road Show da Blue 2009".

Girabola
O Atlético Sport Aviação (ASA) consolidou o quarto lugar no Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão, Girabola, mercê da vitória, no Estádio da Cidadela, em Luanda, sobre a Académica do Soyo, por 3-2, referente a 10ª jornada.

UJA
A União dos Jornalistas Angolanos (UJA) congratula-se com o facto de ser uma realidade a aplicação no país do princípio Constitucional da Liberdade de Imprensa no país, lê-se num comunicado do organismo.

Ultimas " 24 horas "

Regulamentação
A solicitação da pensão de reforma, por velhice, está já regulamentada com a publicação, no Diário da República nº60, I Série, de 1 de Abril, do despacho para o efeito do primeiro-ministro, António Paulo Kassoma.

Cultura
A cantora Ary conquistou a simpatia do público bieno no primeiro espectáculo músico-cultural promovido pela Refriango e inserido no projecto "Road Show da Blue 2009".

Girabola
O Atlético Sport Aviação (ASA) consolidou o quarto lugar no Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão, Girabola, mercê da vitória, no Estádio da Cidadela, em Luanda, sobre a Académica do Soyo, por 3-2, referente a 10ª jornada.

UJA
A União dos Jornalistas Angolanos (UJA) congratula-se com o facto de ser uma realidade a aplicação no país do princípio Constitucional da Liberdade de Imprensa no país, lê-se num comunicado do organismo.

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Petro " +3 "

O Petro de Luanda venceu ontem na deslocação a Calulo o Recreativo do Libolo, por 2-1, e consolidou a liderança do Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão, Girabola. O jogo foi pontuável para a décima jornada.
O nigerino Mohamed Moussa abriu o "activo" para os campeões nacionais, aos nove minutos, na execução de penalte, após derrube de Job, autor do segundo golo (44'), na área dos anfitriões, e Lebo Lebo reduziu para o Libolo, aos 68.

No Huambo, a Académica do Lobito empatou com o Santos FC, a zero.

Com estes resultados da abertura da décima jornada, o Petro de Luanda soma agora 28 pontos, no topo da tabela, seguido pelo 1º de Agosto e Académica do Soyo, ambos com 19, enquanto o ASA é quarto com 15. A Académica do Lobito continua na cauda com quatro pontos.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Dagosto " Rumo ao Titulo "

O 1º de Agosto venceu ontem o Recreativo do Libolo por 90-80, em partida da primeira jornada da segunda volta da fase final do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol (Final Four), ao passo que, para a mesma ronda, o Petro perdeu diante do ASA por 83-99. Com estes resultados, os "militares" cimentam a liderança com oito pontos, enquanto os "aviadores" assumem o segundo posto com seis, os mesmos que o Petro de Luanda no terceiro lugar, mas em desvantagem nos jogos entre si. A última fase do Campeonato Nacional está a ser disputada no sistema de todos contra todos a quatro voltas, vence a equipa que somar maior número de pontos.

Libolo Versus Petro " Trumunu "


O técnico do Recreativo do Libolo, Luís Mariano, considera que o jogo de hoje frente ao Petro de Luanda será difícil, mas tudo fará para que o seu conjunto vença o líder e campeão nacional na abertura da 10ª ronda do Girabola 2009. Em declarações hoje à Angop, no final de mais uma sessão de treinos, explicou que o plantel irá entrar para este jogo com elevado espírito de responsabilidade, lutando com muito afinco para não perder ponto em casa. No seu entender, a equipa está motivada após a vitória sobre o 1º de Maio. "Sabemos que não será um jogo fácil, mas precisamos motivar o grupo de trabalho conquistando vitórias, para alcançar o objectivo principal", disse Luís Mariano. O Recreativo do Libolo, com 14 pontos, ocupa a sexta posição na tabela, enquanto o Petro de Luanda lidera com 25.

Dagosto - Zimbo " Acordo "












A equipa principal de futebol do 1º de Agosto e a cadeia de televisão privada TV Zimbo assinaram hoje, na capital do país, um acordo de parceria válido por uma temporada.


O acto foi rubricado por Raul Hendrick, presidente de direcção do clube militar, e Álvaro Torres, presidente do Conselho de Administração do Grupo Média Nova - proprietária da emissora, na cerimónia realizada no CODENM. O logótipo da cadeia de televisão estará na parte frontal das camisolas da equipa principal, fatos de treinos e outros adornos ligados ao plantel de futebol. Raul Hendrick disse que durante o seu mandato pretende fazer do 1º de Agosto um clube empresa para que não seja apenas uma equipa dependente do Orçamento Geral do Estado (OGE), por isso abraçou este projecto da TV Zimbo. "Somos muito antigos no campo desportivo e a TV Zimbo é nova no mercado. Vamos procurar unir esforços para que ambas empresas tenham vantagens recíprocas", frisou. Por seu turno, Álvaro Torres referiu que a intenção é levar a marca da instituição a todos os cantos de Angola e a nível internacional, por saber que "o 1º de Agosto é uma equipa ganhadora nas várias provas em que está envolvida". Os valores que envolvem o acordo não foram divulgados.
O clube 1º de Agosto, fundado desde 1977, além do futebol, movimenta o andebol, basquetebol, natação, atletismo. A TV Zimbo é a primeira cadeia de televisão privada em Angola. O seu sinal é visto apenas em Luanda desde Novembro de 2008.

Ultimas " 24 horas "

Anúncio
O Governo estabeleceu para este ano um conjunto de programas e projectos orçados em mais de 79 biliões de kwanzas para o sector agrícola, anunciou o primeiro-ministro, António Paulo Kassoma.

Constituição
O projecto da futura Constituição deverá estar concluído no prazo de 120 dias, a contar de 26 de Maio, data limite para a apresentação das propostas pelos partidos e coligações de partidos políticos com assento na Assembleia Nacional.

Representatividade
O Parlamento Angolano recentemente instituído possui 39 porcento de representatividade feminina, num universo de 220 deputados eleitos, informou, em São Tomé e Príncipe, o presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos.

Análise
As Redes Ambientais da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) analisaram, em Lisboa (Portugal), os projectos sectoriais em desenvolvimento e definiram prioridades de parceria que será estabelecida através da assinatura de um memorando em diferentes áreas.

Afirmação
A cooperação entre Angola e Portugal tem sofrido um processo de evolução satisfatória e ambos países estão atentos a identificação de novas áreas no futuro, informou o secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Portugal, João Cravinho.

Produção
O ministro das Obras Públicas, Higino Carneiro, considerou positiva a forma como a fábrica de cimentos do Lobito (Secil Lobito) tem aumentado os níveis de produção e de organização.

Acreditação
O Ministério da Defesa Nacional procedeu à acreditação do coronel Sergiy Ruzhitskiy, no cargo de primeiro adido militar aeronáutico e naval de defesa junto da embaixada da Ucrânia em Angola.

Sector agro-pecuário
O governador da província do Zaire, Pedro Sebastião, garantiu, em Luanda, que o seu executivo traçou uma estratégia de reabilitação das infra-estruturas produtivas e de relançamento do sector agro-pecuário local, com vista ao aumento da produção e a diversificação da economia.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

O 1º de Agosto derrotou ontem o Interclube por 3-2, depois de ter estado em desvantagem ao intervalo (0-2), na partida disputada no Estádio 22 de Junho, em Luanda, referente à nona jornada do Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão, Girabola. Minguito por duas vezes colocou os "polícias" em vantagem aos 11 e 15 minutos, mas na segunda parte do encontro, que encheu as bancadas do 22 de Junho, os "militares" tomaram conta dos acontecimentos, numa reviravolta consumada com os golos de Bena, aos 55, e de Manucho, aos 58. Com o domínio dos pupilos do ucraniano Viktor Bondarenko, os rubro-negros sufocaram o último reduto dos anfitriões até que em cima dos 90 minutos Tuabi "sentenciou" a partida, colocando o 1º de Agosto a seis pontos do líder Petro de Luanda, que empatou na jornada diante do Recreativo da Caála (0-0).
Ainda nos encontros disputados ontem, destaque para a vitória (3-0) fora de casa do Recreativo do Libolo sobre o 1º de Maio de Benguela. Os golos da partida realizada no Estádio dos Coqueiros, em Luanda, foram apontados por Johnson Makaba, Rasca e Hélder.

No Namibe, Estádio Joaquim Morais, a Académica do Soyo bateu o Kabuscorp do Palanca por 1-0, com tento marcado aos 90 minutos, por Akaná. Com estes resultados, 1º de Agosto e Académica do Soyo partilham a segunda posição com 19 pontos cada, a seis do comandante e campeão em título, Petro de Luanda, ao passo que o Atlético Sport Aviação (ASA) e o Recreativo do Libolo somam 16 e 14 pontos, respectivamente, nas posições imediatas. Os dois últimos lugares são ocupados pela Académica do Lobito (14º, com três pontos) e 1º de Maio de Benguela (13º, com cinco).


Resultados:

Benfica de Luanda - ASA 1-0

Desportivo da Huíla - Académica do Lobito 2-0

Santos FC - FC Bravos do Maquis 2-1

Petro de Luanda - Recreativo da Caála 0-0

Académica do Soyo - Kabuscorp do Palanca 1-0

1º de Maio - Recreativo do Libolo 0-3

Interclube - 1º de Agosto 2-3

Ultimas " 24 horas "

CPLP
O presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, encontra-se em São Tomé para participar na primeira sessão constitutiva da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Malária
O ministro da Saúde, José Van-dúnem, disse que o Dia Mundial da Malária deve servir de reflexão na definição de estratégias de combate à doença que constitui uma das principais causas da mortalidade no país.

Regresso
O ministro da Administração do Território, Virgílio de Fontes Pereira, regressou ao país, depois de ter cumprido visitas de trabalho ao Egipto e Moçambique, países onde colheu experiências sobre a organização do poder local e realização de eleições autárquicas.

Futebol
O 1º de Agosto derrotou o Interclube por 3-2, depois de ter estado em desvantagem ao intervalo (0-2), na partida disputada no Estádio 22 de Junho, em Luanda, referente à nona jornada do Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão, Girabola.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Selecção Nacional " Scolari ?"

O brasileiro Luiz Felipe Scolari poderá ser o seleccionador nacional de futebol, em substituição do angolano Mabi de Almeida, notícia hoje o jornal desportivo português "A Bola".
De acordo com o diário, que cita fonte da Federação Angolana de Futebol (FAF), o anúncio do novo treinador está por dias, aguardando-se que Scolari aceite o convite. O jornal acrescenta que mesmo que o campeão do mundo, pelo Brasil, não embarque para esta "aventura espera-se por um contributo importante".
A Bola escreve ainda que Luiz Felipe Scolari é o sonho mais difícil de realizar da FAF, realçando que depois da demissão de Mabi de Almeida o ex-seleccionador de Portugal é referenciado como "homem capaz de criar as bases para um trabalho sólido na preparação do CAN2010".
O periódico sublinha que "não é fácil convencê-lo". Dono de um currículo invejável e actualmente no desemprego, Felipão é desejado um pouco por todo o lado.
Além do ex-treinador do Chelsea da Inglaterra, estão na corrida ao lugar deixado por Mabi de Almeida outros técnicos, nomeadamente o brasileiro Marinho Peres e o português Manuel José.